Alunos do Programa Jovem Aprendiz visitam a “Casa do Povo”

por Victor Vargas — publicado 27/05/2013 00h00, última modificação 18/04/2023 09h10
Dezoito alunos do curso de aprendizagem em vendas, do Programa Jovem Aprendiz do Senac...

Dezoito alunos do curso de aprendizagem em vendas, do Programa Jovem Aprendiz do Senac, com idade entre 14 e 19 anos, visitaram na tarde desta segunda-feira (27) a Câmara Municipal de Caruaru. A visita, coordenada pela professora Izabel Santos, fez parte de uma aula-passeio da disciplina “Relações Sociais”, módulo “Multiculturalismo”. “Levamos os alunos a um passeio-redescoberta da cidade, num resgate da memória de Caruaru, passando pelo Marco Zero, onde falamos como nasceu a cidade, pelo Memorial, pela Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras, pela Câmara Municipal, pela feira, onde iremos conhecer o Museu do Cordel e a Casa de Cultura José Condé”, detalhou a professora, que também é turismóloga.

A visita dos alunos do Programa de Aprendizagem do Senac à Câmara foi uma conclusão de aula sobre o funcionamento dos três poderes. “Explicamos a eles qual a função de cada um – Executivo, Legislativo e Judiciário – o que são os requerimentos, licitações”, explicou Izabel Santos, “e eles ficaram curiosos em conhecer a estrutura da ‘Casa do Povo’”. Na Câmara Municipal, os jovens foram recebidos pelo jornalista e cientista social Victor Vargas, assessor de comunicação da casa, que fez uma breve palestra sobre o papel dos vereadores e como funciona o Poder Legislativo.

Aprendiz – O Programa Jovem Aprendiz ou Aprendizagem é coordenado pelo Senac e tem como objetivo “a formação de jovens em cursos profissionalizantes de comércio de bens, serviços e turismo, buscando despertar um comportamento solidário, o exercício da cidadania e a inclusão social.” Por lei, toda empresa que tem a partir de 20 funcionários é obrigada a contratar um jovem aprendiz. Os cursos têm carga horária de mil horas, sendo 400 horas teóricas e 600 horas de prática na empresa. Os alunos recebem uma bolsa de meio salário mínimo e, ao final, ganham o certificado de conclusão. O curso de aprendizagem em vendas foi iniciado em abril e, após dois meses de aulas (agora em junho), os jovens aprendizes retornam à empresa que os contratou para dar sequência à parte prática do programa, retornando à teoria depois de mais dois meses e assim sucessivamente até completar os módulos e a carga horária prevista. “Essa turma deverá estar se formando no próximo ano”, informou a instrutora Izabel Santos, “mas, em julho, o Senac irá iniciar uma nova turma”.

Primeiro emprego x formação profissional e humana – O programa, além de ser a oportunidade do primeiro emprego com carteira assinada – e todos os benefícios previstos pela lei – oferece ao jovem aprendiz uma capacitação que vai além da teoria: “O aluno que passa por esse programa sai com uma mentalidade totalmente diferente, com uma outra postura dentro da empresa – o jovem aprendiz é diferente de um adolescente que trabalha, mas que não teve a chance de passar por todo esse processo de aprendizagem, por todo esse embasamento” analisa Izabel Santos.

Diego André Silva Nascimento tem 16 anos, estuda pela manhã (faz a 8ª série), e à tarde, participa do curso de aprendizagem em vendas no Senac Caruaru. Ele já tinha experiência – informal – no comércio, mas achou interessante buscar o aprendizado para se capacitar profissionalmente. “É minha primeira experiência com carteira assinada – fiquei sabendo do programa por uma amiga – vi que a loja (Renner do North Shopping) era empresa participante e levei meu currículo. Passei por uma entrevista e fui contratado. Estou gostando muito de fazer esse curso, está me ajudando em todos os sentidos – especialmente no lidar com as pessoas.”

A relação de empresas participantes do Programa Jovem Aprendiz pode ser consultada na unidade local do Senac.

Serviço

Unidade de Educação Profissional de Caruaru
Endereço: Av. Cleto Campelo, 79 – Centro, Caruaru/PE
Telefone: (81) 3722-4391

AscomCâmara

registrado em: