Audiência Pública é realizada na Câmara Municipal para debater o saneamento da cidade de Caruaru

por Núcleo de Comunicação — publicado 25/09/2019 09h00, última modificação 01/11/2019 12h28
Audiência Pública é realizada na Câmara Municipal para debater o saneamento da cidade de Caruaru

Foto: Vladimir Barreto

Na manhã desta quarta-feira (25), aconteceu na Câmara Municipal uma audiência pública para debater questões relacionadas ao saneamento básico na cidade Caruaru. Participou da audiência Rubens Junior, Sec de Governo de Caruaru e Pres. da Fundação de cultura e Turismo de Caruaru; Mário Heitor Gerente regional da Compesa em Caruaru; Rodrigo Miranda, Sec de Urbanismo e Obras; Mauro Lacerda, Gerente de Programas Especiais da Compesa e diretor do PSA Ipojuca; vereadores da casa, líderes da comunidade e a população de Caruaru.

A propositura do debate é do vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB), que agradeceu a presença de todos e ressaltou a felicidade que sentiu em poder realizar na Câmara esta audiência de grande importância para a cidade. “O povo quer o saneamento, ninguém aguenta na porta aquele esgoto estourado, o cheiro forte, os mosquitos, os filhos adoecem. Peço em nome da população desta cidade que seja saneada. Vamos fazer força para que a Compesa e os representantes levem essa demanda para Recife e vejam a necessidade do povo de Caruaru” reforçou.

Na reunião, o Gerente de Programas Especiais da Compesa, Mauro Lacerda apresentou o projeto que visa o saneamento ambiental da bacia hidrográfica do rio Ipojuca, dentre as melhorias citadas estão a ampliação da cobertura de esgotamento sanitário e dos índices de tratamento de esgoto com o intuito de melhorar a qualidade. A gestão do programa é realizada pela Compesa e financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Mauro Lacerda contou que o programa se iniciou em 2013 e que o término está previsto para 2021. “O programa é dividido em três componentes, o primeiro é o fortalecimento institucional, onde são aplicados recursos para melhoria do desempenho da gestão da Compesa, principalmente a parte operacional. O segundo componente é o de Projetos e Obras que é o mais significativo, porque envolve as obras e ações com maiores custos. Representa quase 85% dos valores financiados! E o terceiro ponto são as ações de Sustentabilidade Socioambiental, ações que tem o envolvimento da sociedade, voltadas também para o meio ambiente”, disse ele.

Érica Brasil, coordenadora do Meio Ambiente da Compesa explanou sobre as ações sociais que serão realizadas pela empresa durante a realização do PSA Ipojuca. “A gente precisa da participação da população, por isso que temos toda uma equipe de engenharia e social montada para em conjunto mostrar ao morador qual foi a solução encontrada para ligar o esgoto daquela casa ao sistema que estamos implantando”, afirmou.

O Gerente regional da Compesa em Caruaru, Mário Heitor, também fez as suas considerações sobre o programa e evidenciou que diversos investimentos estão sendo feitos. “A gente está aqui para mostrar isso, o que a Compesa faz e o que a Compesa tem de expectativa para o futuro, para que a gente consiga tornar o nosso Rio Ipojuca despoluído, porque esse é o intuito do PSA”, declarou.

Além destas informações, a população e os vereadores puderam tirar dúvidas com os convidados e esclarecer sobre o projeto do PSA. Acompanhe a transmissão completa no nosso Facebook Poder Legislativo de Caruaru.

registrado em: ,