Educação, esporte e saúde são pautas durante sessão ordinária desta quinta (23)

por Thayna Leite Estagiária de Jornalismo(com supervisão de Catiane Damas) — — publicado 23/05/2019 21h00, última modificação 31/05/2019 09h57
Confira as principais pautas abordadas pelos parlamentares durante reunião

Parlamentar defende a educação como prioridade

O vereador e também professor Daniel Finizola (PT), discursou em prol da educação, fazendo apelo ao Poder Executivo por mais atenção às escolas públicas de Caruaru. Na oportunidade, citou dificuldades que os alunos têm enfrentado, como a falta de professores e materiais didáticos, que estão estocados por não haver espaço e verba para a instalação dos recursos educativos nas escolas.

“Faltam professores de português. Não é por dez ou quinze dias, é um bimestre inteiro. Está sendo retirado da criança o direito de estudar. É uma questão que fere o direito da criança e do adolescente”, desabafou Daniel. O parlamentar pede, ainda, apoio da Casa para que seja tomada a iniciativa de melhorar a educação de Caruaru, e sugere a solicitação de uma reunião com a secretária de educação Marta Medeiros, para que sejam avaliados os meios de aprimoramento para essa área.

Ainda durante a sessão, a Casa Legislativa de Caruaru, como de costume, abordou temas sobre a resolução de problemas de infraestrutura das ruas e pontos de iluminação e calçamento de vias. Pautas de interesse público que demonstram a importância de ser acompanhadas de perto pela população da Capital do Agreste. Mais investimento no futuro e lazer de crianças e adolescentes também foram projetados na Câmara.

Projeto de Lei visa um futuro melhor para os jovens através de uma escolinha de futebol

Entrou em votação o projeto do vereador Pb. Andrey Gouveia (PATRI) sobre a criação da escolinha municipal de futebol no bairro do João Mota. Para o parlamentar, será de grande relevância para todos,  vez que os adolescentes e jovens enxergam no esporte a possibilidade de se ter um momento de lazer, o que contribuiria em relação ao distanciamento das drogas e da vida na criminalidade.

“O bairro é de uma população simples, humilde e de baixa renda, o que faz com que as famílias não tenham condições de procurar escolas de futebol privadas para matricularem seus filhos. Vale ressaltar, que no futebol também se verifica a oportunidade de crescimento e construção do futuro através do esporte que é o sonho de muitos dos nossos jovens, afastando da ociosidade que muitas das vezes leva a juventude às drogas e práticas criminosas. Além disso, concedendo um bem estar a todos, repercutindo diretamente na socialização entre eles”, defendeu o vereador.

Plano de implantação de uma unidade móvel odontológica é projeto na Câmara

Mirando mais comodidade para a população e eficácia no atendimento à saúde em Caruaru, o vereador Rozael do Divinópolis (PRTB) elaborou projeto de Lei, de número 1186/2019, que viabiliza a implantação da Unidade Móvel Odontológica. A intenção é beneficiar a população de áreas com difícil acesso e pessoas em situação de rua, além de alunos da rede municipal das áreas urbana e rural. Também chamado de “Odontomóvel”, o veículo é um consultório adaptado, que possibilita a ida do serviço até a população, promovendo mais acesso ao atendimento da Saúde Bucal.