Câmara estuda implantação de Escola do Legislativo em Caruaru
A Câmara Municipal de Caruaru está buscando a concretização de um projeto de grande impacto social: a sua Escola do Legislativo. A escola, já implantada em vários outros municípios e estados, tem o objetivo de oferecer cursos de capacitação, treinamentos e palestras tanto para os parlamentares quanto para os servidores da Câmara e a população em geral, através de convênios.
A criação da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Caruaru está sob a coordenação do secretário jurídico da Casa, Bruno Martins. “Eu busquei o nosso modelo em escolas de assembleias legislativas do estado e de municípios, inclusive de outras regiões do país. A Escola do Legislativo vai proporcionar qualificação dos servidores através de cursos e palestras, em convênio com outras instituições, e permitir que a Câmara ofereça à população cursos de curta e média duração, dentro das mais variadas áreas”, detalha Bruno Martins.
“As Escolas do Legislativo são Escolas de Democracia”, acrescenta Rildo Cosson, especialista em Educação e doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenador do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados, um dos parceiros em potencial da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Caruaru.
A minuta do projeto de criação da escola, na qual constam informações como a composição e as atribuições dos membros diretores, que tipo de cursos e palestras serão oferecidos, sugestão de convênios com instituições e público-alvo, já foi entregue à presidência da Câmara. “Depois da apreciação do presidente Leonardo Chaves, o projeto será encaminhado às comissões correspondentes para, então, ser votado em plenário”, informa o secretário Bruno Martins, que já está trabalhando no Regimento Interno da instituição, que receberá o nome do ex-ministro Fernando Lyra. “A nossa escola se chamará Escola Legislativa Ministro Fernando Lyra em reconhecimento à importância dele na defesa da democracia no país”, adianta o presidente Leonardo Chaves.
Gabriela Kopinits – Guanabara Comunicação/AscomCâmaraFoto: Vladimir Barreto/AscomCâmara