Câmara de Caruaru debate violência contra a mulher, infraestrutura e segurança na 14ª Sessão

por Yan Lucca publicado 27/03/2025 22h06, última modificação 27/03/2025 22h06
Sessão contou com apresentação da Uninassau sobre feminicídio e projetos de proteção feminina. Vereadores discutiram mobilidade urbana, segurança pública e aprovaram leis voltadas à saúde e direitos sociais
Câmara de Caruaru debate violência contra a mulher, infraestrutura e segurança na 14ª Sessão

Foto: Vladimir Barreto

Na 14ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura, realizada nesta quinta-feira (27), a Câmara Municipal de Caruaru recebeu a diretora da Uninassau, Teresa Tabosa, que apresentou dados sobre a violência contra a mulher e destacou projetos da instituição voltados para a segurança feminina. Durante a sessão, os vereadores também discutiram infraestrutura, mobilidade urbana, segurança pública e aprovaram projetos de lei.

Confira, ao longo da matéria, os principais pontos abordados na sessão.

Violência contra a mulher e iniciativas da Uninassau

Antes das falas dos vereadores, a diretora da Uninassau, Teresa Tabosa, destacou o aumento dos casos de feminicídio, com 1.450 ocorrências em 2024, conforme o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher de 2025. A diretora apresentou as iniciativas "Espaço Seguro" e "Cadeira Vazia", que integram o programa "Ser Mulher", do grupo Ser Educacional, com a proposta de mitigar a violência de gênero. A iniciativa foi elogiada pelo vereador Jorge Quintino (PODE) e por outros parlamentares.

Infraestrutura e mobilidade urbana

O vereador Anderson Correia (PP) cobrou a finalização da Via Parque na altura da Cidade Jardim, próximo ao bairro Rendeiras. Carlinhos da Ceaca (PODE) apoiou a solicitação e reforçou a necessidade de repintura das faixas de pedestre e ciclista.

Correia também comentou sobre os radares de velocidade das vias de Caruaru e pediu à AMC — Autarquia De Mobilidade de Trânsito de Caruaru, uma revisão do sistema, alegando que o atual funcionamento tem resultado em muitas multas. O vereador João Neto (PSD) apoiou a medida e sugeriu a instalação de dispositivos luminosos para melhorar a sinalização dos radares.

O vereador Cabo Cardoso (AVANTE) informou que recebeu resposta do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) sobre a construção de uma passarela na BR-104, na qual foi dada a ordem de serviço. Ele também reforçou a necessidade do retorno do serviço 190 para Caruaru.

O vereador Raminho Xavier (PSD) ressaltou a importância da conservação das estradas no terceiro distrito, especialmente na área de Guaribas. Ele também lembrou que já havia apresentado um requerimento para o alargamento da ponte do Açude de Serra Velha.

Proteção a idosos e segurança pública

O vereador Jorge Quintino alertou sobre a redução drástica na aposentadoria de idosos, comprometida por fraudes e extorsões. Ele defendeu a adoção de políticas públicas para proteger esse grupo e apresentou um requerimento solicitando medidas concretas para fortalecer a proteção financeira dos idosos. 

Na área de segurança, o vereador Delegado Lessa (REPUBLICANOS) comentou a prisão de um homem acusado de cometer oito estupros vitimando crianças da própria família e alertou sobre a importância de combater a violência sexual em Caruaru. Gil Bobinho (PSB) parabenizou Lessa por trazer a temática para discussão.

São João e incentivo a comerciantes

Em sua fala, o vereador Gil Bobinho destacou a importância do São João para a economia local, especialmente para os comerciantes. Ele informou que articulou, junto ao Banco do Nordeste (BNB), a possibilidade de criar uma linha de crédito específica para os comerciantes do evento, a exemplo de uma ação do banco já implementado em Olinda, que beneficiou mil trabalhadores durante os festejos carnavalescos.

Projetos aprovados na Ordem do Dia

Foram aprovadas as seguintes proposições:

  • Projeto de Lei n.º 10.039/2025 (Professor Jorge Quintino) — Institui o mês Abril Azul para dar visibilidade à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

  • Projeto de Lei n.º 10.040/2025 (Professor Jorge Quintino) — Prioriza a matrícula de alunos com TEA em escolas municipais próximas à residência ou ao local de trabalho dos responsáveis.

  • Projeto de Lei n.º 10.070/2025 (Bruno Lambreta) — Institui a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção da Endometriose, estabelecendo diretrizes para campanhas educativas e ações de sensibilização.

Grande Expediente

O vereador Thiago Macaco (PODE) expôs a onda de violência na Rua Saldanha da Gama, no bairro Maurício de Nassau. 

Já o vereador João Neto destacou a importância da proteção de crianças e idosos e mencionou seu requerimento para a criação de uma creche para idosos. Ele também defendeu a construção de equipamentos públicos voltados à socialização da terceira idade.

Em tempo, a próxima Sessão Ordinária foi convocada para a próxima terça-feira (01), às 16h, com transmissão ao vivo pelo TV Câmara Caruaru e redes sociais do Legislativo.

As atividades da Casa podem ser acompanhadas ao vivo pela TV Câmara, canal 22.2, além dos canais oficiais no YouTube e Facebook do Poder Legislativo. Para mais informações sobre o andamento das proposições, acesse o Sistema de Apoio Legislativo (SAPL) em sapl.caruaru.pe.leg.br.

Assista na íntegra