61ª Reunião Ordinária do Poder Legislativo de Caruaru: Inclusão de Alunos com TEA e defesa da fé Cristã
Nesta terça-feira (22), a 61ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Caruaru foi marcada por discursos que abordaram desde a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas até questões relacionadas à proteção de mulheres vítimas de violência de gênero, além da redução da população animal com o castramóvel.
Respeito às singularidades e inclusão dos alunos com TEA
Em seu pronunciamento, o vereador Jorge Quintino (PODE) destacou a importância de um olhar diferenciado para as crianças com TEA, ressaltando que cada uma delas possui características singulares e desafios específicos no processo de aprendizagem: “nossa proposta é garantir que essas particularidades sejam respeitadas dentro do ambiente escolar, por meio de atividades que promovam não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também emocional e social. Estamos falando de esportes, artes, tecnologia. Atividades que estimulem suas habilidades, respeitando suas individualidades", destacou.
Defesa das mulheres vítimas de violência de gênero
A vereadora Perpétua Dantas ressaltou um marco recente de sua atuação que, ao seu ver, coloca Caruaru na vanguarda da defesa da mulher, visto que a lei municipal de sua autoria, promulgada em 2023, já trazia em seu texto a proibição de contratação de pessoas condenadas pela lei Maria da Penha, algo que só veio integrar artigo de lei federal este ano, conhecido popularmente como Pacote Anti feminicídio do governo Lula.
O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), também destacou que a parlamentar tem três prerrogativas que legitimarão sua atuação contínua na vida pública: a de advogada, professora universitária e cidadã. O decano da Câmara, vereador Leonardo Chaves (PSDB), lembrou com carinho da ex-vereadora Sylvia Porto, a primeira mulher a presidir a Câmara de Caruaru, e que atuou ativamente na Liga Feminina de Combate ao Câncer e que seguiu sua luta mesmo se abstendo de concorrer a novos mandatos eletivos e destacou que, assim como Sylvia, Perpétua tem nas mãos as ferramentas para continuar na luta política, com ou sem mandato.
Preocupação com o controle populacional de animais
O vereador Fagner Fernandes (PDT), defensor dos direitos dos animais, manifestou sua insatisfação com a forma como o "castramóvel" – um veículo destinado à castração de animais vem operando. Segundo Fernandes, o veículo, adquirido por meio de um projeto de sua autoria, não está atuando de forma estratégica. "Apesar das secretarias apontarem números de castração, elas são feitas de forma aleatória, sem atender os bairros que mais precisam reduzir a população animal, como Novo Mundo e Andorinha", reclamou.
Fernandes sugeriu que Caruaru siga o exemplo do município de Agrestina, que realizou um mutirão de castrações por meio da contratação de uma equipe especializada, enquanto o recolhimento dos animais ficou a cargo de protetores e entidades. Ele afirmou que uma estratégia bem estruturada poderia melhorar significativamente a situação no município.
Apoio à fé cristã em Caruaru
Por fim, o vereador Lula Torres (PSDB) pediu a palavra para reverenciar o prefeito Rodrigo Pinheiro, elogiando o comprometimento do gestor em resgatar o feriado de Corpus Christi em Caruaru. Torres destacou a importância da data para a fé cristã, afirmando que "muitos dedicam o dia à adoração e ao culto", e que o retorno do feriado é uma forma de honrar essa tradição religiosa.
Acompanhe as atividades da Casa pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.