Notícias

por admin publicado 09/11/2018 13h15, última modificação 13/11/2018 15h37

Projetos de lei do Executivo são aprovados e vereadores entram em recesso

por Núcleo de Comunicação Externa do Poder Legislativo de Caruaru — publicado 02/07/2019 22h12, última modificação 02/07/2019 22h12

A implantação da escola de tempo integral e a regularização de imóveis foram aprovados por maioria na Casa Jornalista José Carlos Florêncio

Nesta terça-feira (02), a Câmara realizou a sua 41ª reunião ordinária para continuar votando projetos do Poder Executivo. Na sessão, os vereadores aprovaram por maioria os dois PL’s da pauta: o projeto de lei complementar que dispõe sobre a implantação da escola em tempo integral no município e o PL que visa a regularização de imóveis na cidade de Caruaru.

Ensino integral

O Projeto de Lei Complementar nº 83/2019, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a implantação de escola em tempo integral no município, foi aprovado pela maioria dos vereadores. O PL trata sobre um Programa de Educação Integral que visa a ampliação das oportunidades educativas, a formação de novas habilidades e conhecimentos, através da expansão do período de permanência diária nas atividades promovidas pela escola, sintonizando os objetivos dessas considerações com as finalidades básicas de uma escola de Ensino Fundamental.

O vereador Daniel Lula Finizola (PT), líder da oposição, fez uso da tribuna e fez críticas ao projeto, mas pontuou que não se trata de uma opinião política e sim da construção de uma educação que deve durar anos e que não pode ser criada sem o auxílio dos profissionais pertinentes da área, que seriam os professores.

“Eu compreendo, como professor, a importância da escola em tempo integral e sou totalmente a favor. Só que quando a gente fala em escola, a gente fala em comunidade escolar e que a construção de um projeto como esse deveria ser feito em conjunto a categoria (os professores).”

O projeto foi aprovado em primeira e em segunda discussão pela maioria, com 18 votos SIM e 4 votos NÃO.

Regularização de imóveis

Além dele, a Casa também aprovou o projeto de lei complementar 60/2018 que busca organizar oficialmente critérios de regularização de imóveis irregulares do município, a fim de permitir ao proprietário a regularização da sua construção através de um procedimento especial. Em duas votações, o PLC foi aprovado pela maioria dos vereadores.

Recesso

A partir desta quarta-feira, os vereadores entram em recesso. Na prática, os edis não farão mais sessões ordinárias e extraordinárias até o retorno, no dia 01 de agosto. Contudo, o expediente da Câmara, assim como os gabinetes dos parlamentares continuam funcionando, como explica o Presidente da Casa, vereador Lula Tôrres (PSDB).

“Os vereadores não farão mais votações e análises de projetos até o fim do recesso, como prevê o regimento interno, mas, a sua maioria continua trabalhando nas comunidades, fazendo visitas, atendimentos e levando demandas as secretarias do município. O administrativo da Câmara continua funcionando de segunda à sexta, das 07h às 13h assim como os gabinetes dos colegas”.

Projeto de Lei sobre Programa de Educação Integral em Caruaru tem parecer favorável das Comissões

por Núcleo de Comunicação Externa do Poder Legislativo de Caruaru — publicado 01/07/2019 16h06, última modificação 01/07/2019 16h06

Três comissões da Câmara de Vereadores realizaram nesta segunda-feira uma reunião conjunta para analisar mais um PL do Poder Executivo.

Participaram da reunião conjunta nesta segunda-feira (01), as comissões de Legislação e Redação de Leis, Finanças e Orçamentos e Educação, representantes do Sindicato dos Professores e Secretaria de Educação de Caruaru. O objetivo foi acompanhar a apreciação do Projeto de Lei Complementar N° 83/2019 de autoria do Poder Executivo.

O PL dispõe sobre o Programa de Educação Integral no âmbito do município e dá outras providências. Ele destaca principalmente os cargos de direção, coordenação das Escolas de Tempo Integral em relação a remuneração e atividades dos ocupantes dessas funções.

Os representantes da categoria discordaram de alguns pontos, entre eles o fato da lei prever o trabalho de voluntários em projetos pedagógicos nesses espaços. Para o vereador Daniel Lula Finizola (PT), líder da oposição, por conta da complexidade, o projeto deveria ser analisado com mais tempo. Já o líder do governo o vereador Bruno Lambreta (PDT) lembrou que o parecer jurídico da Câmara foi favorável ao texto.


O Projeto de lei complementar foi aprovado por dois votos a um e segue agora para primeira votação em plenário, marcada para esta terça-feira (02) às 16h.

Reajuste de profissionais de enfermagem é aprovado na Câmara

por Núcleo de Comunicação Externa da Câmara Municipal de Caruaru — publicado 27/06/2019 15h11, última modificação 27/06/2019 15h11

A penúltima reunião do primeiro semestre de 2019 foi realizada na manhã desta quinta-feira (27), para discutir o projeto de lei que trata sobre o aumento salarial dos profissionais de enfermagem.

Aumento para Enfermeiros

O Projeto de Lei nº 8230/2019 foi votado pelos vereadores e aprovado por unanimidade. O PL, de autoria do Poder Executivo, propõe um reajuste salarial para os profissionais de enfermagem. O aumento abrange os auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros do Município de Caruaru, no percentual de 3,49 %, com efeitos financeiros a partir de 1º de julho de 2019.

Uso da tribuna

O vereador Daniel Lula Finizola (PT), líder da oposição, fez uso da tribuna para destacar o cuidado que a prefeitura deve ter ao enviar projetos importantes para serem analisados pelos vereadores em pouco tempo. Ele acredita que a construção de projetos, como os que tratam da educação, por exemplo, devem ser construídos em conjunto com a comunidade pertinente ao assunto.

Na próxima semana ocorrerá uma reunião ordinária para que outros projetos do Executivo sejam analisados e só depois os vereadores entrarão em recesso.

Comissões da Câmara realizam reunião conjunta para analisar PLs do Executivo

por Núcleo de Comunicação Externa da Câmara Municipal de Caruaru — publicado 26/06/2019 15h35, última modificação 27/06/2019 15h08

Nesta quarta-feira (26), uma reunião conjunta de comissões da Câmara, se reuniu para deliberar sobre projetos de lei e emendas de autoria do Poder Executivo. Estiveram reunidas as comissões de Legislação e redação de leis, Finanças e orçamentos, Saúde e assistência social, Obras, Urbanismo e serviços públicos, além das comissões de Meio ambiente e Cultura e esportes.


Aumento salarial dos profissionais de enfermagem
O Projeto de Lei nº 8.230/2019 de autoria do Poder Executivo, propõe um reajuste no salário dos servidores ocupantes dos cargos de Auxiliares de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros do Município de Caruaru, no percentual de 3,49 %, com efeitos financeiros a partir de 1º de julho de 2019. Os vereadores analisaram e deram parecer positivo a emenda que trata do reajuste para toda a categoria.

Construções irregulares
A criação da Lei complementar nº 60/2018, busca organizar oficialmente critérios de regularização de imóveis irregulares do município, a fim de permitir ao proprietário a regularização da sua construção através de um procedimento especial. Os vereadores deram parecer positivo neste projeto, e agora o PL segue agora para votação em plenário.

Escola em tempo integral
Ainda durante a reunião, os vereadores analisariam uma emenda ao projeto de lei que trata da implantação da escola de tempo integral no município. A emenda diz respeito aos valores totais dos salários pagos aos profissionais da educação que atuarem nesta modalidade de ensino. De acordo com o vereador Bruno Lambreta (PDT), líder do governo, por questões regimentais, a emenda não foi discutida e será lida em plenário já nesta quinta (27), e posteriormente analisada pelas comissões.
Contudo, o vereador líder da oposição, Daniel Lula Finizola (PT), acredita que a emenda deva ser analisada com mais profundidade, dispondo de mais tempo para correção de detalhes e também para que seja construído em conjunto com os profissionais pertinentes da área.

Sessão ordinária debate energias renováveis e reajuste para médicos

por Núcleo de Comunicação Externa da Câmara Municipal de Caruaru — publicado 25/06/2019 22h05, última modificação 27/06/2019 15h09

Reajuste salarial para os médicos e também a autorização para o uso de bens públicos municipais para geração de energias renováveis são destaques na Sessão Ordinária desta terça-feira (25).

Energias renováveis em Caruaru

O Projeto de Lei Nº 8211/2019 de autoria do Poder Executivo que trata sobre a autorização do uso de bens públicos para a geração de energias renováveis, entrou em votação no plenário, nesta terça-feira (25). As energias renováveis são de grande importância para uma exploração limpa dos recursos naturais e também para o equilíbrio do planeta através da redução de emissões de poluentes, incluindo os causadores de efeito estufa e o aumento da segurança energética. O Brasil tem obtido grande êxito na utilização das fontes renováveis em grande escala, apresentando uma participação de renováveis de 45,5% em sua oferta de energia, enquanto a média mundial é de 13,3%. Pensando nisso a proposta visa a participação de Caruaru na utilização de recursos naturais. O PL foi aprovado por unanimidade em primeira e segunda discussão e agora segue para a sanção da Prefeita Raquel Lyra.

Reajuste salarial dos Médicos

O Poder Executivo também apresentou o projeto de lei que determina um aumento salarial para os médicos efetivos e também para os contratados. O PL de Nº 8224/2019 propõe que o salário dos médicos tenha um reajuste de 6,98% sobre o salário a ser pago nos salários a partir de Julho de 2019. O Poder Executivo acredita que atender aos anseios da categoria é de grande importância para a garantia de um serviço de qualidade para a população. Cientes dessa importância os vereadores aprovaram o PL que também segue agora para a sanção do Executivo.

Nota de pesar - falecimento do pai do vereador Heleno Oscar

por Leonardo Santos - Setor de Comunicação Externa do Poder Legislativo de Caruaru — publicado 24/06/2019 00h14, última modificação 24/06/2019 00h14
É com pesar que recebemos a notícia de falecimento do senhor Oscar Barbosa da Silva de 87 anos, pai do vereador Heleno Oscar, ocorrido na madrugada deste domingo (23), por insuficiência respiratória. 
O corpo está sendo velado na Rua do Mar, 133, no Vassoural. O enterro será nesta segunda-feira (24) às 10h no Cemitério Dom Bosco.
A Câmara Municipal de Caruaru se solidariza com os familiares e amigos. Transmitimos nossos profundos sentimentos.
Câmara Municipal de Caruaru

Projeto de lei dos mototaxistas é aprovado na Câmara por unanimidade

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 20/06/2019 16h50, última modificação 21/06/2019 16h01
Agora os profissionais mototaxistas terão prazo de nove anos para a troca da moto

Após parecer favorável pelas comissões parlamentares, o projeto de lei do Poder Executivo que altera artigos da lei que regulamenta o serviço de mototáxi em Caruaru foi para votação em plenário nesta quarta-feira (20).

A mudança no tempo de uso do veículo de 5 para 9 anos (com mais um ano para adequação, totalizando dez) e a realização de duas vistorias anuais (com a segunda gratuita) para veículos com mais de cinco anos de uso são as principais alterações na lei.

Muitos mototaxistas acompanharam a votação nas galerias da Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Mesmo não concordando com o artigo que diz que as mudanças só têm validade até 2024, tendo que ser revistas pela gestão em vigor, eles vibraram ao projeto ser aprovado por unanimidade na primeira e também na segunda discussão realizada em sessão extraordinária que foi realizada logo após a ordinária.

Os outros projetos como a criação do Refis – Programa de Recuperação Fiscal, concessão de auxílio-aluguel a pessoas de baixa renda que estejam morando em local de risco e a redução de 70% dos valores cobrados pela estadia de veículos apreendidos ou removidos ao pátio municipal que ultrapassem os seis meses de estadia, também foram aprovados por unanimidade pelos vereadores em duas discussões.

Esses três projetos, junto ao dos mototaxistas seguem agora para a sanção da prefeita Raquel Lyra.

ASCES comemora 60 anos e recebe honraria durante solenidade na Câmara de Caruaru

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 20/06/2019 15h55, última modificação 13/08/2019 20h24
Na ocasião, a instituição de ensino recebeu a Medalha de Honra ao Mérito "Professora Sinhazinha", cuja propositura partiu do Vereador Daniel Lula Finizola

A noite da última quarta-feira (19) foi de comemoração e homenagens ao Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES), que chega aos 60 anos desde sua fundação. A solenidade foi proposta pelo vereador Daniel Lula Finizola, que na oportunidade entregou a Medalha de Honra ao Mérito "Professora Sinhazinha" ao Reitor Paulo Muniz, que representou a instituição de ensino durante o evento. 

A sessão foi prestigiada por docentes, colaboradores da Asces e autoridades, como: Rodrigo Pinheiro - vice-prefeito de Caruaru; Perpétua Dantas - secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Marupiraja Ramos - juiz titular do Juizado Especial Criminal de Caruaru; Marileide Oliveira - Pró-Reitora Acadêmica da ASCES; Emília Pinheiro - Pró-Reitora Administrativa da ASCES; Agildo Ferreira - Presidente da Acacil; Ivânia Porto - vice-presidente de Relações Institucionais da ACIC; Flávio Lira - Gerente Comercial da TV Asa Branca; Carlos Humberto - Superintendente do Jornal do Comércio. 

O propositor usou a tribuna para expor toda admiração que sente pela universidade, narrando a relação que construiu com a mesma ao longo de sua vida. "A universidade qualifica várias pessoas para poder chegar na sociedade e ajudar a colaborar e construir. A ASCES, assim como as outras universidades daqui, tem um papel importantíssimo em Caruaru no que tange essa questão da contribuição social", afirmou o vereador petista. 

A sessão solene pode ser assistida na íntegra através do Facebook do Poder Legislativo de Caruaru. 

Reunião conjunta das Comissões Parlamentares aprecia sete Projetos de Lei do Poder Executivo

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 19/06/2019 15h05, última modificação 19/06/2019 15h02
Um total de sete vereadores se reuniram nesta quarta-feira (19) para análise e aprovação de projetos encaminhados pela prefeitura

As comissões de Redação e Legislação de Leis, Finanças e Orçamentos, Saúde e Assistência Social, Segurança Pública, Obras e Serviços Públicos e Ética Parlamentar estiveram reunidas na manhã desta quarta-feira (19) para votar Projetos de Leis e emendas de projetos analisados anteriormente. Entre eles estava o que reajusta o salário dos médicos, a autorização do uso de bens públicos municipais para geração de energias renováveis, além da proposta que prevê o aumento no prazo para a troca das motos pelos profissionais moto-taxistas.

Reajuste salarial dos Médicos

O Projeto de Lei Nº 8.224/2019 recebeu algumas alterações por meio de uma emenda que, agora, autoriza o Poder Executivo a conceder um reajuste na remuneração dos Médicos do município, tanto no caso de efetivos quanto aos contratados. Além disso, houve a correção do índice de inflação, com percentual de 3,49% (três vírgula quarenta e nove por cento).

Moto-taxistas

A mudança no tempo de uso do veículo de cinco para nove anos - com mais um ano para adequação, totalizando dez, e a realização de duas vistorias anuais, sendo a segunda gratuita, para motos com mais de cinco anos de uso foram o teor do projeto de lei que altera o serviço de mototáxi em Caruaru.

Outros Projetos

Outros quatro projetos foram analisado e aprovados por unanimidade durante a reunião desta quarta. São eles: o que autoriza o município a ceder o uso de bens públicos para a geração de energias renováveis; o que versa sobre a criação do Refis – Programa de Recuperação Fiscal; o que concede auxílio-aluguel a pessoas de baixa renda, caso estejam morando em local de risco; e por fim, o projeto que trata sobre a redução de 70% dos valores cobrados pela permanência de veículos apreendidos ou removidos ao pátio municipal, cuja estadia ultrapasse o período de seis meses.

Agora, todos os projetos deferidos durante a reunião voltarão ao plenário para aprovação e, na sequência, passam a valer com a sanção da chefe do executivo municipal. 

Recesso Parlamentar Adiado

Por causa dos prazos regimentais, o recesso dos parlamentares será adiado em uma semana, tendo em vista a necessidade de análise e votação de três projetos encaminhados pelo Poder Executivo esta semana.

Tribuna: Destaques da sessão ordinária desta terça-feira (18)

por Núcleo de Comunicação Social da Câmara Municipal de Caruaru — publicado 19/06/2019 01h40, última modificação 21/06/2019 16h02
Vinte e cinco proposituras entre projetos de lei, requerimentos e indicações entraram em pauta

Destaques da 37ª Sessão Ordinária desta terça-feira (18)

Vinte e cinco proposituras entre projetos de lei, requerimentos e indicações entraram em votação na Sessão Ordinária desta terça-feira (18). Entre os temas, esteve em destaque o PL que visa o aumento das vagas de guardas municipais de Caruaru e também o que dispõe sobre uma gratificação especial para os servidores públicos que trabalharem fora do seu expediente comum, quando houver eventos culturais realizados na cidade. A indicação que pede ao Governo do Estado a isenção do IPVA e ICMS para os mototaxistas, de autoria do vereador Duda do Vassoural (PRTB) também entrou no debate.    

Mais 50 vagas para os guardas municipais

O Projeto de Lei nº 8223/2019 de autoria do Poder Executivo entrou em votação na Casa para que haja alteração no funcionamento da guarda municipal e para que sejam oferecidas mais 50 vagas para os aprovados no último concurso, com o objetivo de aumentar a segurança e preservação da ordem pública. Totalizando, assim, uma previsão no quadro efetivo da DESTRA de 150 (cento e cinquenta) guardas municipais, que deve atender de forma melhor a demanda do município.

O vereador Tafarel (PATRIOTA) que apresentou o requerimento solicitando que o poder executivo chamasse os outros aprovados votou a favor e se colocou a disposição dos guardas municipais e destacou o quanto é difícil passar em um concurso e não ser chamado. Com o projeto de lei as pessoas que se esforçaram para passar serão contempladas com esse aumento no efetivo.

Os demais vereadores que usaram a tribuna também falaram sobre o tema e elogiaram a iniciativa. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade em primeira e em segunda discussão realizada em sessão extraordinária realizada também nesta terça-feira.

Funcionários públicos podem ter direito a gratificação especial em eventos culturais

Também foi votado e aprovado em duas discussões o PL 8222/2019 do Poder Executivo, que dispõe sobre uma gratificação especial para os funcionários públicos que trabalharem fora do seu expediente comum, quando houver eventos culturais realizados na cidade. As festividades, como o Carnaval, Semana Santa, São João, Ciclo Natalino e Reveillón, que há uma grande concentração de pessoas na cidade e os servidores atuam fora de seu expediente normal de trabalho, possam receber uma gratificação como forma de compensar as horas extras. O projeto assim como o da guarda municipal segue para a sanção ou veto da prefeita Raquel Lyra.

Centenário do Central Sport Club é celebrado na Câmara de Caruaru

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 17/06/2019 15h00, última modificação 19/06/2019 16h40
A iniciativa do Vereador Daniel Lula Finizola reuniu membros da diretoria do time, ex-presidentes e torcedores.

No último sábado, 15 de junho, o Central Sport Club chegou aos 100 anos de fundação e foi motivo de solenidade na Câmara Municipal de Caruaru. O evento aconteceu na sexta-feira (14) e outorgou ao time caruaruense a Medalha de Honra ao Mérito "Gersino Pereira Barbosa" pelas incontáveis vitórias e alegrias proporcionadas à sociedade local na área esportiva. A propositura foi do Vereador Daniel Lula Finizola (PT), que durante a solenidade secretariou o presidente da Casa, o Vereador Lula Tôrres (PSDB). 

Motivos não faltaram para comemorar o aniversário do clube que foi fundado em 1919 e é o maior time do interior do estado de Pernambuco. O amor à camisa preta e branca foi demonstrada através das presenças ilustres, como a dos ex-presidentes do time, como os senhores Elias Soares, Ronaldo Lima, Antônio Amâncio, Luiz Lacerda Rodrigues, João Tavares Filho e Sivaldo Oliveira. 

O vereador Daniel Finizola, propositor da homenagem, usou a tribuna para falar um pouco sobre a admiração pelo Alvinegro de Caruaru. "O Central faz parte da identidade do cidadão caruaruense. Assim como o forró, assim como o barro, o teatro e a literatura. A gente bate no peito, no escudo preto e branco com a patativa, e diz 'eu sou caruaruense, eu sou Central'. O Central é símbolo da cidade. E vejam como o Central é caruaruense da gema, pois nasceu em junho, entre Santo Antônio e São João. Não existe nada que comprove mais que ele é daqui, que ele ter surgido nesse período", definiu o parlamentar. 

 

Central Sport Club

Entre os principais títulos, o Alvinegro Caruaruense foi Campeão Brasileiro da Série B de 1986, campeão pernambucano da série A2 de 1999, campeão da Copa Pernambuco de 2001 e campeão da Copa Governador Jarbas Vasconcelos de 2002. O clube já disputou 58 campeonatos estaduais da primeira divisão e teve, como o melhor resultado, dois vice-campeonatos em 2007 e 2018.

Comissões Parlamentares emitem pareceres favoráveis aos Projetos de Lei apresentados pelo Executivo Municipal

por Renata Torres - Núcleo de Comunicação Social — publicado 14/06/2019 17h20, última modificação 14/06/2019 17h35
Entre os aprovados estão propostas de aumento no quadro de servidores da Guarda Municipal e outro que garante gratificação para quem trabalha em eventos da prefeitura. Outros quatro PL precisaram de emendas e devem ser apreciados na próxima quarta-feira (19)

A reunião desta sexta-feira (14) foi realizada de forma conjunta pelas comissões permanentes do poder legislativo.  Participaram cinco comissões: Redação e Legislação de Leis, Finanças e Orçamentos, Saúde e Assistência Social, Segurança Pública, Obras e Serviços Públicos e Ética Parlamentar.

Além dos projetos de autoria do Poder Legislativo, o objetivo foi discutir os projetos em tramitação com autoria do Poder Executivo. Ao todo, seis Projetos de Lei da Prefeitura foram apreciados. São eles: Reposição inflacionária para os auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros; Criação do Refiz – Programa de Recuperação Fiscal de Caruaru; Reajuste salarial para os médicos; aumento em mais 50 vagas no quadro de Guardas Municipais da Destra; Gratificação Especial de Eventos - GEV a ser paga aos servidores públicos da administração direta e indireta do Município de Caruaru; e autorização para conceder o uso de bens públicos municipais para geração de energias renováveis.

O vereador Daniel Lula Finizola (PT), líder da oposição e integrante de duas comissões, questionou alguns artigos do projeto que trata de energia renovável e do que versa sobre reajuste para médicos e enfermeiros. “Ressaltamos a importância da participação dos conselhos municipais nessas discussões, a exemplo do que se trata de energia solar, é imprescindível a presença do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Caruaru (Condema). Também pedimos que os servidores contratados da área da saúde possam ser contemplados com o reajuste”, pontuou Daniel.

Diante das dúvidas, o secretário da Fazenda Municipal, Diogo Bezerra, foi convidado a participar da reunião para prestar alguns esclarecimentos. O titular da pasta reiterou que manter a parceria com o legislativo é importante para a discussão e detalhamento dos projetos. “Com esses questionamentos vamos acrescentar emendas para que a Câmara possa dar prosseguimento ao processo e levar os projetos a votação”, afirmou Bezerra.

Dos seis projetos apreciados dois foram aprovados pelas comissões, o da gratificação especial dos servidores que trabalham nos eventos especiais da prefeitura - a exemplo do São João, e o do acréscimo de 50 Guardas Municipais no quadro da Destra. “É um estímulo para esses profissionais no caso dos eventos porque muitos estendem a carga horária e não recebiam por isso. E o da guarda municipal que agora vai contar com 150 profissionais. Osso é um ganho muito grande para a cidade”, comemorou o vereador Bruno Lambreta, integrante da comissão de Finanças e líder do governo na Câmara.

Os outros quatro voltarão a ser analisados na próxima quarta-feira (19), às 8h, na sala das Comissões.

Tribuna: 36ª Sessão Ordinária apresenta debates sobre mobilidade, transporte público e o uso de aplicativo de transporte privado

por Renata Tôrres - Setor de Comunicação Externa do Poder Legislativo de Caruaru — publicado 14/06/2019 00h18, última modificação 14/06/2019 00h18

MOTOTAXISTAS, UBER E AVENIDA LOURIVAL JOSÉ DA SILVA

O protesto dos mototaxistas realizado nesta quarta-feira (12) foi o norte para o uso da tribuna por parte de alguns parlamentares. Daniel Lula Finizola (PT), falou que esteve na manifestação e ouviu queixas sobre a retirada de algumas praças de mototaxi por causa da obra de requalificação do centro da cidade, o tempo de uso da moto e falta de fiscalização.

Ele criticou a falta de diálogo com a gestão que segundo o vereador muitas vezes só há conversa com as categorias após a realização de protestos.

Ainda neste tema, Duda do Vassoural (PRTB) lembrou que apresentou nesta quinta-feira uma indicação ao governo do estado pedindo a isenção de ICMS e IPVA para os mototaxistas.

A causa também foi defendida por Edjaílson da CaruForró (PRTB), que assim como o vereador Duda do Vassoural e Sérgio Siqueira (Avante) lembrou mais uma vez a interdição da Avenida Lourival José da Silva e que apresentou requerimento para que a via seja liberada, melhorando o trânsito e o comércio naquele setor.

O líder do governo Bruno Lambreta (PDT) falou sobre a reunião no centro administrativo da prefeitura com representantes dos mototaxistas logo após o protesto e da nova reunião que foi realizada hoje. Ele reforçou que os pontos apresentados pela categoria alguns já foram vistos no projeto de lei do executivo que foi apresentado a Câmara que modifica, por exemplo, de 5 para 9 anos o tempo de uso da moto e que outras reivindicações estão sendo estudadas.

O vereador lembrou que deve chegar à Casa um projeto de regulamentação do Uber, objeto de queixa por parte dos mototaxistas e taxistas de Caruaru, cobrança também feita no dia de hoje pelo vereador Fagner Fernandes (Avante) durante um a parte.

Sobre a Avenida Lourival José da Silva, Bruno disse que uma decisão sobre a liberação total ou não da via está sendo estudada pela Destra e Secretaria de Planejamento e deve ser divulgada amanhã.

Tribuna: destaques da 35ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Caruaru

por Leonardo Santos publicado 11/06/2019 23h36, última modificação 11/06/2019 23h36

A visita de deputados estaduais de oposição ao Hospital Regional do Agreste no início da semana foi o norte das palavras do vereador Allysson da Farmácia (Cidadania). Ele cobrou melhorias para a unidade de saúde, criticou a falta de pagamentos para funcionários terceirizados e lembrou que pediu o relatório que será elaborado pelos integrantes da comissão da Alepe para que seja dada a devida publicidade ao assunto.

Ainda Sobre o HRA, Ranílson Enfermeiro (PDT) que é funcionário do hospital disse que a situação ainda não é a ideal, mas que o panorama na maior emergência do interior do estado é bem melhor diante de cenários críticos já vividos na unidade. Essa melhora seria atribuída aos atuais gestores que também foram elogiados por Alysson da Farmácia e Heleno Oscar (PATRIOTA).

Cuidados com Fogueiras

Dentro da temática junina, Heleno lembrou os cuidados necessários que devem ser tomados por quem vai acender fogueira para não danificar o asfalto, não atingir a rede elétrica, só queimar madeira legal e principalmente a atenção que os pais ou responsáveis devem ter com as crianças por causa das queimaduras.

Gastos com Publicidade e Propaganda

Daniel Lula Finizola (PT),líder da oposição, aproveitou o momento para criticar os gastos com publicidade e propaganda por parte da prefeitura de Caruaru e citou como exemplo o pagamento para captação de imagens brutas na ordem de 540 mil reais a uma produtora de vídeo. O vereador Fagner Fernandes (Avante) cobrou que a prefeitura reconheça que mesmo com licitação os valores pagos estão acima do preço de mercado.

Bruno Lambreta do PDT, líder do governo explicou a necessidade dessa e de outras contratações e disse que qualquer desconfiança em relação a esse processo é só procurar o tribunal de contas já que tudo está disponível do portal da transparência.

Trânsito na Avenida Lourival José da Silva

Edjailson da Caru Forró do PRTB usou a tribuna mais uma vez para falar sobre a interdição de uma das vias da Avenida Lourival José da Silva por causa das obras de requalificação da Rua 15 de Novembro. Segundo o vereador, o Coronel Gilmar Oliveira, presidente da Destra, ficou de estudar a liberação do trecho já que os serviços de requalificação estão acontecendo apenas no período noturno. Duda do Vassoural do PRTB reforçou a necessidade dessa mudança por causa da queda no movimento no comércio nessa área e as complicações no trânsito. Ele sugeriu a construção de uma ponte de 5KM às margens do Rio Ipojuca para reduzir os problemas com a mobilidade nesse trecho da cidade.

O vereador Sérgio Siqueira (Avante) destacou que também está a frente dessa situação, ouvindo feirantes e comerciantes. De acordo com ele, é preciso que o desbloqueio da rua seja resolvido da melhor forma para não prejudicar o comércio local, que é aquecido durante o período junino. Ainda sobre o trânsito, Sérgio criticou a falta de sincronização nos semáforos existentes na cidade. De acordo com ele, a situação é “arcaica” e precisa de modernização para que o tráfego flua livremente.

São João de Caruaru

Rozael do Divinópolis (PRTB), Ranílson Enfermeiro (PDT),  Edjaílson da Caru Forró (PRTB) e o presidente da Casa Lula Tôrres (PSDB) elogiaram a festa esse ano em especial o São João tradicional no Alto do Moura, nas comunidades rurais e o apoio dado pela Fundação de Cultura as comidas gigantes.

Homenagem a Zé Aílton

O projeto de lei nº 8.209/2019 de autoria da prefeita Raquel Lyra que denomina de vereador José Ailton do Nascimento o galpão “E”, localizado na Central de abastecimento de Caruaru, a Ceaca, foi aprovado me primeira discussão. A segunda votação está marcada para a próxima quinta-feira, dia 13 de junho. 

Transparência na publicidade pública foi pauta na reunião das Comissões desta sexta (07)

por Thayna Leite e Gabriela Mendes, estagiárias de Jornalismo(com supervisão de Catiane Damas) — publicado 07/06/2019 15h55, última modificação 07/06/2019 16h19
O Projeto de Lei propõe que os gastos com publicidade sejam expostos na veiculação dos anúncios

A Comissão de Legislação e Redação de Leis emitiu parecer favorável para o Projeto de Lei (PL) de n° 8070/2019, de autoria do vereador Galego de Lages (PSD), que prevê mais transparência na divulgação dos gastos com publicidade contratada pela administração pública. A reunião desta sexta, 7 de junho, analisou a proposta de que todo órgão ou entidade da Administração Pública, direta e indireta, deverá divulgar, em cada anúncio ou peça publicitária impressa, televisiva, radiofônica, digital e em outdoors o custo de sua veiculação. No caso de publicidade em outdoors, por exemplo, deverá constar o valor da publicidade, entre outros detalhes no rodapé. As informações precisarão constar, também, no Portal da Transparência do Poder Executivo.

A proposta apresentada só passa a valer após aprovada em plenário e sancionada pelo poder Executivo.

 

Homenagem ao Vereador José Ailton

A Comissão de Ética parlamentar em conjunto com a Comissão de Legislação e Redação de Leis aprovou por unanimidade o PL 8.209/2019, que homenageia o Vereador José Ailton do Nascimento – amplamente conhecido como Zé Ailton, dando seu nome ao galpão “E” situado na Central de abastecimento de Caruaru (Ceaca). O projeto, que é de autoria do Poder Executivo, reconhece as contribuições dadas pelo parlamentar ao município durante sua trajetória política.   

Câmara Municipal adianta primeira parcela do 13º salário aos servidores da Casa

por Leonardo Santos — publicado 07/06/2019 12h50, última modificação 10/06/2019 12h50
Os mais de 200 servidores receberam parte do benefício na última quinta-feira, 6 de junho.

A Câmara Municipal de Caruaru (CMC), através da Gestão do Vereador Lula Tôrres, antecipou o pagamento da primeira parcela do 13º salário a todos os servidores da Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Os mais de 200 servidores receberam parte do benefício na última quinta-feira, 6 de junho, o que só foi possível devido à economia feita durante os últimos anos. 

Com esta atitude, o objetivo da Gestão da CMC é  aquecer a economia local, tendo em vista que a cidade está vivendo o período de São João, que dura até o fim do mês de junho.

Para o presidente da Casa, a antecipação do já citado pagamento serve para, além de outras coisas, valorizar o trabalho do servidor. “Desde 2017 nós estamos fazendo economia de gastos, assim como no ano passado. Com essas ações, o dinheiro público é respeitado e ao mesmo tempo, valorizamos o trabalho dos servidores ao adiantar a primeira parcela do décimo terceiro salário”, enfatiza o presidente.

Câmara Municipal de Caruaru recebe estudantes de Direito da Asces

por Thayna Leite Estagiária de Jornalismo(com supervisão de Catiane Damas) — publicado 05/06/2019 16h00, última modificação 05/06/2019 16h00

 

Uma aula acadêmica diferente trouxe movimentação de jovens estudantes para o Poder Legislativo de Caruaru. Incentivados e acompanhados pelo seu professor do curso de ciência política e direito da Asces - Marco Aurélio, os alunos do primeiro período de direito do centro universitário, fizeram uma visita a Câmara Municipal, nesta quarta-feira (05). Os estudantes foram guiados pelo presidente da comissão de licitação e supervisor de Gestão Pública - Vicente Sabino, que os levou para uma visita guiada pelos departamentos da casa e assim conhecerem a dinâmica dos trabalhos realizados na instituição.

 

Para o estudante Daniel Cadengue, o momento foi de grande proveito acadêmico e também para o exercício da cidadania conhecer de perto o lugar onde são regidas as leis que organizam a sociedade Caruaruense. “Pra gente é de extrema importância. Muita gente que mora em caruaru nunca entrou aqui e poder ter essa oportunidade de fazer essa visita de forma acadêmica e ver como tudo aqui funciona na prática, é de extrema relevância pra mim como cidadão. Hoje, por exemplo, não teve sessão. Mas por outro lado pudemos ver que não tem só 23 vereadores aqui, mas toda uma equipe que dá esse suporte para a casa e muita gente não sabe disso. Eu mesmo não sabia que tinha tanta gente trabalhando aqui e foi muito bom poder conhecer melhor a Câmara”, afirmou Daniel.

O professor Marco, que teve a iniciativa de organizar a aula de forma diferente, afirma que é importante mostrar a prática dessas disciplinas, já que a política acontece todos os dias no cotidiano doas alunos. “A ideia da visita é de afinar essa relação de teoria e prática e ampliar esse convênio que já existe entre a Asces e a Escolegis (Escola do Poder Legislativo de Caruaru), porque o lugar mais próximo politicamente deles, é sempre a Câmara dos Vereadores e esse ambiente tem toda uma técnica Legislativa de produção de leis, mas também tem uma técnica de debate político, unindo as duas questões do direito, fazendo com que eles tenham a dimensão muito maior do processo,” declarou o educador.

Tribuna: 33ª ordinária discute limpeza urbana a segurança no trânsito e saneamento

por Núcleo de Comunicação — publicado 05/06/2019 10h50, última modificação 07/06/2019 16h10
CMC debate riscos que a falta de limpeza de terrenos representa para a população e vota lei que reorganiza Conselho Tutelar
 Tribuna: 33ª ordinária discute limpeza urbana a segurança no trânsito e saneamento

Foto de Vladimir Barreto

A reunião ordinária, desta terça (4), na Casa Jornalista José Carlos Florêncio debateu diversos aspectos que vêm incomodando a população caruaruense como políticas públicas para animais, falta de limpeza de terrenos abandonados, a falta de segurança pública e o suposto afastamento do Governo do Estado das questões enfrentadas pelos municípios. E parlamentares ainda aprovaram o projeto de lei do Executivo para organização do Conselho Tutelar de Caruaru 


Limpeza urbana e ataques de escorpião

O Vereador Daniel Finizola (PT) levanta o alarmante número apresentado no Estado de Pernambuco - que, de janeiro a abril deste ano, registrou mais de 5 mil ataques de escorpião, ou seja, uma média diária de 44 ocorrências ao dia. O Parlamentar apresentou em tribuna a questão para demonstrar o risco a que a falta de limpeza dos terrenos abandonados expõe a população e lembra a lei aprovada na casa que permite que o poder público municipal execute o serviço de limpeza nessas áreas e enviem a conta para que os proprietários desleixados paguem.

Os edis Moysés Santos (PATRIOTA) e Sérgio Siqueira (AVANTE)  também se posicionaram efusivamente sobre o problema que vem preocupando os moradores de diferentes bairros do município. Na ocasião, Moysés até apresentou aos colegas um vídeo que gravou com sua equipe de gabinete com os moradores do Fernando Lyra, que se queixaram da exposição a roedores, bichos peçonhentos e ainda o risco de assalto, já que o matagal facilita também a abordagem de criminosos, de acordo com eles. 

Documentos de identidade
Parlamentares defendem a ampliação da oferta de lugares que possam entregar documentos de identidades aos cidadãos de Caruaru com maior celeridade. O debate foi fomentado pelos parlamentares Duda do Vassoural (PRTB) e Sérgio Siqueira (AVANTE)

Lombadas Eletrônicas
A desativação das lombadas eletrônicas volta a ganhar espaço nas discussões da Câmara. O parlamentar Marcelo Gomes (PSB)  apresentou sua preocupação com o aumento de acidentes após a retirada das mesmas. Para ele, as lombadas eletrônicas representam uma maior segurança para o trânsito dos veículos e pedestres nas rodovias, que já se encontram negligenciadas pela defasagem no número atual de agentes rodoviários.

Questionamento: Governo do Estado em dívida com o município?
Parlamentares discordam entre si sobre questionamento levantado em tribuna pelo colega Allyson da Farmácia (CIDA), que afirma sentir falta de uma presença mais próxima da população caruaruense, tanto do governador Paulo Câmara, quanto dos deputados federais e estaduais eleitos com ajuda do município.

Bruno Lambreta (PDT) lamenta a falta de apoio mais substancial do Estado para realização da festa referência da Capital do Forró, que é o São João. Para ele, o governador foi omisso no ano passado e esse ano mandou um incentivo financeiro muito inferior ao necessário para produção do evento que não só demarca a cultura local no cenário nacional, como também é o responsável pela grande movimentação da economia da cidade e região.

Galego de Lajes (PSD), Marcelo Gomes (PSB) e Rozael do Divinópolis (PRTB) defendem benfeitorias realizadas em Caruaru pelo governo do Estado e apresentam diversos projetos e ações que defendem ter melhorado a vida da população – em termos de segurança pública (BIESP), abastecimento de água entre outros, através de requerimentos apresentados por deputados como Tony Gel e Zé Queiroz.


Conselheiros tutelares ganham aprovação da Câmara para reestruturação do conselho
Parlamentares votam favorável ao projeto de lei do Executivo que trata sobre direitos e deveres dos conselheiros

Câmara aprova unanimemente, durante sessão ordinária desta terça (04), o texto da lei que apresenta 72 artigos que definem organização e o funcionamento dos Conselhos Tutelares do Município de Caruaru.

As duas discussões para aprovação da lei 8162 de 2019 ocorreram no mesmo dia. Ao término da sessão ordinária, foi convocada reunião extraordinária para finalização do debate e votação do documento que traz questões como o dever de exclusividade de atuação do conselheiro, hierarquia dos órgãos, ao piso e valores de diárias desses profissionais para trabalhos fora de Caruaru.

Para os parlamentares da oposição, alguns artigos do texto merecem reformulação, como o caso das diárias de apenas 25 reais e o conflito entre a proibição imposta para exercício de outras atividades remuneradas pelos conselheiros municipais e o artigo da Constituição Federal, abraçado pela própria lei, e que traz as exceções à exclusividade.

Entretanto, em debate durante as reuniões das comissões para análise dos projetos, os próprios conselheiros chamaram a atenção para a necessidade urgente de se colocar em vigor a nova lei que deve reger a classe. Por esse motivo, os parlamentares votaram favorável ao projeto que agora segue para sanção da prefeita Raquel Lyra. 

Restruturação do Conselho Tutelar de Caruaru volta a ser discutida por Comissões Parlamentares

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 31/05/2019 16h49, última modificação 31/05/2019 16h49
Integrantes de seis comissões de vereadores, juntamente com o corpo jurídico da Câmara e representantes da categoria, trataram sobre PL do Poder Executivo

A Câmara de Caruaru recebeu, nesta sexta-feira (31), mais uma reunião das Comissões parlamentares para tratar sobre a reestruturação do conselho tutelar de Caruaru. Ao todo, se reuniram 12 parlamentares - totalizando integrantes de seis comissões (Redação de Leis, Direitos Humanos, Finanças e Orçamento, Saúde, Educação e Ética) juntamente com  representantes do Conselho Tutelar, para que assim fossem abordados os pedidos de alteração no Projeto de Lei (PL) feitos no último encontro, ocorrido no dia 24.  

Eles acompanharam as avaliações jurídicas e o retorno das alterações solicitadas, levados ao Poder Executivo para avaliação. Entre os itens pontuados pelos conselheiros estavam: revisão da diária - que hoje está em torno de R$25 reais, adicional por insalubridade e periculosidade, acompanhamento de equipe técnica multidisciplinar e exclusividade na função.

Dentro da proposta que retornou da prefeitura, apenas um item foi contemplado, o que tratava da exclusividade na função. Ao final, o texto original acabou sendo mantido, submetido a votação das comissões e aprovado por unanimidade. Na sequência, o PL seguirá para o plenário no intuito de ser votado pelos vereadores e a pela vereadora.

A Casa ainda não tem data para votar a matéria, ficando sob a responsabilidade da Mesa Diretora escolher o momento para inserir na pauta. 

Limpeza da Feira e segurança dos praticantes de ciclismo são pautas defendidas durante sessão desta quinta (30)

por Thayna Leite Estagiária de Jornalismo(com supervisão de Catiane Damas) — — publicado 31/05/2019 00h40, última modificação 31/05/2019 16h18
Confira os principais temas abordados na reunião ordinária desta quinta-feira (30) pelos vereadores de Caruaru

A 32ª Reunião Ordinária aconteceu nesta quinta-feira (30) e trouxe temas importantes para o desenvolvimento da Capital do Agreste. Confira os principais tópicos apresentados em plenário: 

Projeto feira Limpa é defendido no parlamento

A busca dos caruaruenses nas feiras livres geralmente é por frutas e verduras, mas esse comércio popular possui também uma grande variedade de mercadorias tradicionais que compõe uma Caruaru ainda mais cultural. Em reconhecimento da importância econômica, cultural e social que as feiras livres proporcionam à Capital do Agreste, o vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB) explanou a importância de haver mais atenção dos poderes públicos por uma requalificação na infraestrutura dos locais e das barracas utilizadas nestes ambientes de comércio, mirando principalmente na limpeza e coleta de lixo na localidade das feiras.

“Os espaços das feiras livres estão necessitando de atenção dos órgãos responsáveis; em visita a estes locais nos deparamos com barracas degradas e quebradas, ausência de infraestrutura básica e muita sujeira causada pela ausência de equipamentos de coletas de materiais descartados,” explicou o vereador.

Segurança na hora de pedalar ganha espaço na Câmara

O ciclismo vem ganhando cada vez mais espaço nos municípios do interior de Pernambuco e algumas medidas para melhorias deste quesito foram propostas no parlamento de Caruaru para que haja mais segurança para os atletas desta categoria. Pensando nisso, o vereador Italo Henrique (PSD) solicita que o Governo do Estado de Pernambuco implemente a instalação de placas indicativas que informem aos motoristas a presença de ciclistas nas rodovias da PE 95, entre Caruaru e Ameixas, na BR 104, entre Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe e na BR 232, entre Caruaru e Gravatá e entre Caruaru e São Caetano, para que sejam alertados e reduzam a velocidade e, assim, possam evitar acidentes.

“Estes atletas arriscam suas vidas entre os carros pela paixão ao ciclismo e há a necessidade da instalação de placas indicativas que informem aos motoristas que existe o trafego de ciclistas nessas rodovias e assim, haja mais atenção e redução da velocidade, minimizando o índice de acidentes nas rodovias”, afirmou o parlamentar.  

 

Transporte de animais e cuidado odontológico para a população são tópicos abordados em plenário nesta terça (28)

por Núcleo de comunicação social — publicado 29/05/2019 00h55, última modificação 31/05/2019 13h05
Ordinária da Câmara aconteceu sob olhar de estudantes de comunicação da UFPE e analisou cerca de 34 documentos da ordem do dia
Transporte de animais e cuidado odontológico para a população são tópicos abordados em plenário nesta terça (28)

Fotos: Vladimir Barreto

Vereadores do Poder Legislativo de Caruaru conduziram a 31ª sessão ordinária do ano para analisar e votar os 34 projetos presentes na pauta. Durante a reunião que ocorreu na tarde desta terça-feira (28), acadêmicos da UFPE Caruaru dos segundo e sexto períodos do curso Comunicação Social (ênfase em Produção Cultural e Mídias Sociais) realizaram um trabalho de campo com os vereadores da casa.

Dentre os principais destaques da reunião, apelos e agradecimentos ao Executivo municipal em discursos na tribuna, bem como a solicitação de unidade móvel odontológica para a área urbana da cidade estava entre os documentos apreciados.


Odontomóvel para Caruaru

O vereador Edmilson do Salgado apresentou o requerimento de número 1186/2019 que foi aprovado pela totalidade do plenário. O documento que solicita uma unidade móvel odontológica para a cidade tem, de acordo com justificativa, o intuito de beneficiar a população de áreas com difícil acesso, pessoas em situação de rua e alunos da rede municipal que necessitam do atendimento bucal.

 

Projeto de lei para Transporte público de animais retorna para a Câmara

O projeto de lei do parlamentar Fagner Fernandes n° 7769 de 2018, que em abril deste ano recebeu aprovação unânime da Câmara, solicita a autorização do município para que os proprietários de animais de pequeno porte possam conduzir seus animais por meio de transporte público, desde que atendidas algumas exigências. O documento que seguiu para a anuência da prefeita, voltou para a casa para sanção tácita sob a não manifestação do Poder Executivo.

Jovem empresária recebe cidadania caruaruense durante solenidade na CMC

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 27/05/2019 15h05, última modificação 28/05/2019 13h13
A outorga reconhece a contribuição dada ao município pela senhorita Roberta Micaele, que é natural de Pesqueira e reside em Caruaru desde os 4 anos.

 A Câmara de Caruaru sediou, na noite da última sexta-feira (24), mais uma sessão solene para a outorga de título de cidadania caruaruense. Desta vez, a homenagem foi para a jovem empresária Roberta Micaele Cordeiro Costa, natural de Pesqueira e residente em Caruaru desde 1997. O título foi proposto pelo vereador Marcelo Gomes, que secretariou o presidente da Casa, o vereador Lula Tôrres, na condução da solenidade. 

Durante o evento, os presentes puderam conhecer um pouco da trajetória profissional de Roberta, que desde cedo demonstrou interesse e aptidão pelo empreendedorismo. "Como vereadores temos algumas incumbências, dentre elas está a de reconhecer as personalidades que escolheram nossa cidade para investir, empregar pessoas e constituir família. Foi assim que Roberta abraçou nossa cidade e agora é uma cidadã de Caruaru. Diante de tudo que falei aqui, a senhorita merece esse reconhecimento. Parabéns", disse Marcelo Gomes. 

A sessão foi prestigiada por amigos e familiares da homenageada, que usou a tribuna para agradecer a todos e expressar a alegria por se tornar filha de Caruaru. "Sou muito grata por Marcelo ter me reconhecido, por ter reconhecido minha história. Caruaru é uma cidade pela qual tenho amor e gratidão, é um lugar de oportunidades. Caruaru é uma cidade que proporciona muito sucesso àqueles que têm garra para correr atrás do que deseja. Obrigada Marcelo e muito obrigada Caruaru", finalizou Roberta. 

A sessão solene pode ser assistida através do Facebook do Poder Legislativo de Caruaru. 


Homenageada 

Nasceu em Pesqueira-PE em 24 de julho de 1993. Filha da também empresária Veronice Cordeiro Costa (atual diretora da Cia do Churrasco, no Caruaru Shopping) e do também empresário Roberto Carlos da Silva Costa (In Memorian). No ano de 1997, a família Costa veio morar em Caruaru, com o sonho de investir no ramo empresarial. Em 2012, apareceu a oportunidade da jovem empresária abrir seu próprio negócio sendo a primeira franqueada do grupo AMC TÊXTIL (Colcci) no Caruaru Shopping e devido a seu sucesso, foi eleita a Empresária Jovem do Ano, pela CDL JOVEM em 2012. Em 2013, decidiu expandir seu negócio também para o Shopping Difusora. Em 2014, devido ao sucesso de suas lojas no comércio caruaruense, foi convidada para se tornar franqueada da marca Carmen Steffens, na cidade de Garanhuns (até 2016). Em 2017, a empresária decidiu investir também em outros seguimentos: o Alimentício e o Hoteleiro. Atualmente é a diretora do Restaurante Novilho Churrascaria e do Prime Hotel. Com um vasto currículo, a jovem empresária de apenas 25 anos, vem desenvolvendo uma carreira ascendente na capital do Agreste. Roberta Costa, sempre está em busca de um melhor desenvolvimento para suas empresas e funcionários que somam mais de 45. Suas empresas geram emprego e renda para a região. 

Reunião das Comissões debate melhorias no Conselho Tutelar e controle dos Fogos de artifício

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 24/05/2019 17h40, última modificação 24/05/2019 17h40
Sete comissões foram convocadas para o debate dos 30 projetos da pauta e conselheiros tutelares participaram da reunião
Reunião das Comissões debate melhorias no Conselho Tutelar e controle dos Fogos de artifício

Foto Vladimir Barreto

Cerca de 30 projetos entraram em pauta na reunião das comissões nesta sexta-feira (24).   A reestruturação do Conselho Tutelar e o controle de fogos de artificio ganharam destaque na conferência. Importantes pontos foram abordados no encontro que reuniu sete comissões diferentes e representantes do Conselho tutelar. Dentre os membros das comissões presentes estavam os vereadores Heleno Oscar; Ranilson Enfermeiro; Zezé Parteira; Pb. Andrey Gouveia; Pierson Leite; Daniel Finizola; Bruno Lambreta ; Edmilson do Salgado; Fagner Fernandes; Cecílio Pedro e Ítalo Henrique.

Conselheiros Tutelares são ouvidos pelos membros das comissões da Câmara

O Poder Executivo de Caruaru apresentou à Câmara o projeto de lei de número 8.162/2019 que tem o objetivo de reestruturar o Conselho Tutelar da cidade. O debate foi dedicado especialmente para ouvir as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área e suas considerações sobre os diferentes pontos abordados nos mais de 70 artigos constantes no documento. O aumento salarial e melhores condições de trabalho foram abordados. Mas a organização de equipe técnica de profissionais que conte com psicólogos, assistentes e pedagogos para agilidade de resposta do conselho frente às demandas diárias foi o que ganhou o centro do debate. Durante o momento ainda, dúvidas sobre a permissão para desempenhar duas profissões públicas diferentes, no trecho da lei que trata sobre exclusividade do trabalho, foram esclarecidas. No entanto, alguns aspectos ainda precisaram de um parecer da Prefeitura de Caruaru para que a análise se completasse satisfatoriamente. O líder da situação, o vereador Bruno Lambreta se responsabilizou por levar pessoalmente esses pontos para discussão com a prefeita Raquel Lyra e uma nova reunião das comissões com a categoria foi marcada para a conclusão do debate e assim poderem apresentar para a votação em plenário um documento íntegro e que realmente atenda às necessidades do município e dos conselheiros tutelares.

 

Documento que visa proibir fogos de artifício em Caruaru é discutido nas Comissões

O vereador Daniel Finizola (PT) propôs que a utilização de fogos de artifício que causem poluição sonora seja proibida no município de Caruaru. Ele acredita que esse impedimento pode poupar uma parte importante da população que sofre com os estouros - principalmente crianças, idosos e animais.  O projeto encontrou resistência por parte de alguns membros das comissões e recebeu parecer desfavorável da consultoria jurídica por se tratar de um tema delicado, já que os fogos estão culturalmente enraizados nos eventos sociais da cidade.  Ainda assim, o projeto recebeu a aprovação necessária para ser discutido no plenário da casa. Para os presentes na reunião, algumas questões ainda merecem análises mais criteriosas, como os fatores culturais e econômicos que envolvem o negócio dos fogos de artifícios na Capital do Forró. Para Daniel, o intuito da proibição não é acabar com os artefatos, mas sim conduzir para que a sociedade se adeque a nova realidade sem ter que passar por cima da cultura ou prejudicar os negócios, bastando lançar mão da utilização de fogos que não fazem barulhos estrondosos, mas ainda preserva a beleza visual das cores durante os espetáculos e comemorações.

Educação, esporte e saúde são pautas durante sessão ordinária desta quinta (23)

por Thayna Leite Estagiária de Jornalismo(com supervisão de Catiane Damas) — — publicado 24/05/2019 00h00, última modificação 31/05/2019 12h57
Confira as principais pautas abordadas pelos parlamentares durante reunião

Parlamentar defende a educação como prioridade

O vereador e também professor Daniel Finizola (PT), discursou em prol da educação, fazendo apelo ao Poder Executivo por mais atenção às escolas públicas de Caruaru. Na oportunidade, citou dificuldades que os alunos têm enfrentado, como a falta de professores e materiais didáticos, que estão estocados por não haver espaço e verba para a instalação dos recursos educativos nas escolas.

“Faltam professores de português. Não é por dez ou quinze dias, é um bimestre inteiro. Está sendo retirado da criança o direito de estudar. É uma questão que fere o direito da criança e do adolescente”, desabafou Daniel. O parlamentar pede, ainda, apoio da Casa para que seja tomada a iniciativa de melhorar a educação de Caruaru, e sugere a solicitação de uma reunião com a secretária de educação Marta Medeiros, para que sejam avaliados os meios de aprimoramento para essa área.

 

Ainda durante a sessão, a Casa Legislativa de Caruaru, como de costume, abordou temas sobre a resolução de problemas de infraestrutura das ruas e pontos de iluminação e calçamento de vias. Pautas de interesse público que demonstram a importância de ser acompanhadas de perto pela população da Capital do Agreste. Mais investimento no futuro e lazer de crianças e adolescentes também foram projetados na Câmara.

 

Projeto de Lei visa um futuro melhor para os jovens através de uma escolinha de futebol

Entrou em votação o projeto do vereador Pb. Andrey Gouveia (PATRI) sobre a criação da escolinha municipal de futebol no bairro do João Mota. Para o parlamentar, será de grande relevância para todos,  vez que os adolescentes e jovens enxergam no esporte a possibilidade de se ter um momento de lazer, o que contribuiria em relação ao distanciamento das drogas e da vida na criminalidade.

“O bairro é de uma população simples, humilde e de baixa renda, o que faz com que as famílias não tenham condições de procurar escolas de futebol privadas para matricularem seus filhos. Vale ressaltar, que no futebol também se verifica a oportunidade de crescimento e construção do futuro através do esporte que é o sonho de muitos dos nossos jovens, afastando da ociosidade que muitas das vezes leva a juventude às drogas e práticas criminosas. Além disso, concedendo um bem estar a todos, repercutindo diretamente na socialização entre eles”, defendeu o vereador.

 

Plano de implantação de uma unidade móvel odontológica é projeto na Câmara

Mirando mais comodidade para a população e eficácia no atendimento à saúde em Caruaru, o vereador Rozael do Divinópolis (PRTB) elaborou projeto de Lei, de número 1186/2019, que viabiliza a implantação da Unidade Móvel Odontológica. A intenção é beneficiar a população de áreas com difícil acesso e pessoas em situação de rua, além de alunos da rede municipal das áreas urbana e rural. Também chamado de “Odontomóvel”, o veículo é um consultório adaptado, que possibilita a ida do serviço até a população, promovendo mais acesso ao atendimento da Saúde Bucal.

Preservação e conservação do Monte, lançamentos Juninos e transportes complementares são destaques da tribuna

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 22/05/2019 09h50, última modificação 31/05/2019 12h55
Confira os destaques da sessão ordinária desta terça-feira (21)

Monte Bom Jesus

Vereadores comemoram o destaque que o Monte Bom Jesus teve durante as festividades do município em comemoração aos 162 anos de Caruaru


Para o vereador Sérgio Siqueira (Avante), a revitalização do cartão postal da cidade contribuiu para a sua valorização e entregou a sociedade um espaço de lazer às famílias, que foi muito prestigiado durantes as comemorações do aniversário de Caruaru. Contudo, a falta de lixeiras, é uma grave falta que precisa ser revista pelo poder público, segundo o parlamentar, já que o local recebe um fluxo grande de visitantes e turistas de diferentes regiões do país. O líder da situação, o vereador Bruno Lambreta (PDT), elogiou a iniciativa do colega de apresentar um requerimento na casa, para que mais lixeiras sejam disponibilizadas no local, e assim ajudar o município a preservar o cenário contemplativo do Monte.


São João

Vereadores anunciam lançamento do calendário junino dos bairros de Caruaru


Estamos nos aproximando do mês mais festivo do calendário caruaruense, e os vereadores já se mobilizam junto às comunidades para entregar as tradicionais festas dos bairros da Capital do Forró. Os parlamentares Edjailson da Caru Forró (PRTB) e Rozael do Divinópolis (PRTB) anunciaram entusiasmados o lançamento junino das Comidas Gigantes que acontece, amanhã à noite, na rua Barão de Itamaracá. Durante a ocasião, a associação dos idealizadores das Comidas Gigantes de Caruaru vai divulgar a toda a programação junina organizada pelos bairros.

O vereador Edjailson também comemora o foco na segurança pública que os organizadores do São João de Caruaru estão priorizando para o evento. Segundo o edil, a estrutura montada com equipe de bombeiros, policiais, guardas municipais e juizados impressiona até mesmo as equipes de Campina Grande. “ Esse ano teremos o Maior, melhor e mais seguro São João do mundo”, afirma.

 

Transporte alternativo

Transporte complementar deve ganhar centro de novas discussões na Câmara


O parlamentar Daniel Lula Finizola (PT) relembra na tribuna a importância dos transportes alternativos para o comércio da cidade, em especial os veículos traçados – as tradicionais Toyotas, que conseguem ter acesso aos mais diversos rincões da região. E comenta que esteve em Recife debatendo a questão com autoridades do estado e chamou a atenção para a urgência de se pensar medidas e incentivos para que esses profissionais continuem trabalhando, ofertando condições dignas a sua atuação pelo bem da economia local.

O vereador que reclamou a necessidade da criação de uma comissão só para tratar dos assuntos relacionados ao trânsito na cidade, também reivindicou atendimento às demandas apresentadas pelos moto-taxistas, como a redução de impostos ou tarifas, e regularização dos veículos que rodam pelos aplicativos. O discurso do edil foi apoiado por seus colegas Edjailson (PRTB) e Duda do Vassoural (PRTB) que também estão sempre acompanhando as pautas. O vereador Bruno Lambreta afirmou que o Poder Executivo está em constante debate sobre o assunto, muitos acompanhados diretamente por alguns parlamentares e que, em breve, a pauta será apresentada a casa.

Anos dourados do rádio são referenciados em sessão solene alusiva aos 162 anos de Caruaru

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 18/05/2019 10h00, última modificação 20/05/2019 14h16
O momento também condecorou profissionais da comunicação que iniciaram sua trajetória na radiodifusão
Anos dourados do rádio são referenciados em sessão solene alusiva aos 162 anos de Caruaru

Fotos: Vladimir Barreto

O auge da era radiofônica em Caruaru foi retratado durante solene que homenageou os 162 anos da Cidade e levou os presentes a uma verdadeira viagem no tempo, através dos relatos apresentados pelo professor Edson Tavares - em menção a sua obra intitulada Amplitude Modulada, prestigiada durante a ocasião. Para o professor, a história dos radialistas reverenciados no livro se mistura com a história do próprio rádio em Caruaru. “Essas vozes fazem parte do imaginário popular, e necessitávamos de uma obra que fizesse esse registro científico do momento grandioso da radiofonia”, afirma.

A ocasião teve como ápice a entrega da medalha de honra ao mérito, que leva o nome do patrono da casa, Jornalista José Carlos Florêncio em consagração a oito comunicadores que iniciaram sua história profissional na rádio: Mário Flávio (CBN), Almir Vilanova (Asa Branca), Wilson Bezerra (Metropolitana FM), Sócrates da Silva (Rádio Liberdade), Givanildo Silveira (Rádio Jornal), Dilson Oliveira (TV Jornal), Elaine Dias (Rádio Cultura) e Jaciara Fernandes (Jornal Vanguarda).

Todos foram categóricos em seus discursos ao atribuírem ao rádio, a paternidade do jornalismo, como expressou literalmente em suas palavras, Elaine Dias – que ainda atua no berço da notícia. Para Mário Flávio, a radiodifusão foi a sua primeira faculdade, foi ali que aprendeu as valiosas lições que carrega para vida.

Em sua narrativa, Mário - que já foi assessor de Comunicação do Poder Legislativo de Caruaru - lembra emocionado das dificuldades que enfrentou para cursar comunicação e do legado que seu emprego na Câmara lhe conferiu. “O jornalismo me deu tudo. A possibilidade de trabalhar com o futebol, a possibilidade de trabalhar com política e foi aqui nessa casa que eu aprendi tudo sobre política (...) E o jornalismo me deu uma família”, declarou ele fazendo referência a sua esposa, a também jornalista Renata Torres presente no evento.

Já o apresentador do ABTV 1ª edição Almir Vilanova, ao falar sobre a premiação recebida afirmou que a palavra gratidão traduz o sentimento do momento. Para ele, a Comunicação Social carrega a importante missão de ajudar a sociedade a se informar e ao mesmo tempo refletir sobre si mesma.  Jaciara ressaltou o significado da medalha jornalista José Carlos Florêncio. Ela que também foi assessora de imprensa da Câmara, afirmou estar honrada com a comenda que leva o nome do patrono do Poder Legislativo.

Os vereadores propositores da solene, Lula Tôrres e Daniel Finizola comentaram a relevância das personalidades homenageadas do dia por sua contribuição na história do município que se desponta como liderança no Estado de Pernambuco. “O papel que vocês cumprem no sentido de fazer com que o debate político chegue até a população, é de extrema importância para a construção da cidadania caruaruense”, disse Finizola se dirigindo diretamente aos comunicadores durante discurso.

A solenidade, que pode ser acessada pela página do Poder Legislativo de Caruaru no Facebook, foi prestigiada pelas ilustres presenças da prefeita Raquel Lyra, de João Lyra Neto - ex-prefeito e governador do estado, da Deputada Estadual Priscila Krause, de Rodrigo Pinheiro - vice-prefeito de Caruaru, além de vereadores e secretários do município. 

NOTA DE PESAR

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 17/05/2019 15h20, última modificação 20/05/2019 14h18

É com grande pesar que o Poder Legislativo de Caruaru lamenta o falecimento da servidora e amiga, a senhora Suze Vicente da Silva, a Dona Suze, na noite dessa quinta-feira (16).
Suze integrou o quadro de servidores da Casa por mais de 25 anos e era querida por todos. Ela partiu de forma prematura aos 56 anos. Descansou após uma árdua batalha por sua vida, deixando quatro filhos e netos.
A Câmara de Caruaru está de luto e deseja que os filhos, amigos e familiares o conforto nas lembranças ternas que guardam da Dona Suze.

Aumento de salário dos professores mobiliza reunião extraordinária das comissões da Câmara de Caruaru

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 16/05/2019 17h35, última modificação 16/05/2019 17h35
Aumento de salário dos professores mobiliza reunião extraordinária das comissões da Câmara de Caruaru

Fotos: Vladimir Barreto

Os projetos de Lei da prefeita Raquel Lyra (PL 8154/19 e o PL 8155/19) para reajustes salariais dos professores do município motivaram o Poder Legislativo de Caruaru a reunir a Comissão de Legislação e Redação de Leis e a Comissão de Educação, Cultura e Esportes, na manhã desta quinta-feira (16), para avaliar os documentos criados com o intuito de adequar os vencimentos desses profissionais ao piso nacional dos docentes.

A educadora Cida Santos, diretora executiva SINDUPROM-PE (Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino no Estado de Pernambuco), seccional Caruaru, compareceu à reunião como representante da classe dos professores. De acordo com ela, cerca de 60% dos educadores que não pertencem ao quadro efetivo de docentes recebem um salário inferior ao piso nacional.

Cida elogia a inciativa da Câmara em abrir as portas da casa para o debate: “nosso apelo foi que essa casa fizesse a intervenção para que a gente pudesse sair com esse projeto retroativo. E assim a casa o fez, o nosso ofício foi encaminhado, foi debatido aqui na comissão de educação. A casa assumiu seu papel no debate, em defesa dos professores, a gente sentiu isso nitidamente de todos os vereadores que estavam aqui empenhados para que as coisas fossem resolvidas, afirma.

De acordo com o vereador Daniel Lula Finizola (PT), que também é professor, os documentos devem seguir para apreciação do plenário ainda hoje.  “As comissões avaliaram os dois projetos referentes aos professores da cidade, tanto o piso nacional dos professores, cujo aumento é de 4, 17% (que é uma lei federal), quanto o aumento que foi estabelecido para os professores contratados. Ambos receberam votos favoráveis dos membros das comissões, então é muito provável que os dois projetos entrem na pauta de hoje da sessão ordinária para que a gente tenha a aprovação desses dois projetos”, conclui o parlamentar.

Deputado Federal Fernando Rodolfo é o mais novo cidadão de Caruaru

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 16/05/2019 13h00, última modificação 20/05/2019 16h09
Com propositura apresentada pelo Vereador Fagner Fernandes, título foi entregue durante solenidade na última quarta-feira (15)

A Casa Jornalista José Carlos Florêncio recebeu na noite da última quarta-feira, 15 de maio, sessão solene de outorga do título de cidadania caruaruense ao jornalista e Deputado Federal Fernando Rodolfo. O evento foi proposto pelo vereador Fagner Fernandes que também secretariou o presidente da Casa, o vereador Lula Tôrres, na condução dos trabalhos durante o evento. 

Natural da cidade de Garanhuns, o homenageado teve sua trajetória profissional e política exposta aos que acompanhavam a sessão através das palavras do propositor Fagner Fernandes, lembrando que o jornalista sempre lutou por Caruaru, ao tentar trazer melhorias para a população, mesmo antes de se tornar deputado federal. "Prestamos, hoje, uma das mais justas homenagens que esta Casa concede. Apesar de não ter nascido nesta terra, Fernando Rodolfo escolheu como sua e decidiu viver, trabalhar, formar família e colaborar para o desenvolvimento da nossa cidade. Ao propor esta honraria, não olhamos cores partidárias ou ideologias políticas, apenas reconhecemos a participação efetiva de Fernando em momentos importantes do nosso município", afirmou Fagner. 

A solenidade foi prestigiada pelo vice-prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, pelos deputados estaduais Erick Lessa e Sivaldo Albino, pelo promotor Antonio Rolemberg, os secretários municipais Juliana Gouveia - Políticas para Mulheres, Ytalo Farias - Serviços Públicos, e Lino Portela - Executivo de Governo, e do Diretor da TV Asa Branca, Willame Souza. Além de autoridades de municípios vizinhos, como:  Edmilson Pereira - Prefeito da cidade de Lagoa dos Gatos, Méviton Araújo - Secretário de Governo de Garanhuns, Daniel da Silva - Presidente da Câmara Municipal de Garanhuns, e Sandoval Lima - Secretário de Governo de Cupira. 

Na oportunidade, algumas autoridades usaram a tribuna para expor a admiração e respeito ao Deputado homenageado. O vice-prefeito Rodrigo Pinheiro expôs a alegria de ter mais um parceiro no âmbito federal para lutar por Caruaru. "Posso dizer que hoje temos um parceiro na Câmara federal. Não existe esta questão de palanque, as divergências existem mas isso é natural da política, o importante é que temos que trabalhar sempre a favor do povo. Parabéns mais uma vez pela homenagem e agora, como cidadão, sua responsabilidade aumenta, porque de fato você representa uma parcela da população que votou e acreditou em você", pontuou o representante da prefeita Raquel Lyra. 

Durante sua fala, o homenageado da noite relembrou a trajetória vivida nesta cidade e demonstrou toda a felicidade em se tornar cidadão de Caruaru. “É orgulho de ser reconhecido como filho de uma terra querida, amada e acolhedora. E hoje, essa homenagem dada pela Câmara de Vereadores tem ainda um sentimento maior, porque foi por uma unanimidade", concluiu o homenageado.

A sessão pode ser acessada através da Página do Poder Legislativo de Caruaru


Homenageado 

Fernando Rodolfo Tenório de Vasconcelos, nasceu em Garanhuns (PE) no dia 17 de novembro de 1983. De origem humilde, teve uma adolescência abreviada pela necessidade de trabalhar. Aos 14 anos de idade começou a trabalhar como auxiliar numa gráfica da cidade, onde entre outras atividades, dobrava papel. Aos sábados, dia de feira na Ceaga, vendia frutas no bairro da Brasília. Já foi jornaleiro no extinto Jornal Imprensa do Agreste e vendedor de propagandas para o sistema de som do terminal rodoviário da cidade. O sonho de trabalhar em rádio e em televisão o fez pensar grande e superar as limitações impostas pela vida difícil do interior. Após ter tido negada a oportunidade de ingressar nas emissoras de rádio de Garanhuns, aos 15 anos conseguiu a chance de aprender a profissão numa rádio comunitária de Jupi, onde atuou por um ano apresentando programas musicais e noticiosos. No ano 2000 surgiu então a tão esperada oportunidade numa rádio comercial em Garanhuns: a Sete Colinas FM o contratou como repórter esportivo. Pouco tempo depois, Fernando Rodolfo se tornou âncora do “Jornal da Sete” e durante 10 anos permaneceu fazendo rádio em Garanhuns, com atuação também em duas outras emissoras. Nesse intervalo de tempo ingressou na Faculdade de Jornalismo em Caruaru. Trabalhava durante o dia e viajava à noite para estudar. Paralelamente às atividades no rádio, atuou como repórter correspondente da Folha de Pernambuco no agreste meridional e em outras rádios da capital, como Folha FM e CBN Recife. Em 2009, passou a integrar o time de colaboradores da TV Jornal Caruaru sendo repórter correspondente da região de Garanhuns. Em 2010 foi convidado para se mudar para Caruaru onde foi repórter do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, atuando na TV Jornal. Fernando Rodolfo teve o seu trabalho reconhecido pelo SBT Nacional e então aceitou o convite para trabalhar na equipe especial do jornalista Roberto Cabrini, âncora do programa Conexão Repórter. Foi por três anos consecutivos finalista do maior prêmio de jornalismo do Brasil: o Esso, na categoria nacional. Fez grandes reportagens pelo Brasil e até em outros países,denunciando práticas de corrupção, violação aos direitos humanos e o tráfico internacional de drogas. Em 2016 aceitou convite para retornar à Caruaru e comandar um telejornal da noite, o TV Jornal Notícias, o que o fez a partir de fevereiro de 2017. À frente do referido programa, Fernando Rodolfo se tornou um grande porta-voz da sociedade caruaruense no tocante a diversos temas, como exemplo, a luta pela instalação de passarelas na BR 104, que depois de sua firmeza na frente das câmeras foi autorizada pelo ministro dos transportes ainda em 2017. Outra bandeira defendida por Fernando Rodolfo em nome da sociedade de Caruaru é o Hospital Regional do Agreste. A sua voz passou a ecoar em toda a cidade, ao apontar soluções para diversos problemas vivenciados pela sociedade local, sobretudo, no aspecto da segurança pública. Até junho de 2018, Fernando Rodolfo esteve no comando do programa “Por Dentro”, ocupando diariamente uma hora na programação da emissora de televisão e mais uma hora na programação da Rádio Jornal, sempre defendendo e dando voz à sociedade local. Em outubro, foi eleito deputado federal obtendo quase 29 mil votos apenas em Caruaru, terra onde reside.

Doação de órgãos e prevenção de incêndios são temas debatidos na CMC

por Thayna Leite Estagiária de Jornalismo(com supervisão de Catiane Damas) — — publicado 15/05/2019 00h05, última modificação 15/05/2019 10h06
A sessão ordinária da Câmara Municipal de Caruaru (CMC), desta terça-feira (14), abordando questões pouco discutidas, mas de grande importância para a sociedade, como a doação de órgãos e a prevenção de incêndios em Caruaru. Confira os projetos de leis em questão:

 

Vereador propõe PL que visa maior controle de incêndios em Caruaru
No dia 6 de maio, os caruaruenses foram pegos de surpresa com o incêndio que ocorreu no espaço da Brasilit na Feira da Sulanca. Por sorte, ninguém se feriu durante o episódio, porém, muitos comerciantes tiveram prejuízos financeiros e o patrimônio da cidade foi afetado. De acordo com o texto de justificativa do projeto, alguns feirantes que estavam no momento do incêndio informaram que o caminhão do corpo de bombeiros foi inicialmente ao local, mas teve que voltar para se reabastecer de água, já que não havia hidrante na área. O fogo poderia ter se alastrado ainda mais, se não fossem os próprios feirantes despejando baldes de água na esperança de controlar o foco, até a volta dos bombeiros. Para o vereador Bruno Lambreta (PDT), mesmo Caruaru não sendo uma cidade com numerosos casos de incêndios, a prevenção nunca será demais. Para isso, o parlamentar elaborou um projeto de lei que foca na revisão e/ou implantação de hidrantes em áreas públicas, especialmente os do Parque 18 de Maio (onde está localizada a Feira da Sulanca). Justificando o projeto, o vereador defende que o plano está em conformidade com o Decreto 19.644/97, o qual estabelece sistemas de segurança contra incêndio e pânico para edificações no Estado de Pernambuco

Faltam doadores de órgãos em PE e vereador de Caruaru elabora plano de incentivo à doação 
Dados do Ministério da Saúde mostram que só em Pernambuco, mais de mil pessoas estão na fila de espera para doação de órgãos e, o número de famílias no Brasil que se recusam a doar órgão de parente com morte cerebral chega a marca de 47% dos casos. Ainda segundo a OMS, a falta de informação pode ser um fator determinante na decisão dos familiares. Entendo a gravidade do problema, o parlamentar Cecílio Pedro (MDB) tomou a iniciativa de criar um projeto de lei que proporciona a “semana municipal de incentivo à doação de órgãos”, para que seja realizada, na última semana do mês de setembro - em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, que é comemorado no dia 27 de julho. O objetivo do vereador é de sensibilizar e orientar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos com a elaboração de palestras educativas, simpósios, divulgação na mídia, boletins informativos e outras formas de publicidade. Cecílio também pede apoio ao Poder Executivo e à Secretária de Saúde, para que possam providenciar material de divulgação da Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos.

Ações do documento