Audiência pública debate políticas para a juventude
Uma audiência pública com finalidade de debater demandas urgentes de políticas públicas para a juventude foi realizada na manhã desta quarta-feira (19), no plenário da Câmara Municipal de Caruaru. Estiveram presentes representantes de diversos setores, entre eles sociedade civil, entidades estudantis, representantes de partidos políticos e da Secretaria Municipal de Participação Social e da Gerência da Juventude e Educação e os vereadores Gilberto de Dora (PSB), Tenente Tiburcio (PMN), Duda do Vassoural (DEM), Rozael do Divinópolis (PROS) e Marcelo Gomes (PSB), que presidiu a reunião.
Vários temas foram abordados durante a audiência, entre eles a implementação do Conselho Municipal de Juventude, oficialmente instituído no dia 10 de março, a reivindicação do passe livre, mais ações culturais voltadas para os jovens, maioridade penal e criação de uma secretária especifica para a juventude. “A questão da juventude tem que ser debatida em nossa cidade, Caruaru é um polo universitário que cresce bastante e gradativamente e nós temos muitos problemas que precisam ser resolvidos, e essa audiência pública é de suma importância para isso. Mais uma vez a Câmara de Vereadores está de parabéns por colocar essa Casa à disposição dos debates e dos problemas e possíveis soluções para a sociedade caruaruense”, analisou o vereador Marcelo Gomes.
A diretora de Juventude da Secretaria de Educação, Esportes, Juventude, Ciência e Tecnologia, Michelly Pereira, considera que a audiência alcançou os seus objetivos. “Acho que o conselho conseguiu mobilizar os principais movimentos sociais de juventude em Caruaru e eu fico muito feliz em saber que as reivindicações que estão sendo feitas aqui, a gente já faz o encaminhamento, como é o caso do Juventude Viva, que é um programa contra o extermínio da juventude negra, e também a questão do passe livre, que já está em debate no COMUT”.
O vereador Gilberto de Dora trouxe para a reunião um requerimento de sua autoria que trata da inclusão social, com foco nos jovens. “Eu trouxe para debater nesta audiência um requerimento que já foi aprovado pela Casa ano passado e que visa criar o programa Caminho Melhor Jovem, que tem como objetivo promover a inclusão de moradores de comunidades carentes na nossa cidade, sendo desenvolvido em parceria com várias secretarias, incluindo a participação de órgãos estaduais”, explicou.
“Nós nos propusemos a enraizar ainda mais a temática das políticas públicas para a juventude em nosso município e encaminharemos à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do Plano Municipal de Juventude nos próximos meses”, informou ainda a diretora de Juventude da PMC, Michelly Pereira.
Guanabara Comunicação/AscomCâmara