Câmara é palco de programação para marcar os 30 anos da morte de Luiz Gonzaga

por Núcleo de Comunicação — publicado 02/08/2019 18h10, última modificação 07/08/2019 12h04
Na ocasião, quatro compositores caruaruenses receberam homenagens por suas contribuições à cultura local.

A Câmara de Vereadores recebeu nesta sexta-feira, 2 de agosto, evento realizado pela Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru para marcar os 30 anos da morte de Luiz Gonzaga. A programação começou com uma oficina de ritmos no Museu do Barro, mas a abertura oficial aconteceu na Casa Legislativa com a presença de grandes nomes da cultura caruaruenses, como: Maestro Mozart Vieira, Sebastian Silva, Renilda Cardoso, Gilvan Neves, Arari Marrocos e Onildo Almeida - compositor da música “A Feira de Caruaru”, uma das muitas músicas compostas por ele e gravadas pelo Rei do Baião.

O presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, o também secretário municipal Rubens Júnior, lembrou o significado de um ícone como o Rei do Baião. “Eu acho que a gente tem que homenagear Gonzaga os 365 dias do ano, esse é o presente e o legado que ele deixou e o reconhecimento que Caruaru dá a Gonzaga”, disse.

A programação contou com uma palestra do pesquisador Ademário King sobre o legado de Luiz Gonzaga, depoimentos dos artistas e homenagens aos compositores gravados pelo artista, a exemplo de Zé Marcolino autor de Sala de Reboco representado pela filha Fátima Marcolino, Janduhy Finizola, representado pelo filho, o vereador Daniel Finizola, Nelson Barbalho representado pela filha Valéria Barbalho e Onildo Almeida.

A entrega das homenagens foi feita pelos vereadores Galego de Lajes (PSD), Daniel Lula Finizola (PT), que é autor do projeto de lei que nomeia as ruas e avenidas do bairro Luiz Gonzaga com músicas do artista, Bruno Lambreta (PDT) e Lula Tôrres (PSDB).

O presidente da Casa, Lula Tôrres, ressaltou a importância de um evento como esse, tanto para a cultura, quanto para a cidade de Caruaru. “A Câmara tem que incentivar principalmente a nossa cultura, tem que abrir as portas para o sentimento do povo e isso é que nós estamos fazendo aqui, a presidência, os vereadores, a vereadora. Esse mandato, essa legislatura tem sido muito boa para isso e eu me sinto muito feliz em estar fazendo parte de tudo isso que está acontecendo aqui nessa cidade”, disse ele.

A programação foi encerrada com a transmissão ao vivo do pátio da Casa Jornalista José Carlos Florêncio do programa ‘Tarde Sertaneja’ da Rádio Cultura comandada pelo radialista e gerente de cultura de caruaru Hérlon Cavalcanti.