Câmara reverencia Data Magna de Caruaru
Nesta terça-feira, dia 1º de março, comemora-se a Data Magna de Caruaru. Instituída pela Lei 5.233/2012, a data refere-se ao dia 1° de março de 1893, quando o primeiro prefeito constitucional eleito, Major João Salvador dos Santos, foi recebido em sessão extraordinária no Conselho Municipal (hoje Câmara de Vereadores). “Ao final da sessão, o prefeito declarou, solenemente e em definitivo, a autonomia municipal de Caruaru, ou seja, a criação do município”, detalha o historiador e museólogo Walmiré Dimeron. “O que ocorreu a 18 de maio de 1857 foi a elevação de Caruaru a categoria de cidade, mas sem autonomia política. Em 2012, nós, do Instituto Histórico de Caruaru reivindicamos e a prefeitura sancionou lei estabelecendo o 1º de março como Data Magna de Caruaru. Comemoremos ambas, mas sabendo o significado de cada uma”, ressalta Dimeron.
O presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves, destaca a importância das duas datas para Caruaru e aponta as diferenças políticas entre o 18 de maio e o 1º de março para o município: “Há muita controvérsia entre os historiadores sobre a data de hoje, alguns até querendo mudar o dia da emancipação política de Caruaru, que é 18 de maio, a data em que Caruaru passou de vila a cidade, ou seja, foi emancipada. A data 1º de março é importantíssima, porque foi a data em que não só Caruaru, mas outros municípios, através de uma lei provincial, tiveram direito a ter eleições diretas para prefeito, porque até antes a cidade era governada pelos vereadores, que eram considerados conselheiros, e os prefeitos eram nomeados através do Conselho. Então são datas importantes, mas continuo dizendo que a data mais importante é a 18 de maio, que é a data da emancipação, quando Caruaru passou a ser cidade. O 1º de março foi quando Caruaru teve direito a eleger seu primeiro prefeito e a primeira Câmara de Vereadores eleita pelo povo diretamente”.
Solenidade – Para comemorar a data, a prefeitura realizou ato solene, logo pela manhã, com homenagem ao ex-prefeito Anastácio Rodrigues, hasteamento de bandeiras e execução dos hinos de Caruaru e de Pernambuco pela Banda Municipal de Caruaru. A solenidade foi prestigiada também pelo bispo diocesano, Dom Bernardino Marchió, e pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves, que fará o registro da data na reunião pública da Câmara, que acontecerá às 20h.
Guanabara Comunicação/AscomCâmaraFotos: O primeiro prefeito de Caruaru, Major João Salvador dos Santos, e sua família/Acervo IHC/Família Salvador dos Santos e a solenidade na prefeitura (Foto Secom/PMC)