Comissão de Meio Ambiente visita aterro sanitário
Na manhã desta quinta-feira (7), a Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo vereador Marcelo Gomes (PSB), juntamente com outros parlamentares (Gilberto de Dora, Edmilson do Salgado, Jajá, Rozael do Divinópolis, Ricardo Liberato e Romildo Oscar); o secretário de Serviços Urbanos, André Alexei, e os diretores da Empresa de Planejamento de Urbanização (URB), Aldo Arruda; e do departamento de Limpeza, Maurício Silva, além de diversos veículos de comunicação visitaram o aterro sanitário municipal a fim de averiguar as ações que estão sendo tomadas pela prefeitura.
Ambos foram recebidos pelo consultor ambiental Geraldo Miranda, que comentou sobre os funcionamento e projeto que aborda a ampliação do aterro, que dará uma sobrevida de aproximadamente três anos ao equipamento. Ao mesmo tempo reafirmou que o local não apresenta nenhum risco de impacto ambiental. Entretanto, fez questão de ressaltar a importância da coleta seletiva. “Precisamos estimular as indústrias, a sociedade e as crianças na prática de educação ambiental. A ausência da coleta seletiva resulta em um enorme desperdício de material reciclável”, ressaltou o consultor.
Aproximadamente cerca de 300 toneladas são depositadas diariamente no aterro sanitário, o que corresponde a uma produção média dia de 1kg para cada habitante ( dados baseados no último censo em relação à quantidade de habitantes em Caruaru).
Anderson Morais/AI vereador Marcelo Gomes