Notícias

por admin publicado 09/11/2018 13h15, última modificação 13/11/2018 15h37

União dos Vereadores vai realizar congresso em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 14/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
União dos Vereadores de Pernambuco – UVP vai realizar, entre os dias 27 e 29 de junho...

A União dos Vereadores de Pernambuco – UVP vai realizar, entre os dias 27 e 29 de junho, no Auditório do Teatro Difusora, o Congresso Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras e Prefeituras Municipais. A solenidade de abertura do evento vai contar com as presenças do vereador Severino Barbosa de Farias Filho, presidente da UVP e da Câmara Municipal de Surubim, do prefeito de Caruaru, José Queiroz e do presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves. Dentre os temas que serão destacados no evento da UVP estão “Modelo de Gestão Estadual aplicada aos Municípios – desafios e viabilidade”; “Papel do vereador – desafios do mandato”; “Julgamento das contas do prefeito e do presidente da Câmara: procedimentos e efeitos sobre a elegibilidade do agente político” e “Direitos humanos – do discurso à prática na construção de uma cidade melhor de se viver”.

As inscrições deverão ser confirmadas através do fone da UVP: (81) 3228 6465 .

AscomCâmara

Leonardo visita presidente do TCE

por Victor Vargas — publicado 14/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
O presidente do Poder Legislativo de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD)...
Leonardo visita presidente do TCE

Presidente Teresa Duere, do TCE – Foto: TCE

O presidente do Poder Legislativo de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD) realizou visita técnica, na tarde desta quinta-feira (14), à presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco – Tereza Duere. O vereador levou à presidente do TCE algumas indagações: como pagar uma verba indenizatória (débitos de R$368 mil com apenas R$60 mil programados? O que fazer?. A ex-deputada e presidente do Tribunal sugeriu uma consulta encaminhada através de documentos produzidos pela assessoria jurídica da Câmara Municipal. “A presidente vai examinar e sugerir de que forma poderemos honrar esse compromisso da área de pessoal – herança deixada pela gestão passada – que não quitou o débito”, frisou o presidente Leonardo.

AscomCâmara

Vereadores no Forró da Macambira

por Victor Vargas — publicado 14/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
O tradicional “Forró da Macambira” – que este ano tem como anfitriões...

O tradicional “Forró da Macambira” – que este ano tem como anfitriões o vice-governador João Lyra Neto (PDT) e o governador Eduardo Campos (PSB) – vai acontecer a partir das 19 horas deste sábado (15). O evento, que reúne o mundo político de Pernambuco na Fazenda Macambira, de propriedade do vice-governador, vai contar com a presença dos vereadores do “Casa do Povo” de Caruaru. A festa terá uma deliciosa ceia junina, especialmente planejada para a ocasião.

AscomCâmara

Edmilson no forró

por Victor Vargas — publicado 14/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
O vereador Edmilson do Salgado (PCdoB), mesmo depois do período eleitoral...

O vereador Edmilson do Salgado (PCdoB), mesmo depois do período eleitoral, continua atendendo diariamente o povo, seja em seu escritório político, no térreo de sua residência, nas ruas ou na própria Câmara. Para atender à demanda diária, o vereador conta com uma equipe composta por vários assessores, cada qual com uma atribuição, mas ele mesmo faz questão de atender a maioria dos casos.

O vereador também é presença constante nas festas do Salgado, São João da Escócia e Jardim Liberdade, desde o início dos festejos juninos. No último domingo, mais de 200 pessoas o acompanharam até o Alto do Moura, durante a caminhada do Forró, com o Maior Cuscuz do Mundo. “Essa é a minha rotina. Gosto de estar no meio do povo em qualquer situação. Além de me sentir bem, é uma maneira de retribuir a confiança que as pessoas depositam em mim”, destaca.

Na sua agenda ainda constam a passagem por diversas palhoças e a participação na Festa do Salgadinho Gigante, no próximo dia 28, na Rua Doutor Pedro Eustáquio Vieira, no Salgado, ao lado de Coca, organizador do evento, e milhares de forrozeiros que degustarão a guloseima.

Risoní Santos Freitas/AI vereador Edmilson do Salgado

 

 

Em audiência com arcebispo, vereador pede atenção para o médio produtor rural

por Victor Vargas — publicado 14/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
O vereador Evandro Silva (PMDB) foi recebido em audiência pelo arcebispo...

O vereador Evandro Silva (PMDB) foi recebido em audiência pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, nesta terça-feira (11), para pedir o apoio da igreja católica em relação ao agronegócio para o médio produtor. Também participaram do encontro, no Palácio Manguinhos, em Recife, o médico e agropecuarista Wellington Florêncio, o engenheiro civil Eduardo Gondim, o produtor rural José Reinaldo Madeira e o vereador Ricardo Liberato (PSC).   

Evandro Silva disse que a estiagem ‘quebrou’ os produtores e lembrou que pastos e rebanhos foram dizimados. “O Governo do Estado é bom para o pequeno produtor porque tem programa eleitoreiro, mas para o médio só tem mídia. Peço que o senhor sensibilize o governo e a CNBB. O médio produtor está sofrendo porque tem que tirar recursos dele próprio para recomeçar”, explicou o vereador, que também é produtor rural. 

Wellington Florêncio, coordenador da Câmara Setorial do Agronegócio da ACIC, lembrou que a situação é crítica e que os produtores precisam de meios para continuar trabalhando. “O nosso médio produtor é o pequeno produtor do Sul e Sudeste. Nosso rebanho no Estado foi reduzido a menos de 50%”, disse, ressaltando a dificuldade de acesso ao crédito governamental.   

Após ouvir as explanações, Dom Antônio citou que aquela era uma experiência nova para ele, uma vez que a igreja acostumou-se a apoiar ações visando ao pequeno produtor. “Vou levar o assunto para discutir em nossas instâncias e colocaremos no site da arquidiocese. O que puder fazer, farei”, disse o religioso, definido como justo o pleito da categoria. O vereador Evandro Silva também solicitou audiências com o secretário Estadual de Agricultura e com o governador Eduardo Campos. 

Fernandino Neto/Rádio Liberdade

Sivaldo coordena evento Gospel no Estádio do Central

por Victor Vargas — publicado 13/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
O vereador Sivaldo Oliveira (PP), integrante da bancada evangélica, confirmou a 1ª edição do “Polo Gospel”...

O vereador Sivaldo Oliveira (PP), integrante da bancada evangélica, confirmou a 1ª edição do “Polo Gospel” em Caruaru. O evento vai ser realizado na próxima quarta-feira (26), a partir das 19 horas, no Estádio do Central. O parlamentar, que também é presidente do Central, confirma, dentre as atrações,  Mariana e Felipe Valadão do Diante do Trono, Miriam Santos, Erasmo Miguel e o Pastor Cleiton Collins.

AscomCâmara

Rozael confirma Bolo Gigante do Divinópolis

por Victor Vargas — publicado 13/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
O vereador Rozael do Divinópolis (PMN) – também presidente da Associação dos Moradores...

O vereador Rozael do Divinópolis (PMN) – também presidente da Associação dos Moradores do Divinópolis – confirmou para o dia 27 de junho o corte do Bolo Gigante de Macaxeira. O evento, incluso na programação oficial dos Festejos Juninos de Caruaru, vai acontecer no Largo do Convento com barracas de comidas típicas e as participações da “Quadrilha do Projeto Saúde” e das bandas “Forrozão Chinelar” e “Os Clones do Forró”. 

AscomCâmara

Polenta com Canjica na agenda do presidente

por Victor Vargas — publicado 13/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), vai participar...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), vai participar, na noite desta sexta-feira (14), da Festa da Polenta na Av. São José, no Bairro São Francisco. No sábado (15), depois de prestigiar o “Forró da Macambira”, o presidente Leonardo vai direto para Peladas para degustar a “Maior Canjica do Mundo”. “Temos que ter muito cuidado nessa época – são muitos eventos no maior Ciclo de Festejos Juninos do Brasil – todos regados com o melhor da culinária junina – não podemos abusar para não sairmos da melhor forma. Ainda temos as Reuniões Públicas Ordinárias neste período o que nos deixa com uma agenda apertada e apetitosa diante dos maiores quitutes do mundo”, frisou o presidente Leonardo Chaves – forrozeiro e exímio marcador de quadrilhas.

AscomCâmara

Confira os destaques da reunião desta quinta

por Victor Vargas — publicado 13/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
esta quinta-feira (13), a partir das 20h, acontece mais uma reunião pública...

Nesta quinta-feira (13), a partir das 20h, acontece mais uma reunião pública na Câmara Municipal de Caruaru. Na súmula da Ordem do Dia constam sete projetos de lei, vinte e três requerimentos e oito indicações.

Os projetos de lei se referem a nominação de ruas e são todos de autoria de vereadores, como o de nº 6.464/2013, de Marcelo Gomes (PSB), que denomina de Rua José Domingos de Moraes (Dominguinhos) uma rua localizada no Alto do Moura.

Entre os requerimentos, alguns destaques, como o do vereador José Ailton (PDT), solicitando a colocação de banheiros químicos nas praças Nossa Senhora do Rosário, Chico Porto e Pintor Reginaldo Luiz de França. O vereador Lula Tôrres (PR) vai solicitar a adaptação dos parques ecológicos de Caruaru para as pessoas com deficiência. O vereador Eduardo Cantarelli (PSDB) quer a criação de lei municipal de incentivo ao esporte. O vereador Neto (PMN) vai solicitar a criação de instituição de ação social para acolher artistas caruaruenses que passem por dificuldades. O vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) quer a elaboração de projeto de captação de recursos e gerenciamento das festividades juninas e culturais de Caruaru e curso de inglês e espanhol gratuitos para os profissionais ligados à cultura, turismo e segmentos afins.

Entre as indicações, destaque para o vereador Lula Tôrres, que pede a implantação de Código de Endereçamento Postal (CEP) na Vila Peladas; para o vereador Edjailson da Caru Forró, que solicita a instalação de antena de telefonia móvel na Vila do Juá e a implantação de telefone de uso público nas localidades de Palmatória II e Campo de Cima do Juá; para o vereador Gilberto de Dora (PSB), que solicita saneamento no Bairro Luiz Gonzaga e a implantação de rede de abastecimento de água para as comunidades de Cacimbinha, Marimbondo, Macacos e Firmeza; para o vereador Ricardo Liberato (PSC), que solicita a construção de delegacia da polícia civil ou Núcleo Integrado de Segurança Comunitária para atender aos bairros Sol Poente, Vila Padre Inácio, José Carlos de Oliveira, Maria Auxiliadora, e loteamentos João Barreto e Hosana, e a construção de escola de ensino fundamental para atender aos bairros Sol Poente, Vila Padre Inácio, José Carlos de Oliveira, Maria Auxiliadora, e loteamentos João Barreto e Hosana.

Todos os projetos de lei, requerimentos e indicações podem ser conferidos abaixo:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 31ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 13 DE JUNHO DE 2013.

  1. Ata da 30ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Projeto de Lei nº 6.448/2013/Vereador Heleno do INOCOOP/1ª Discussão: denomina de Rua José do Estado, artéria localizada no Bairro Deputado José Antonio Liberato;
  3. Projeto de Lei nº 6.451/2013/Vereador José Ailton/1ª Discussão: denomina de Rua Renato José Moura, artéria localizada no Bairro Maria Auxiliadora;
  4. Projeto de Lei nº 6.461/2013/Vereador Heleno do INOCOOP/1ª Discussão: denomina de Rua Manoel Bandeira, artéria localizada no Bairro Deputado José Antonio Liberato;
  5. Projeto de Lei nº 6.464/2013/Vereador Marcelo Gomes/1ª Discussão: denomina de Rua José Domingos de Moraes (Dominguinhos), artéria localizada no Bairro Alto do Moura;
  6. Projeto de Lei nº 6.469/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Pescara, artéria localizada no Bairro São João da Escócia;
  7. Projeto de Lei nº 6.470/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Vicenza, artéria localizada no Bairro São João da Escócia;
  8. Projeto de Lei nº 6.500/2013/Vereador Val das Rendeiras/1ª Discussão: denomina de Rua Coral, artéria localizada no Bairro Kennedy;
  9. Requerimento nº 1598/2013/Vereador Cecílio Pedro: calçamento na Avenida Roraima, Nova Caruaru;
  10. Requerimento nº 1599/2013/Vereador Ricardo Liberato: construção de escola de ensino fundamental para atender aos bairros Sol Poente, Vila Padre Inácio, José Carlos de Oliveira, Maria Auxiliadora, e loteamentos João Barreto e Hosana;
  11. Requerimento nº 1600/2013/Vereador Ricardo Liberato: construção de creche para atender aos bairros Sol Poente, Vila Padre Inácio, José Carlos de Oliveira, Maria Auxiliadora, e loteamentos João Barreto e Hosana;
  12. Requerimento nº 1601/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: construção de passagem molhada na Rua Tenente Hipólito, interligando o Bairro Deputado José Antonio Liberato ao Loteamento Jardim dos Pinheiros III;
  13. Requerimento nº 1602/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: realização de ação social no Bairro Deputado José Antonio Liberato;
  14. Requerimento nº 1603/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Vimano, Bairro Maria Auxiliadora;
  15. Requerimento nº 1604/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Rubem Dionísio, Bairro Maria Auxiliadora;
  16. Requerimento nº 1605/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Salete Maria, Bairro Maria Auxiliadora;
  17. Requerimento nº 1606/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Chico Mendes, Bairro Maria Auxiliadora;
  18. Requerimento nº 1607/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Travessa Chico Mendes, Bairro Maria Auxiliadora;
  19. Requerimento nº 1608/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: construção de creche na Vila do Juá;
  20. Requerimento nº 1609/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: curso de inglês e espanhol gratuitos para os profissionais ligados à cultura, turismo e segmentos afins;
  21. Requerimento nº 1610/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: elaboração de projeto de captação de recursos e gerenciamento das festividades juninas e culturais de Caruaru;
  22. Requerimento nº 1611/2013/Vereador Neto: criação de instituição de ação social para acolher artistas caruaruenses que passem por dificuldades;
  23. Requerimento nº 1613/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: criação de lei municipal de incentivo ao esporte;
  24. Requerimento nº 1614/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na Rua Ernesto Ferreira, Bairro José Carlos de Oliveira;
  25. Requerimento nº 1615/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na Rua Ferreira de Almeida, Bairro José Carlos de Oliveira;
  26. Requerimento nº 1616/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: redutor de velocidade na Rua Presidente Café Filho, Boa Vista II;
  27. Requerimento nº 1617/2013/Vereador Lula Tôrres: adaptação dos parques ecológicos de Caruaru para as pessoas com deficiência;
  28. Requerimento nº 1618/2013/Vereador José Ailton: iluminação pública defronte ao Terminal Rodoviário de Caruaru;
  29. Requerimento nº 1619/2013/Vereador José Ailton: colocação de banheiros químicos nas praças Nossa Senhora do Rosário, Chico Porto e Pintor Reginaldo Luiz de França, nesta cidade;
  30. Requerimento nº 1620/2013/Vereador Gilberto de Dora: calçamento no Bairro Luiz Gonzaga;
  31. Requerimento nº 1621/2013/Vereador Gilberto de Dora: complemento do saneamento e do calçamento na Rua Guaratinguetá, Caiucá;
  32. Indicação nº 143/2013/Vereador Ricardo Liberato: construção de escola de ensino fundamental para atender aos bairros Sol Poente, Vila Padre Inácio, José Carlos de Oliveira, Maria Auxiliadora, e loteamentos João Barreto e Hosana;
  33. Indicação nº 144/2013/Vereador Ricardo Liberato: construção de delegacia da polícia civil ou Núcleo Integrado de Segurança Comunitária para atender aos bairros Sol Poente, Vila Padre Inácio, José Carlos de Oliveira, Maria Auxiliadora, e loteamentos João Barreto e Hosana;
  34. Indicação nº 145/2013/Vereador Ricardo Liberato: reforma e ampliação da Escola Estadual Santo Amaro;
  35. Indicação nº 146/2013/Vereador Lula Tôrres: implantação de CEP na Vila Peladas;
  36. Indicação nº 147/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: instalação de antena de telefonia móvel na Vila do Juá;
  37. Indicação nº 148/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: implantação de telefone de uso público nas localidades de Palmatória II e Campo de Cima do Juá;
  38. Indicação nº 149/2013/Vereador Gilberto de Dora: saneamento no Bairro Luiz Gonzaga;
  39. Indicação nº 150/2013/Vereador Gilberto de Dora: implantação de rede de abastecimento de água para as comunidades de Cacimbinha, Marimbondo, Macacos e Firmeza.

AscomCâmara

Marcelo Gomes destaca a “Lei dos Ônibus”

por Victor Vargas — publicado 13/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
O vereador Marcelo Gomes (PSB), presidente da Comissão de Legislação...

O vereador Marcelo Gomes (PSB), presidente da Comissão de Legislação e Redação de Leis e autor do requerimento e relatório da Audiência Pública que tratou do Projeto de Lei 5.805 (popularmente conhecido como Projeto dos Ônibus), concedeu entrevista na manhã desta quinta-feira (13) ao jornalista Johnny Pequeno – com foco no projeto rejeitado na Reunião Pública da terça-feira (11).

De acordo com o Regimento Interno e a Lei Orgânica, o Projeto de Lei dos Transportes Coletivos só poderá ser reenviado para a Câmara no próximo Período Legislativo. Segundo o parlamentar o Projeto de Lei 5.805 deveria ter sido aprovado por unanimidade e a sua rejeição vai inviabilizar o processo licitatório, contrariar as orientações do Ministério Público e do TCE – com prováveis reflexos diretos na legalidade e na qualidade dos serviços. “O Projeto e Relatório da Audiência ficaram à disposição de todas as Comissões da Câmara e da sociedade de um modo geral – foi amplamente debatido e analisado. A PMC vai ter problemas para os encaminhamentos legais do processo licitatório”, comentou o parlamentar durante a sua entrevista.

AscomCâmara

Leonardo na conferência da Acaccil

por Victor Vargas — publicado 13/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
Conferência Municipal da Igualdade será realizada na Acaccil...

I Conferência Municipal da Igualdade será realizada na Acaccil – Foto: Site Liberdade

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), vai indicar – na Reunião Pública Ordinária desta quinta-feira (13), o representante do Poder Legislativo no Fórum Organizativo da I Conferência Municipal da Igualdade Étnico–Racial de Caruaru. O evento, promovido pela Secretaria Especial da Mulher da Prefeitura Municipal de Caruaru, será realizado no próximo sábado (15), a partir das 13 horas na Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras.

AscomCâmara

Neto comenta ações na Zona Rural

por Victor Vargas — publicado 12/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
O vereador Neto (PMN) visitou a redação da Assessoria de comunicação da Câmara...

O vereador Neto (PMN) visitou a redação da Assessoria de comunicação da Câmara, na manhã desta quarta-feira (12), e comentou que vem desenvolvendo ações na aração de terra – com o apoio da Secretaria de Agricultura da PMC – beneficiando 16 famílias nas localidades de Taquara de Cima e Taquara de Baixo. O parlamentar destacou ainda que as localidades de Cachoeira Seca, Sítio Campos, Pau Santo e Terra Vermelha estão sendo beneficiadas com uma limpeza geral e pintura de meio-fio. “Na próxima semana, vamos ser atendidos pela PMC e vamos fazer uma limpeza geral em Jacaré e Gonçalves Ferreira”, frisou Neto.

AscomCâmara

Leonardo Chaves nas festas dos bacamarteiros e da canjica de Peladas

por Victor Vargas — publicado 12/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD) confirmou...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD) confirmou presença no final da tarde desta quarta-feira (12) em Peladas onde vai participar da Festa dos Bacamarteiros daquela localidade rural. No próximo sábado, o parlamentar participa – também em Peladas, da Festa da Maior Canjica do Mundo. “O vereador Leonardo Chaves é convidado especial e vamos festejar com trios pé de serra, bandas de pífanos e as bandas – Os clones do forró, Forró Chinelar e Virados do Forró”, comentou o produtor do evento, Iron Rodrigues.

AscomCâmara

Projeto de Lei do “transporte de passageiro” é rejeitado na Câmara

por Victor Vargas — publicado 12/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
Depois de muitas idas e vindas, inclusive no ano passado – e na Casa do Povo desde...

Depois de muitas idas e vindas, inclusive no ano passado – e na Casa do Povo desde o início do ano – de novo, com direito a Audiência Pública e interferência do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado, o Projeto de Lei nº 5.805 – enviado pelo Poder Executivo – que altera a legislação do serviço público de transporte de passageiros em Caruaru, voltou a ser rejeitado durante a Reunião Pública Ordinária desta terça-feira (11) na “Casa do Povo”.

Com a presença de estudantes da UESC e da UESPE – que protestavam contra o recente reajuste das passagens, empresários da área de transportes, representantes de várias entidades da sociedade organizada e da imprensa – as galerias da Casa do Povo apresentavam lotação máxima.

Apesar de várias outras matérias em votação – como a aprovada concessão de reajuste aos funcionários da Destra – o “Projeto de Lei dos Ônibus” – que já havia sido rejeitado na reunião da última quinta-feira (06) – por um voto – voltou a ser rejeitado – de novo – por um voto – já que matéria financeira requer 2/3 dos votos – o projeto entrou em votação com a defesa dos vereadores da situação – que deixaram claro a necessidade da aprovação – inclusive atendendo reivindicação do Ministério Público e do TCE, como frisou o presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD) na tribuna da Câmara. No placar final – 15 vereadores deram o SIM, 1 se absteve e 7 deram o NÃO. Na discussão do Projeto de Lei 5.805, o vereador Louro do Juá (DEM) afirmou na tribuna que: “Derrotamos esse projeto na semana passada. O Ministério Público deve questionar a PMC sobre a mudança na Lei referente às licitações para as empresas de ônibus. Depois de três anos, o prefeito manda esse projeto para a Câmara e desconsidera o que votamos antes. Essa lei deveria ter sido votada em 2010”. O líder do governo, vereador Demóstenes Veras (PSD) contestou e chamou de inconsistentes as declarações da oposição: “Eu não consigo entender esse tipo de voto. Essa não é uma questão do prefeito, mas pela legalidade”. O presidente da Comissão de Legislação e Redação de Leis, vereador Marcelo Gomes (PSB), afirmou na tribuna que “A lei atual inviabiliza a licitação. A oposição não apresentou nenhuma emenda ao projeto e fica jogando para a plateia”.

Hoje pela manhã, no gabinete da presidência, o vereador Leonardo Chaves lamentava a derrota do projeto. “Lastimo profundamente a decisão de alguns edis na noite de ontem. O povo de Caruaru vai sair perdendo, serão inviabilizadas as licitações e a legalização do serviço público”, comentou o presidente.

AscomCâmara

Confira os destaques da Reunião Pública desta terça-feira

por Victor Vargas — publicado 11/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
Nesta terça-feira (11), às 20h, a Câmara Municipal de Caruaru realizará a sua 30ª...

Nesta terça-feira (11), às 20h, a Câmara Municipal de Caruaru realizará a sua 30ª Reunião Ordinária da 1ª sessão legislativa. Na súmula da Ordem do Dia, constam cinco projetos de lei (que entram em 2ª discussão) sendo quatro do Poder Executivo e um do vereador Louro do Juá (DEM). Os projetos de lei de autoria do Executivo Municipal referem-se ao reajuste dos agentes de trânsito e guardas municipais efetivos, à lei de acesso à informação no âmbito municipal (Lei Federal nº 12.527), à alteração na legislação do Serviço Público de Transporte de Passageiros em Caruaru (Lei Municipal nº 5.085) e à abertura de crédito adicional especial no Orçamento do Município. O projeto de lei do vereador do Democratas dispõe sobre a possibilidade de manutenção de unidade de combate a incêndio e primeiros socorros composta por bombeiro civil

Também deverão ser debatidos vinte requerimentos e três indicações. Entre os requerimentos, destaque para o do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), solicitando a construção de bicicletários em pontos estratégicos, no centro da cidade; para o do vereador Neto (PMN), para a implantação de brinquedos adaptáveis às crianças portadoras de necessidades especiais, nas praças de Caruaru; e para o do vereador Leonardo Chaves (PSD), solicitando a regulamentação dos transportes ao lado da Praça Nossa Senhora do Rosário, no centro da cidade.

Três indicações também serão apreciadas: uma do vereador Heleno do Inocoop (PRTB), para aimplantação de UTI Infantil municipal, uma do vereador Marcelo Gomes (PSB), para aimplantação de unidade da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA), em Caruaru, e uma do vereador Demóstenes Veras (PSD), para a implantação de posto de atendimento do Detran, no Salgado.

Confira a íntegra da súmula com a Ordem do Dia:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 30ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 11 DE JUNHO DE 2013.  

  1. Ata da 29ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Projeto de Lei nº 6.443/2013/Poder Executivo/2ª Discussão: altera a Lei Municipal nº 5.085, de 20 de dezembro de 2010, e revoga os parágrafos 3º, 4º e 5º do Art. 19 e o Art. 87 da Lei Municipal nº 5.085, de 20 de dezembro de 2010;
  3. Projeto de Lei nº 6.506/2013/Poder Executivo/2ª Discussão: dispõe sobre o procedimento para acesso às informações no âmbito municipal, conforme Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, e dá outras providências;
  4. Projeto de Lei nº 6.520/2013/Poder Executivo/2ª Discussão: reajusta o vencimento dos servidores públicos efetivos ocupantes de cargos de agentes de trânsito e guardas municipais do Município de Caruaru, e dá outras providências;
  5. Projeto de Lei nº 6.529/2013/Poder Executivo/2ª Discussão: dispõe sobre a autorização para abertura de Crédito Adicional Especial e dá outras providências;
  6. Projeto de Lei nº 6.467/2013/Vereador Louro do Juá(com emendas modificativa e aditiva de autoria da Comissão de Legislação e Redação de Leis)/2ª Discussão: dispõe sobre a possibilidade de manutenção de unidade de combate a incêndio e primeiros socorros, composta por Corpo de Bombeiro Civil, nos estabelecimentos que menciona e dá outras providências, e revoga a Lei Municipal nº 5.199, de 19 de março de 2012;
  7. Requerimento nº 1575/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: construção de bicicletários em pontos estratégicos, no centro da cidade;
  8. Requerimento nº 1576/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: criação do vale cultura municipal;
  9. Requerimento nº 1577/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: calçamento na Rua Cruzeiro do Sul, Nova Caruaru;
  10. Requerimento nº 1578/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: construção de ponte entre o Bairro Nova Caruaru e o Loteamento Severino Afonso;
  11. Requerimento nº 1579/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: canalização do Riacho do Mocó, entre o Bairro Nova Caruaru e o Loteamento Severino Afonso;
  12. Requerimento nº 1580/2013/Vereador Neto: implantação de brinquedos adaptáveis às crianças portadoras de necessidades especiais, nas praças de Caruaru;
  13. Requerimento nº 1581/2013/Vereador Val das Rendeiras: construção de praça em terreno localizado na Rua Manoel Leopoldino, Bairro Caiucá;
  14. Requerimento nº 1582/2013/Vereador Val das Rendeiras: saneamento e calçamento nas ruas do Bairro São José;
  15. Requerimento nº 1583/2013/Vereador Leonardo Chaves: regulamentação dos transportes ao lado da Praça Nossa Senhora do Rosário;  
  16. Requerimento nº 1584/2013/Vereador Leonardo Chaves: construção da calçada do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Nerine Francisca de Carvalho, Povoado do Rafael;
  17. Requerimento nº 1585/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Travessa José Batista de Lima, Loteamento Severino Afonso;
  18. Requerimento nº 1586/2013/Vereador Joseval (Val): recuperação da estrada de Firmeza, 4º distrito;
  19. Requerimento nº 1587/2013/Vereador Joseval (Val): recuperação da estrada de Cacimbinha, 4º distrito;
  20. Requerimento nº 1588/2013/Vereador Joseval (Val): recuperação da estrada de Lagedo do Cedro, 4º distrito;
  21. Requerimento nº 1589/2013/Vereador Joseval (Val): recuperação da estrada de Xicuru, 4º distrito;
  22. Requerimento nº 1590/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: implantação de UTI Infantil, neste município;
  23. Requerimento nº 1594/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na Rua João Martins Neto, Loteamento José Carlos de Oliveira;
  24. Requerimento nº 1595/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: saneamento e calçamento na Rua Sérgio Ferreira, Loteamento José Carlos de Oliveira;
  25. Requerimento nº 1596/2013/Vereador Lula Tôrres: calçamento nas proximidades da residência do Sr. Antonio Rodrigues até a residência do Sr. Rui, na Vila de Peladas;
  26. Requerimento nº 1597/2013/Vereador Lula Tôrres: calçamento nas proximidades da residência do Sr. Antonio Rodrigues até o Cemitério São João Batista, na Vila de Peladas;
  27. Indicação nº 141/2013/Vereador Marcelo Gomes: implantação de unidade da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA), em Caruaru;
  28. Indicação nº 142/2013/Vereador Demóstenes Veras: implantação de posto de atendimento do DETRAN, no Bairro Salgado;
  29. Indicação nº 143/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: implantação de UTI Infantil, em Caruaru. 

AscomCâmara

Lula apela por caixa postal comunitária em Peladas

por Victor Vargas — publicado 11/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
A Vila Peladas pode ganhar uma caixa comunitária como essa, implantada no interior de São Paulo...

A Vila Peladas pode ganhar uma caixa comunitária como essa, implantada no interior de São Paulo

O vereador Lula Tôrres (PR) aprovou indicação direcionada ao diretor regional dos Correios em Pernambuco, Pedro Mota, visando a implantação de caixa postal comunitária na Vila Peladas, no 1º Distrito. “A implantação da caixa postal na Vila Peladas é urgente. Atualmente, as correspondências não são enviadas para as residências das pessoas e são devolvidas para os remetentes, causando sérios transtornos”, justificou o vereador do PR.

AscomCâmara

Vereadores participam do “Forró do Pátio”

por Victor Vargas — publicado 11/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
O camarote da “Casa Jornalista José Carlos Florêncio” foi movimentado neste final...

O camarote da “Casa Jornalista José Carlos Florêncio” foi movimentado neste final de semana com a presença dos vereadores, familiares, amigos, imprensa e convidados especiais. Independente de cor partidária, todos os edis participaram de um grande momento de confraternização junina, no sábado, quando ainda teve o show da Banda Caru Forró com a participação do vereador Edjailson. “Estamos atentos à lotação do camarote e dividindo os espaços com os vereadores – este final de semana foi animado e recebemos as visitas do prefeito José Queiroz, do presidente da Fundação de Cultura, André Alexei, e do diretor da Destra, coronel José Carlos”, comentou o presidente Leonardo Chaves.

AscomCâmara

Leonardo e Jajá no Maior Cuscuz do Mundo

por Victor Vargas — publicado 11/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
Considerado pelo Guinness Book como o Maior Cuscuz do Mundo...
Leonardo e Jajá no Maior Cuscuz do Mundo

Leonardo e Jajá no Maior Cuscuz do Mundo

Leonardo Chaves e Augusto Soares – Foto: Divulgação

Considerado pelo Guinness Book como o Maior Cuscuz do Mundo – hoje anexado à Caminhada do Forró – o evento, organizado pelo produtor cultural Augusto Soares – aconteceu neste domingo (09), com o ponto culminante – a degustação do cuscuz – realizada no Alto do Moura. Trios elétricos tocando forró acompanharam a caminhada, este ano reduzida – saindo do outro lado da BR 104 – para evitar a travessia, facilitar o trânsito e reduzir os riscos de acidente. No Alto do Moura a festa se estendeu até o anoitecer e contou com as participações dos vereadores Leonardo Chaves (PSD), presidente da Câmara Municipal, e Jajá (PPS). “Indiscutivelmente é um grande evento, presenciei milhares de pessoas caminhando no ritmo do forró. A degustação do cuscuz é um momento especial dentro dos Festejos Juninos”, destacou o presidente Leonardo Chaves.

AscomCâmara

Sivaldo aprova a “Ginástica no Parque”

por Victor Vargas — publicado 11/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
O vereador Sivaldo Oliveira (PP) aprovou requerimento, direcionado ao prefeito José Queiroz...

O vereador Sivaldo Oliveira (PP) aprovou requerimento, direcionado ao prefeito José Queiroz, solicitando a criação e viabilização do Programa Ginástica no Parque, de acordo com propostas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Na justificativa, o vereador destaca que  “O conceito de Cidade Saudável, proposto pela OMS, visa a utilização do espaço urbano como promotor de qualidade de vida. Sem dúvida, este é um desafio enfrentado por Caruaru. Nos últimos anos, a cidade vem apresentando um ritmo de crescimento acelerado, com índices acima de muitas outras cidades do seu porte no país. A tendência é esse desenvolvimento aumentar com a vinda de novos investimentos. Caruaru tem uma faculdade de renome – como a Asces, que possui os cursos de fisioterapia e educação física – onde se poderia fazer convênios para estágios dos alunos dentro do programa – ficando ainda a opção de uma bolsa-incentivo. Este empreendimento visa contemplar o bem estar da população jovem, adulta e da terceira idade”, frisou o vereador.

AscomCâmara

Demóstenes quer centro de prevenção e tratamento da obesidade

por Victor Vargas — publicado 11/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
O vereador Demóstenes Veras (PSD) aprovou o Requerimento nº 893/2013...

O vereador Demóstenes Veras (PSD) aprovou o Requerimento nº 893/2013 destacando apelo ao prefeito José Queiroz no sentido da implantação de uma política de prevenção, acompanhamento e tratamento da obesidade mórbida. A ideia é a criação de um centro de referência para a prevenção, tratamento e acompanhamento da obesidade mórbida formado por uma equipe multidisciplinar. “Pretendemos que todas as famílias que necessitem desse apoio tenham esse serviço disponibilizado pela Secretaria de Saúde. A obesidade é, atualmente, um dos maiores problemas de saúde pública no mundo ocidental, atingindo cerca de um terço da população e com aumento progressivo de incidência – sendo, por isso, chamada de epidemia do terceiro milênio. No Brasil, cerca de 15% dos adultos são obesos”, justificou o vereador e médico Demóstenes Veras.

AscomCâmara

Jajá garante que continuará marcando presença “onde o povo está”

por Victor Vargas — publicado 11/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
Na tarde deste domingo (9), o vereador Jajá (PPS) esteve na “Caminhada do Cuscuz”...

Na tarde deste domingo (9), o vereador Jajá (PPS) esteve na “Caminhada do Cuscuz”. A surpresa é que o parlamentar largou o conforto do trio elétrico e fez a maior parte do percurso a pé. “Por que eu vou ficar em cima do trio se o povo está aqui embaixo? Não vejo nada demais em aproveitar a festa junto com a população”, destacou o parlamentar, durante a caminhada.

Esta não foi a primeira vez que Jajá esteve no meio da multidão. Na abertura do São João 2013, o vereador surpreendeu a todos e aproveitou boa parte da festa junto com o povo.

CRÍTICAS

E, como não poderia ser diferente, voltou a fazer críticas ao Governo Municipal. “A festa só não foi mais bonita porque o Alto do Moura está com uma estrutura precária”, alfinetou o parlamentar.

Texto e foto: Diogenes Barbosa/Ascom Jajá

Prefeito José Queiroz visita camarote da Câmara Municipal

por Victor Vargas — publicado 09/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
O prefeito José Queiroz (PDT) fez uma visita, no sábado (08), ao camarote da Câmara Municipal...

O prefeito José Queiroz (PDT) fez uma visita, no sábado (08), ao camarote da Câmara Municipal, no Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga. O prefeito avaliou como positiva a primeira semana dos festejos, destacando a segurança, a estrutura de palco – com telões maiores, avance e animação digital – e a valorização dos artistas locais. “Fizemos uma grade com os âncoras e com 83% de artistas locais. E tivemos o cuidado de colocá-los em horários com garantia de público.”, disse o prefeito.

Na foto, o registro da visita ao camarote dos vereadores, foto de Rafael Lima/PMC.

*Com informações da Secom/PMC

Edjailson apresenta o “intervalo alternativo” do Pátio de Forró

por Victor Vargas — publicado 07/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
O vereador Edjailson da Carú Forró (PTdoB) aprovou requerimento...

O vereador Edjailson da Carú Forró (PTdoB) aprovou requerimento na Reunião Pública Ordinária desta quinta (06) solicitando ao presidente da Fundação de Cultura e Turismo – André Alexei, no sentido da ocupação dos espaços no Palco Principal do Pátio de Eventos – entre um show e outro – por trios pé-de-serra. Segundo o vereador, que traz o Forró no seu nome parlamentar, seria a oportunidade da promoção dos artistas forrozeiros – todos ficariam dançando neste intervalo – e, ao mesmo tempo estaríamos livre da TV São João – que além de não ter funcionado no primeiro final de semana foi motivo de críticas dos forrozeiros que estavam no Pátio de Eventos Luiz Luz Gonzaga.

Lula Tôrres aprova Medalha Gonzagão

por Victor Vargas — publicado 07/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
O vereador Lula Tôrres (PR) aprovou, na Reunião Pública desta quinta-feira (06)...

O vereador Lula Tôrres (PR) aprovou, na Reunião Pública desta quinta-feira (06), o Projeto de Decreto Legislativo n° 700/2013 – que acrescenta alínea ao Art. 2º do Decreto Legislativo nº 137, de 15 de abril de 1997 – que dispõe sobre a instituição da Medalha de Honra ao Mérito – designando assim a comenda “Medalha Cantor e Compositor Luiz Lua Gonzaga”. “Pela a importância que Luiz Gonzaga proporcionou ao forró, divulgando a nossa cultura nordestina, apresentei este Projeto de Decreto Legislativo criando a medalha com a qual nós poderemos homenagear cantores e compositores genuinamente caruaruenses que tanto contribuíram e contribuem para a nossa cultura da Capital do Forró”, justificou o vereador Lula Tôrres (PR).

AscomCâmara

Leonardo no Maior Cuscuz do Mundo

por Victor Vargas — publicado 07/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
O presidente do Poder Legislativo – vereador Leonardo Chaves...

Augusto Soares – promotor do Maior Cuscuz do Mundo – Foto: ABTV

O presidente do Poder Legislativo – vereador Leonardo Chaves (PSD) confirmou presença, atendendo convite do produtor cultural Augusto Soares, no camarote especial do Maior Cuscuz do Mundo. O evento acontece neste domingo (09), com a Caminhada do Forró saindo, às 12 horas, da entrada do Bairro Vila Kennedy com destino ao Alto do Moura. O Maior Cuscuz do Mundo será servido ao som de muito forró após a chegada da Caminhada no Maior Centro de Artes Figurativas das Américas.

AscomCâmara

Projeto de Lei do transporte público de passageiros será definido na Reunião Pública Ordinária da próxima terça (11)

por Victor Vargas — publicado 07/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
Depois de ser rejeitado na Reunião Pública Ordinária desta quinta-feira...

Depois de ser rejeitado na Reunião Pública Ordinária desta quinta-feira (06) – na primeira votação – por apenas um voto, já que matéria financeira requer 2/3 dos votos e, dos 23 vereadores – três justificaram ausência – cinco votaram contra e 15 a favor – o Projeto de Lei 6.443/2013 – que trata da execução dos serviços de transportes públicos de passageiros voltará à Ordem do Dia na próxima Reunião Pública – terça-feira (11).

Após a Reunião Pública, o presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD) explicou que decidiu adiar a votação do Projeto de Lei 6.443/2013 para preservar a Câmara e os vereadores, já que o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a população cobram a realização de licitação e moralização para o transporte público coletivo.

O Projeto de Lei 6.443/2013 está disponível na “Casa do Povo” e o relatório da Audiência Pública que tratou do tema – produzido pelo presidente da Comissão de Legislação e autor do requerimento da Audiência – vereador Marcelo Gomes (PSB) – está disponível no site da Câmara.

AscomCâmara

Heleno quer ver UTI Infantil em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 07/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) aprovou o Requerimento nº 1.570/2013...

O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) aprovou o Requerimento nº 1.570/2013 – direcionado ao prefeito José Queiroz (PDT) e a Indicação nº 143 /2013 – direcionada ao governador Eduardo Campos (PSB) – ambos com o foco na viabilização da implantação em Caruaru de “UTI infantil”. Na justificativa o vereador explana que “As famílias de Caruaru e região não têm como internar suas crianças devido à ausência de UTI Infantil – as crianças maiores de 29 dias têm a necessidade de serem atendidas no Recife”. Heleno afirma, ainda, que a instalação da UTI poderá proporcionar um atendimento médico mais rápido e eficaz, assim como irá também desafogar a lotação dos hospitais infantis da capital.

AscomCâmara

Hoje tem reunião pública na Câmara

por Victor Vargas — publicado 06/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
Esta quinta-feira (06), às 20h, a Câmara Municipal de Caruaru realiza...

Esta quinta-feira (06), às 20h, a Câmara Municipal de Caruaru realiza a sua 29ª Reunião Pública Ordinária. Na súmula da Ordem do Dia constam sete projetos de lei (quatro de autoria do Poder Executivo), dois projetos de decreto administrativo, 27 requerimentos e quatro indicações.

Entre os projetos de lei que serão discutidos há um do Executivo solicitando reajuste do vencimento dos servidores públicos efetivos que ocupam cargos de agentes de trânsito e guardas municipais. Entre os projetos de decreto administrativo figura o do vereador Gilberto de Dora (PSB), solicitando a concessão de Medalha de Honra ao Mérito Frei Tito de Piegaio a André Luis Dardenne Tavares, ex-dono da Fazenda Normandia, por ter doado 40 hectares de terra à Ordem dos Capuchinhos para a construção do Santuário de Frei Damião. A comenda é uma distinção meritória às pessoas que prestaram serviços relevantes nas áreas religiosa e social.

Entre as solicitações de melhoria na infraestrutura urbana, destaque para os requerimentos de Ranilson Enfermeiro (PTB) solicitando asfaltamento da Vila do Aeroporto até o Alto do Moura; de Jajá (PPS), para a implantação de parada de ônibus com cobertura e assento na BR-104, próximo à Ceaca; de José Ailton (PDT), para construção de quadra poliesportiva, com pista de cooper, no Bairro Nova Caruaru; e de Gilberto de Dora (PSB), para a construção de escola no Bairro José Carlos de Oliveira.

Duas indicações tratam do meio ambiente, ambos de Jajá, um para a implantação de delegacia de crimes ambientais e o outro para a reativação da delegacia do Ibama em Caruaru. Outra indicação de destaque é a do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), pedindo o não fechamento do Hospital do Coração de Caruaru.

Confira abaixo a súmula com a Ordem do Dia:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 29ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 6 DE JUNHO DE 2013.

  1. Ata da 28ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Projeto de Lei nº 6.443/2013/Poder Executivo/1ª Discussão: altera a Lei Municipal nº 5.085, de 20 de dezembro de 2010, e revoga os parágrafos 3º, 4º e 5º do Art. 19 e o Art. 87 da Lei Municipal nº 5.085, de 20 de dezembro de 2010;
  3. Projeto de Lei nº 6.506/2013/Poder Executivo/1ª Discussão: dispõe sobre o procedimento para acesso às informações no âmbito municipal, conforme Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, e dá outras providências;
  4. Projeto de Lei nº 6.520/2013/Poder Executivo/1ª Discussão: reajusta o vencimento dos servidores públicos efetivos ocupantes de cargos de agentes de trânsito e guardas municipais do Município de Caruaru, e dá outras providências;
  5. Projeto de Lei nº 6.529/2013/Poder Executivo/1ª Discussão: dispõe sobre a autorização para abertura de Crédito Adicional Especial e dá outras providências;
  6. Projeto de Lei nº 6.502/2013/Vereador José Ailton/2ª Discussão: cria o Bairro São José, neste município;
  7. Projeto de Lei nº 6.508/2013/Vereador José Ailton/2ª Discussão: denomina de Rua João Dias Pinto Neto, artéria localizada no Sítio Campo Novo de Baixo;
  8. Projeto de Lei nº 6.467/2013/Vereador Louro do Juá (com emendas modificativa e aditiva de autoria da Comissão de Legislação e Redação de Leis)/1ª Discussão: dispõe sobre a possibilidade de manutenção de unidade de combate a incêndio e primeiros socorros, composta por Corpo de Bombeiro Civil, nos estabelecimentos que menciona e dá outras providências, e revoga a Lei Municipal nº 5.199, de 19 de março de 2012;
  9. Projeto de Decreto Legislativo nº 698/2013/Vereador Gilberto de Dora/1ª e Única Discussão: concede Medalha de Honra ao Mérito Frei Tito de Piegaio ao Senhor André Luis Dardenne Tavares;
  10. Projeto de Decreto Legislativo nº 700/2013/Vereador Lula Tôrres/1ª e Única Discussão: acrescenta alínea ao Art. 2º do Decreto Legislativo nº 137, de 15 de abril de 1997;
  11. Requerimento nº 1535/2013/Vereador Ranilson dos Santos: asfalto da Vila do Aeroporto até o Alto do Moura;
  12. Requerimento nº 1549/2013/Vereador Jajá: conserto do calçamento na Rua Arquimedes de Oliveira, Jardim Liberdade;
  13. Requerimento nº 1550/2013/Vereador Jajá: implantação de parada de ônibus com cobertura e assento na BR-104, proximidades da CEACA;
  14. Requerimento nº 1551/2013/Vereador Jajá: implantação de lixeiros nos postes da cidade;
  15. Requerimento nº 1552/2013/Vereador Ricardo Liberato: voto de aplauso ao Senhor Severino Tomaz de Aquino;
  16. Requerimento nº 1553/2013/Vereador Joseval (Val): complemento do saneamento e calçamento na Rua José Clemente de Souza, Cachoeira Seca, 2º Distrito;
  17. Requerimento nº 1554/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua 27, Loteamento Jardim Boa Vista;
  18. Requerimento nº 1555/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Manoel Morais de Melo, Loteamento Jardim Boa Vista;
  19. Requerimento nº 1556/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Elizabete da Silva, Loteamento Jardim Boa Vista;
  20. Requerimento nº 1557/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: não fechamento do Hospital do Coração de Caruaru;
  21. Requerimento nº 1558/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: construção de centro de desenvolvimento rural em um dos distritos de Caruaru;
  22. Requerimento nº 1559/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: limpeza dos banheiros públicos do pátio de eventos e da estação ferroviária no final da madrugada ou durante o dia;
  23. Requerimento nº 1560/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: criação do intervalo alternativo no São João 2013;
  24. Requerimento nº 1561/2013/Vereador Neto: restauração da quadra de macro ginástica do Alto do Moura;
  25. Requerimento nº 1562/2013/Vereador Neto: criação do espaço de oficina municipal do barro no Alto do Moura;
  26. Requerimento nº 1563/2013/Vereador Gilberto de Dora: construção de escola no Bairro José Carlos de Oliveira;
  27. Requerimento nº 1564/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: redutor de velocidade na Rua Estanislau Cordeiro de Melo, Bairro Deputado José Antonio Liberato;
  28. Requerimento nº 1565/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: redutor de velocidade na Rua Zumbi dos Palmares, Bairro Deputado José Antonio Liberato;
  29. Requerimento nº 1566/2013/Vereador José Ailton: construção de quadra poliesportiva com pista de Cooper no Bairro Nova Caruaru;
  30. Requerimento nº 1567/2013/Vereador José Ailton: calçamento no Sítio Riachão, 3º Distrito;
  31. Requerimento nº 1568/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: inclusão de educação ambiental nas escolas da rede municipal de ensino;
  32. Requerimento nº 1569/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: curso de formação técnica e política para os vereadores caruaruenses;
  33. Requerimento nº 1570/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: redutor de velocidade na Avenida Caruaru, bairros Boa Vista I e II;
  34. Requerimento nº 1571/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: calçamento na Rua Dr. Mario Celso de Oliveira, Bairro José Carlos de Oliveira;
  35. Requerimento nº 1572/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: recuperação da praça da Rua Saldanha da Gama;
  36. Requerimento nº 1573/2013/Vereador Val das Rendeiras: redutor de velocidade na Rua 38, Rendeiras;
  37. Requerimento nº 1574/2013/Vereador Val das Rendeiras: saneamento e calçamento na Rua Arlindo Félix Rodrigues, Rendeiras;
  38. Indicação nº 135/2013/Vereador Jajá: implantação de delegacia de crimes ambientais nesta cidade;
  39. Indicação nº 138/2013/Vereador Joseval (Val): conserto de esgoto estourado na Avenida João Soares de Lira, Jardim Panorama;
  40. Indicação nº 139/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: mudança na validade das carteiras nacionais de identificação estudantil;
  41. Indicação nº 140/2013/Vereador Jajá: reativação da delegacia do IBAMA em Caruaru.

AscomCâmara

São João no 4º Distrito

por Victor Vargas — publicado 05/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
Esse ano, os moradores do quarto distrito terão a melhor festa de São João...

Tela “Festa Junina do Arraial”, de Aracy

“Esse ano, os moradores do quarto distrito terão a melhor festa de São João que eles já viram!”, é o que garante o vereador Gilberto de Dora (PSB). Há muitos anos, o parlamentar organiza arraiais nos sítios Xicuru e Capim, beneficiando os agricultores que não podem ir ao Pátio do Forró por motivos como a distância, por exemplo.

Gilberto de Dora se reuniu nesta terça-feira, com o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, André Alexey, que garantiu apoio às festas. Os dois acertaram os últimos detalhes e ficou acertado que os eventos terão palco, ornamentação junina e trios pé-de-serra.

O vereador aproveitou para pedir ao presidente da Fundação de Cultura a estrutura necessária para as festas juninas que são realizadas há muitos anos no Largo do Convento dos freis capuchinhos. Lá existe a tradição de se acender uma fogueira gigante no Dia de São Pedro.  “É uma festa antiga e já tradicional em Caruaru. Temos que dar atenção a ela”, afirma o vereador.

 SERVIÇO

Arraial do Sítio Capim – 22/06 – 20h

Arraial do Sítio Xicuru – 24/06 – 16h

  (81) 3721-5424

AI/Vereador Gilberto de Dora

Vereador defende mais investimento em preservação ambiental

por Victor Vargas — publicado 05/06/2013 03h00, última modificação 08/11/2018 16h39
Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente – comemorado nesta quarta-feira

Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente – comemorado nesta quarta-feira (5) – o vereador Jajá (PPS) aproveitou a sessão na Câmara de Vereadores para destacar uma série de problemas em relação ao Rio Ipojuca, ao Parque João Vasconcelos Sobrinho e às ações de educação ambiental realizadas em Caruaru.

Vestido com uma camisa e uma gravata verde, em alusão ao meio ambiente, o parlamentar apresentou imagens que mostram esgotos sendo jogados no rio sem nenhum tratamento, além de muito lixo e outros dejetos acumulados nas margens do Ipojuca.

O vereador defende que a Diretoria de Meio Ambiente (subordinada à Secretaria de Infraestrutura e Políticas Ambientais) dê lugar à Secretaria de Meio Ambiente, o mais rápido possível, para  ganhar mais autonomia e respaldo para captar verbas e implantar ações de combate aos crimes contra a natureza.

“Hoje o nosso Rio Ipojuca é um verdadeiro esgoto a céu aberto. Dejetos de fábricas, indústrias e de um grande número de residências, são jogados diretamente no rio, sem nenhum tipo de tratamento. Praticamente não é possível encontrar vida no Ipojuca, e isso também é nossa culpa. Precisamos fazer algo”, afirmou Jajá.

Na próxima quinta-feira (6), dois projetos do vereador, voltados para a área ambiental, serão votados na Câmara. O primeiro deles solicita a implantação de uma Delegacia de Crimes contra o Meio Ambiente em Caruaru. O segundo, pede a reativação do escritório do Ibama.

Diógenes Barbosa/Ascom vereador Jajá

Ações do documento