10 projetos do Executivo passam por votação em reuniões Ordinária e Extraordinária na Câmara Municipal

por Fernanda Lira — publicado 17/12/2024 22h55, última modificação 17/12/2024 23h00
Colaboradores: Risoni Santos
10 projetos do Executivo passam por votação em reuniões Ordinária e Extraordinária na Câmara Municipal

Foto: Vladimir Barreto

Na penúltima Sessão Ordinária da 18º Legislatura da Câmara Municipal de Caruaru, os parlamentares debateram questões ligadas a mobilidade urbana e votaram projetos importantes para o município, nesta terça-feira (17). Na ocasião, uma Sessão Extraordinária foi convocada para deliberação de 10 Projetos de Lei do Executivo e um PL da mesa diretora. 

Dentre os projetos propostos pela prefeitura, destaca-se o PL nº 10.010/2024 que proíbe, no município, a fabricação, comercialização e distribuição a título gratuito de armas simuladas no intuito de imitar armas de fogo. A problemática vem sendo discutida nacionalmente, devido aos riscos envolvidos. 

Na tribuna, Fagner Fernandes (PDT) ressaltou a importância de exercer o cargo de vereador com transparência e comprometimento, em respeito à sociedade democrática. 

Mobilidade Urbana

O Professor Jorge Quintino (PODE) fez uso da palavra para reiterar seu pedido que visa trazer para Caruaru a tarifa zero no transporte urbano. Ele apontou a gratuidade como uma evolução na economia municipal e na dignidade humana, enfatizando que a iniciativa atingiria “milhares de trabalhadores, estudantes e todos que dependem diariamente de transporte para exercer suas atividades”. Com a finalidade de alavancar e dar mais voz a sua proposta, ele defendeu a criação do programa Ciclo Tarifa Zero, um projeto que reúne diversas medidas para melhoria na mobilidade urbana do município, a exemplo da disponibilização de bicicletas públicas. 

A urgência de um sinal vermelho no bairro Alto do Moura, em um trecho localizado entre as ruas Mestre Galdino e Mestre Vitalino, onde dá acesso a Vila Nossa Senhora das Graças, foi debatido por Ranilson Enfermeiro (PSDB). O parlamentar contou que só nesta última semana, aconteceram quatro acidentes na localidade. Além disso, afirmou que pediu e vem reiterando à prefeitura que o problema seja solucionado, através da AMTTC.  

A próxima Sessão Ordinária será na quinta-feira (19), a última do ano e da atual legislatura.  

Acompanhe as atividades da Casa pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.