Edjailson defende renaturalização do Ipojuca
O vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) apresentou e teve aprovado, na reunião pública da Câmara Municipal de Caruaru da última quinta-feira (25), requerimento propondo a criação de um projeto de renaturalização do Rio Ipojuca no trecho que corta o município. A ideia do vereador é que a prefeitura instale interceptores (coletores de esgoto) paralelamente ao curso do rio, combata a erosão das margens, faça plantio de vegetação ciliar, preserve as áreas de inundação, remova as residências construídas próximas demais do rio, e implemente campanha de educação ambiental, inclusive nas escolas. “Uma das falhas no tratamento do Rio Ipojuca é a maneira como o Departamento de Limpeza Urbana está retirando toda a vegetação às margens do rio, provocando exposição da terra, escassez da água com o assoreamento, proliferação de pragas e ainda impedindo a formação de corredores naturais”, ressalta Edjailson.
O vereador, no entanto, faz questão de sublinhar que a revitalização só é possível com mais investimento em saneamento básico, para evitar que o esgoto dos imóveis localizados próximos ao rio siga direto para o curso d’água. “Para tanto, faz-se necessária a instalação de interceptores, que são canos que impedem que o esgoto caia nas águas dos córregos e rios. Com os interceptores, o esgoto é conduzido a estações de tratamento e a água, limpa, volta ao curso d’água”, detalha o parlamentar.
A expectativa de Edjailson é que a prefeitura encampe a ideia e ajude a mudar a situação do Ipojuca, pelo menos no trecho que banha Caruaru. “O projeto é realizável, tem recursos para isso, falta apenas interesse e apoio”, conclui o vereador.
Guanabara Comunicação/AscomCâmaraFoto: Vladimir Barreto/AscomCâmara