Casa democrática recebe SPM para prestação de contas

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 28/03/2019 22h30, última modificação 29/03/2019 09h41
A secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Caruaru apresenta um balanço de suas atividades e número de atendimentos em 2018 no plenário da Câmara

O primeiro expediente da 15ª reunião ordinária foi marcado pela presença da equipe da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPM), que mais uma vez, honrando com o seu compromisso com a transparência, atendeu prontamente o pedido do vereador Bruno Lambreta para usarem o espaço do plenário da casa para apresentar um recorte geral das atividades desenvolvidas pela pasta, durante o ano de 2018, a todos os parlamentares e sociedade.

A Secretária Juliana Gouveia expôs dados estatísticos dos atendimentos feitos pela pasta em Caruaru, fotos das oficinas realizadas com o intuito, não só de fortalecer a autoestima das mulheres assistidas por seus inúmeros projetos, mas também para lhe conferir meios de sustento, através, por exemplo, do aprendizado de uma nova atividade laboral, ou meios de negociação de seus trabalhos em feiras, como as de artesanato – desenvolvidas pela própria secretaria, e ainda cursos de planejamento financeiro, buscando conferir autonomia e independência as mulheres vítimas de violência doméstica.

Juliana também mencionou o acompanhamento junto as maternidades do município para prevenção da violência obstétrica e apoio para empoderamento das parturientes. E ainda, o trabalho de formação realizado com os policiais para facilitar o amparo e acolhimento das mulheres que precisam denunciar abusos sofridos.

A secretária enalteceu a importância da união dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e agradeceu a parceria dos vereadores na elaboração e aprovação de projetos de políticas públicas para o combate a violência contra as mulheres, e também agradeceu a prefeita Raquel Lyra, por seu empenho em dar todo o aporte e fortalecer o atendimento da secretaria, bem como ao Juiz da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Caruaru, Hildemar Macedo e a toda a equipe da SPM, que não mede esforços para prestar assistência a quem precisa. Destacou que esse é um projeto de constante aprendizado e que estão sempre disponíveis para críticas e sugestões.

Os vereadores presentes agradeceram e elogiaram a organização e empenho de toda a equipe da SPM em ofertar o melhor de si e no acolhimento de cada uma das mulheres que chegam até eles.