Audiência Pública: Câmara responde ao Simepe

por Victor Vargas — publicado 30/05/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 14h39

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD) presidiu a Audiência Pública realizada na “Casa do Povo”, na terça-feira (21), convocada pelo vereador Ranilson Enfermeiro (PTB) – membro da Comissão de Saúde da Câmara – com foco na questão da Saúde Pública em Caruaru. “Estranhei a postura dos diretores do Simepe, que assinaram artigo protestando e alegando beneficiamento de tempo na fala da secretária de saúde de Caruaru, Aparecida Souza. Os sindicalistas devem entender que existe um regimento para as Audiências Públicas – não podemos dar o mesmo tempo a todos – a secretária foi questionada pelos sindicalistas, Cremepe, vereadores, representantes da sociedade no Conselho Municipal de Saúde, HRA e todos os que participaram da Audiência – espaço semelhante foi concedido ao Cel. José Carlos da Silva, diretor-presidente da Destra durante Audiência Pública relativa aos Mototaxistas. Os sindicalistas perceberam que a mesa dos trabalhos abriu espaços para dois integrantes do Simepe? Será que era necessário dois diretores para explanarem a posição do Simepe? Os dois, mais o representante do Cremepe, ocuparam, juntos, 30 minutos – a secretária respondeu a todos e se posicionou em 50 minutos. Os sindicalistas estão querendo – pelo visto – ocupar espaço na mídia para justificar a greve de advertência realizada na quarta-feira (29). Não estamos realizando Audiência Pública para beneficiar – especificamente – ninguém, queremos abrir a discussão e buscar saídas de forma democrática. Quando os diretores do Simepe afirmam que “De forma prática, não avançamos em nenhuma das reivindicações, entretanto trouxemos à luz da sociedade a real situação da saúde do município” – eles esquecem que Audiência Pública não é local para solução de reivindicações trabalhistas e reconhecem a essência da Audiência – que é justamente convocar a sociedade para o debate de ideias, tentar encaminhamentos práticos e colocar o tema para que a sociedade possa refletir e saber que a Câmara Municipal, como “Casa do Povo”, busca soluções para os principais problemas das comunidades de Caruaru.

Dr. Leonardo Chaves – vereador presidente do Poder Legislativo de Caruaru