Câmara de Caruaru avança em inovação tecnológica e debate temas como saúde pública na 12ª Sessão Ordinária

por Yan Lucca — publicado 20/03/2025 22h05, última modificação 20/03/2025 22h07
Colaboradores: Risoni Santos e Catiane Damas
Inteligência Artificial no Legislativo, saúde pública, infraestrutura e inclusão foram destaques na pauta dos parlamentares
Câmara de Caruaru avança em inovação tecnológica e debate temas como saúde pública na 12ª Sessão Ordinária

Foto: Vladimir Barreto

A 12ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura foi marcada por anúncios sobre inovação tecnológica no Poder Legislativo Municipal e por debates sobre temas essenciais para a cidade, como saúde pública e prestação de serviços. Confira a seguir os principais assuntos discutidos na Câmara Municipal de Caruaru.

Inovação e Modernização Legislativa

O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), anunciou a publicação, no Diário Oficial da União (DOU), do extrato de contrato firmado entre o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Câmara de Vereadores de Caruaru. O contrato, que trata do licenciamento, uso e transferência de tecnologia, possibilita a criação da primeira Inteligência Artificial do Norte e Nordeste e a segunda do Brasil em um legislativo municipal.

Com a implantação do Núcleo de Inteligência Artificial Legislativo (NIAL), a Câmara avança na modernização dos processos internos, promovendo maior eficiência, transparência e inovação na administração pública.

>>> Veja o resumo da 11ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura

Apoio às Famílias e Inclusão

A necessidade da criação de centros de apoio às famílias de pessoas com Síndrome de Down (SD) foi destacada pelo Professor Jorge Quintino (PODE), que ressaltou a importância de suporte jurídico, psicológico e social para essas famílias.

Infraestrutura e Equipamentos Públicos

A construção de um novo cemitério e a instalação de um guarda-corpo em um açude em Serra Velha foram temas levantados por Raminho Xavier (PSD), que alertou para a necessidade de garantir segurança à população.

O vereador Mano do Som (PDT) apresentou três demandas consideradas por ele urgentes:

  • instalação de uma agência da Caixa Econômica Federal no bairro Rendeiras;
  • criação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil; 
  • implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) especializada no atendimento de pessoas com fibromialgia.

Reconhecimento e Utilidade Pública

Durante a sessão, Bruno Lambreta (PSDB) cedeu seu tempo de fala para que a Consultora Técnica de Articulação Política e ex-vereadora, Perpétua Dantas, apresentasse o Projeto de Lei n.º 9.965/2024, que declara de Utilidade Pública a Associação de Desportos Aquáticos do Interior de Pernambuco (ADAIP). O projeto foi aprovado por unanimidade.

Mobilidade e Meio Ambiente

A necessidade de placas e estátuas para sinalizar uma das entradas de Caruaru foi defendida por Thiago Macaco (PODE), que também reforçou a importância de uma fiscalização mais rigorosa sobre o descarte irregular de resíduos de construção civil (metralha). O discurso recebeu apoio de outros parlamentares.

As obras da Compesa e a falta de abastecimento de água em algumas regiões foram repercutidas por Galego de Lajes (PSDB), que alertou sobre a situação crítica do Segundo Distrito, abastecido pela Barragem de Jucazinho, que entrou em colapso. Segundo ele, uma obra emergencialestá sendo realizada para minimizar o problema.

Cultura e Tradição

Em sua primeira fala na Tribuna nesta legislatura, entre outros assuntos, Tafarel (PDT) convidou a população para a Festa de São José na Vila Peladas, no próximo sábado (22), que além do tradicional terço contará com apresentação de barcamateiros, banda de pífanos e forró pé de serra.

Projetos e Leis

Em segunda discussão, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei n.º 10.021/2025, de autoria de Silvio Nascimento (PL). O PL proíbe a contratação pelo Poder Público Municipal de pessoas condenadas por crimes hediondos, além de impedir a nomeação para cargos públicos. O projeto recebeu emendas da Comissão de Legislação e Redação de Leis e teve parecer conjunto favorável das comissões competentes.

Saúde e Direitos da Mulher

Bruno Lambreta cedeu seu tempo de fala na tribuna para a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Caruaru, Dr.ᵃ Letícia Danyelle Silva Assis, e para a advogada Dr.ᵃ Ingrede Eduarda Azevedo, que fizeram uma explanação sobre a conscientização e prevenção da endometriose.

Investimentos na Câmara

Encerrando a sessão, o presidente Bruno Lambreta (PSDB) agradeceu aos senadores Humberto Costa, Teresa Leitão e Fernando Dueire, que destinaram emendas parlamentares para a construção da nova sede da Câmara Municipal de Caruaru.

Em tempo, Lambreta convocou a próxima sessão para terça-feira (25), às 16h, na Casa Jornalista José Carlos Florêncio.

As atividades da Casa podem ser acompanhadas ao vivo pela TV Câmara, canal 22.2, além dos canais oficiais no YouTube e Facebook do Poder Legislativo. Para mais informações sobre o andamento das proposições, acesse o Sistema de Apoio Legislativo (SAPL) em sapl.caruaru.pe.leg.br.

Assista na íntegra

registrado em: ,