Audiência Pública aborda incêndios em Parque na Serra dos Cavalos
O Poder Legislativo de Caruaru realizou, nesta quarta-feira (6), uma audiência pública para discutir a ocorrência de incêndios no Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, na Serra dos Cavalos. Proposto pelo vereador Anderson Correia (PP), o encontro teve o objetivo de implantar políticas de prevenção e medidas de combate ao fogo, intensificado pelo tempo seco na região. A audiência ocorreu no Plenário da Casa Jornalista José Carlos Florêncio com o objetivo de unir esforços com as autoridades presentes para preservar o meio ambiente local.
A audiência foi aberta pelo presidente da Câmara, o vereador Bruno Lambreta (PSDB), e posteriormente conduzida pelo propositor, vereador Anderson Correia. Também compuseram a mesa do plenário, o analista ambiental da Agência Estadual do Meio Ambiente, o subcomandante do 2° Grupamento de Bombeiros de Caruaru e o gerente do Parque Natural Municipal Prof. João Vasconcelos Sobrinho na Serra dos Cavalos.
Durante o uso da tribuna, o vereador Anderson Correia pediu o olhar atento dos atores políticos ao Art. 225 da Constituição Federal de 1988, em que consta o direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Assim como agradeceu a colaboração e reconheceu a importância das autoridades presentes. “Precisamos desse entendimento dos especialistas para um trabalho preventivo, e nessa audiência pública é ideal que saiamos com uma ata do que podemos implementar na Serra dos Cavalos”, declarou Correia.
O subcomandante do 2° Grupamento de Bombeiro de Caruaru, Major André Pereira da Silva, admite que “a partir do momento que se cria uma brigada de bombeiros civis, a resposta é maior e mais eficiente. Este mês, vamos atingir o topo de número de ocorrências de fogo no mato, tomando como base os episódios do ano passado. Então, se tiver uma brigada vai ajudar a gente”.
O analista ambiental da Agência Estadual do Meio Ambiente, Tiago Costa, reforça a preocupação. “Estamos vivendo um momento de mudanças climáticas intensas, com eventos climáticos cada vez mais fortes e ocorrendo ao mesmo tempo e isso está culminando com a grande quantidade de incêndios florestais”, evidencia Costa.
Na abertura para diálogos, o gerente do Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, Moisés Lira, esclareceu o funcionamento do local. “Hoje, a brigada é permanente. Tem quatro bombeiros civis e sete que comigo são brigadistas de curso. O monitoramento é de domingo a domingo, com rondas a pé e motorizada.” Sua fala foi parabenizada pelo analista ambiental e chefe do Parque Nacional do Catimbau e representante do ICMBio, Jailton Fernandes. “O caminho é esse, atuar antes e prevenir. Se você não fizer uma prevenção bem feita, vai acabar trabalhando muito mais”, reconheceu Fernandes.
O propositor finalizou destacando a importância do momento para o debate sobre o meio ambiente e sugeriu uma colaboração com especialistas ambientais na formulação de medidas externas à preservação do Parque. “Vamos fazer uma comunicação formal à gestão municipal para que esses pontos que foram abordados nessa audiência possam ser implementados no parque”, defendeu Correia.
Para assistir a audiência na íntegra, clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=SqgCMlzI51U
Acompanhe as atividades parlamentares pela TV Câmara e redes sociais do Poder Legislativo de Caruaru. Para conhecer as matérias em tramitação ou aprovadas na Casa, acesse: https://sapl.caruaru.pe.leg.br/