Câmara aprova criação do Dia Municipal do Surdo
A comunidade surda de Caruaru comemorou a aprovação do projeto de lei de autoria do vereador Marcelo Gomes (PSB) que institui o Dia Municipal do Surdo, a ser comemorado anualmente no dia 26 de setembro. O projeto surgiu diante da necessidade de que o município de Caruaru insira em seu calendário atividades voltadas para essa comunidade através de trabalhos de conscientização e prevenção, bem como oportunize ações de valorização da pessoa surda e sua cultura.
“Oficializar este dia é dar possibilidade de emancipação social da pessoa surda, pois, a partir da execução deste dispositivo legal, a sociedade conhecerá melhor e terá novas concepções acerca do surdo na comunidade e da sua língua”, ressaltou o vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Comud, Álvaro Ferreira.
O projeto, que foi aprovado em segunda votação, seguirá agora para sanção do prefeito José Queiroz. A data apresentada é alusiva ao Dia Nacional do Surdo, celebrada oficialmente mediante a criação da primeira escola de surdos no Brasil.
Anderson Morais/AI vereador Marcelo Gomes