Audiência Pública discute questões LGBT

por Victor Vargas — publicado 25/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 14h40
Foi realizada na manhã de hoje (25), na Câmara Municipal de Caruaru...

Foi realizada na manhã de hoje (25), na Câmara Municipal de Caruaru, uma audiência pública com o tema “Cidadania e Garantia de Direitos para a população LGBT”. A audiência foi solicitada pelo Centro de Referência em Direitos Humanos de Caruaru, órgão ligado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e faz parte da programação da Semana de Direitos Humanos do Agreste Central, iniciada no último dia 22.

Participaram da mesa o vereador Gilberto de Dora (PSB), 1º secretário da Casa, Paulo Roberto Xavier Moraes, secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos do Estado de Pernambuco,  Cleyton Feitosa, assessor municipal de Políticas LGBT, Rhemo Guedes, coordenador do Centro Estadual de Combate à Homofobia, Giovanna Oliveira, coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos do Agreste Central, e Priscila Presley, coordenadora do Grupo de Resistência Gay de Caruaru. Também estavam presentes os vereadores Neto (PMN), Pastor Jadiel do Nascimento (PRTB), Edjailson da Caru Forró (PTdoB) e Heleno do Inocoop (PRTB), além de integrantes de movimentos LGBT.

Entre as questões debatidas na audiência – um ponto considerado polêmico – é como o tema pode ser abordado nas escolas. “É um tema que ainda tem restrição em se tratar, principalmente em sala de aula”, pontuou a estudante Joana Figueiredo.

A presidente da ONG Sapataria em defesa e proteção de lésbicas, mulheres bissexuais e transhomens de Caruaru, Theodora Bibiano, sugeriu a criação de um conselho LGBT. “Com o órgão poderíamos atuar nas escolas, penitenciárias, hospitais. Com o conselho seria mais fácil adentrar nesses espaços públicos onde que hoje nós temos sido barrados” sugeriu.

O vereador Gilberto de Dora considerou proveitosa a audiência pública. “O debate foi de alto nível e é nesses momentos que podemos perceber as problemáticas e  os desejos da classe e depois trazer para votação nas sessões da Câmara como requerimentos ou projetos de leis” avaliou o socialista.

O parlamentar Edjailson da Caru Forró também destacou como importante o debate: “Podemos observar uma audiência como esta como algo proveitoso para nossa cidade, onde são apresentadas soluções para os problemas, como também novas sugestões”, afirmou.

AscomCâmara

registrado em: