Câmara comemora Dia Nacional do Surdo

por Victor Vargas — publicado 25/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 14h41

A reunião pública ordinária desta terça-feira (24), na Câmara Municipal de Caruaru, começou com uma solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Surdo. A data é oficialmente celebrada no dia 26 de setembro, data da criação da primeira escola de surdos do Brasil, em 1857, no Rio de Janeiro.

O 1º secretário da Casa, vereador Gilberto de Dora (PSB), fez a leitura da Lei 5.131, de 05 de setembro de 2012, que oficializa e reconhece a Língua Brasileira de Sinais – Libras em Caruaru. Em seguida, o presidente da Associação dos Surdos de Caruaru e conselheiro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Comud, Adalberto Ferreira, fez um discurso em Libras, com tradução simultânea do vice-presidente do Comud, Álvaro Ferreira (que também é intérprete e instrutor de Libras), destacando a importância da língua de sinais para a inserção do surdo na sociedade. A solenidade foi encerrada com a apresentação do Hino de Pernambuco pelo Coral de Libras da Escola Estadual Maria Auxiliadora Liberato.

O presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves (PSD), foi quem conduziu a solenidade. “A linguagem brasileira de sinais é um importantíssimo instrumento de inclusão social – inclusive já autorizei a participação de dois funcionários da Casa no curso de Libras promovido pela Secretaria Municipal de Ação Social para poder atender com dignidade os portadores de deficiência auditiva”, comentou o presidente.