Audiência Pública debate ação de bombeiros na cidade

por Victor Vargas — publicado 24/04/2013 00h00, última modificação 11/10/2024 08h25
A Câmara Municipal de Caruaru realizou Audiência Pública, na manhã desta quarta (24)...

A Câmara Municipal de Caruaru realizou Audiência Pública, na manhã desta quarta (24) para debater o Projeto de Lei nº 6.467/2013, de autoria do vereador Louro do Juá (DEM), que dispõe sobre a possibilidade de manutenção de unidade de combate a incêndio e primeiros socorros, composta por Corpo de Bombeiros Civil, em shoppings centers, casas de shows e espetáculos, hipermercados, grandes lojas de departamentos, campi universitários e empresas de grande porte instaladas em área superior a 3 mil metros quadrados.

A mesa dirigente dos trabalhos foi composta pelos vereadores Leonardo Chaves (PSD), presidente do Poder Legislativo, Louro do Juá (DEM) e Gilberto de Dora (PSB), pelo tenente-coronel Raycson José Mendes, comandante do 2º GB, por Cláudio Silva, gerente de operações do Shopping Difusora, e por Wellington Xavier, comandante do Grupamento de Bombeiro Civil. A Audiência Pública contou ainda com a presença dos vereadores Rozael do Divinópolis (PMN), Jajá (PPS), Edjailson da Caru Forró (PRTB), Heleno do Inocoop (PRTB), Pastor Jadiel (PRTB) e Val das Rendeiras (PRTB), além de Kleber Aleksander, diretor da Delta Solução de Serviços Especiais, do subcomandante do GBCM, Lindalvo Ferreira, Wilma Maria de Oliveira, da SOS Escola de Bombeiro Civil, Carlos Eduardo da Silva, comandante de Grupo de Resgate e Salvamento de Bombeiros Civis, e, nas galerias, a presença de bombeiros civis e militares e representantes da sociedade organizada de Caruaru.

Opinião

Após a Audiência Pública, com foco no Projeto de Lei nº 6.467/2013, Wellington Xavier, do Grupamento de Bombeiros Civis Municipal, comentou que a reunião foi positiva e que “os bombeiros civis municipais trabalham por amor à causa e que estão preparados para suprir a demanda”. O gerente do Shopping Difusora, Cláudio Silva, frisou que o Difusora já dispõe de uma brigada treinada e que está preparado, dentro do Projeto em questão. Kleber Aleksander, diretor da Delta Soluções, empresa que dispõe de Grupamento de Bombeiro Civil, destacou os serviços já disponíveis pela empresa e que estava feliz pelo reconhecimento da profissão e pela abertura de mercado para a área da segurança. O  tenente-coronel Raycson Mendes, comandante do 2º GB, com sede em Caruaru e cobrindo todo o Agreste, falou das competências de ação dos Bombeiros Militares, Civis e entidades envolvidas, e que considerava o Projeto de Lei nº 6.467/2013 “um avanço para a sociedade”.

Por outro lado, o autor do Projeto, vereador Louro do Juá (DEM), lastimou a ausência de entidades envolvidas no debate da questão – como o Ministério Público, a Defesa Civil do Município, o CDL e o Sindloja. “Esse Projeto nasceu do anseio da sociedade”, comentou ele. Para o presidente do Poder Legislativo, Leonardo Chaves (PSD), as audiências públicas vêm democratizando as principais questões em debate na Casa do Povo, abrindo espaço para a população participar. “O Projeto, no entanto, deverá sofrer alterações na Comissão de Redação e Leis, principalmente no seu Art. 5, que entra em choque com o disposto na lei sancionada pelo prefeito José Queiroz em 2012”, adiantou o presidente da Câmara.

registrado em: