Combate ao trabalho infantil ganha reforço em Caruaru

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 21/03/2019 22h00, última modificação 22/03/2019 09h52
Desembragador do TRT, presidente da Câmara e prefeita de Caruaru unem forças para massificar campanha de exposição contra a exploração infantil no Estado.

Um tema ainda pouco abordado é do trabalho infantil e para mudar essa condição no Estado de PE, o Desembargador e também palestrante da causa, Paulo Alcântara, encontrou-se previamente com o Presidente da Câmara de Caruaru, Lula Tôrres, para apresentar-lhe o projeto e dar continuidade a programação da exposição contra o trabalho infantil que ocorrerá entre os dias 10 e 25 de junho.

Para mobilizar forças em prol do projeto, o desembargador e presidente da Câmara se reuniram com a prefeita Raquel Lyra, na manhã desta quinta-feira (21). Também estavam presentes a Secretária do Desenvolvimento Social e Direitos Humanos,  Perpétua Dantas, o Coordenador do São João de Caruaru, Leonardo Salazar, a Gerente Geral de Educação de Jovens e Adultos, Mariza Sarinho, e Carlos Eduardo, o Secretário Executivo de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

O desembargador iniciou a exposição da proposta, com a exibição de um vídeo que relata a história de crianças que trabalhavam em mineração, demonstrando a importância de se erradicar o trabalho infantil.  A Prefeita Raquel Lyra manifestou adesão ao projeto. "A gente recebe a iniciativa e explica a metodologia que já é aplicada pela prefeitura de Caruaru, tendo a frente a secretaria de Perpétua, e isso tem tudo a ver com o que já acontece aqui", declarou a chefe do Executivo.

A secretária Perpétua Dantas, titular de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, comentou que o poder Judiciário bateu na porta certa, referindo-se ao interesse da prefeitura de Caruaru em colaborar com um projeto em prol da infância."O projeto que já temos encampado aqui em Caruaru de erradicação e de enfrentamento ao trabalho infantil,AIPAD, e o Fazendo Direito,  que são projetos que já atuam na vida das pessoas, na vida da comunidade e tem uma atividade intensa nas feiras livres de Caruaru, não só na feira da sulanca como em outra feiras de bairros também. Então, o trabalho do TRT, vem somar esforços e  agregar aos trabalhos já realizados da prefeitura municipal de Caruaru" afirmou.

Durante a ocasião, foram discutidos meios técnicos de como desenvolver o projeto e como fazer a programação acontecer. E uma das metas da ação é exibir vídeos com o conteúdo da campanha em telões durante as festividades juninas.

O presidente da Câmara, Lula Tôrres, explica a importância da união entre os três poderes na causa contra o trabalho infantil. "A Câmara municipal de Caruaru e todo o Poder Legislativo é a voz da população. São homens e mulheres que são eleitos para discutirem os problemas da sociedade e trazer esses problemas para os poderes que podem resolver esse assunto ou melhorar a situação. Portanto, estamos aqui como intermediador. Vamos trabalhar, vamos lutar para conscientizar os pais e as mães de que as crianças precisam viver a sua infância e trabalho é pra adultos. Fazendo isso vamos ter uma sociedade melhor", conclui.