Em audiência com arcebispo, vereador pede atenção para o médio produtor rural

por Victor Vargas — publicado 14/06/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 14h39
O vereador Evandro Silva (PMDB) foi recebido em audiência pelo arcebispo...

O vereador Evandro Silva (PMDB) foi recebido em audiência pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, nesta terça-feira (11), para pedir o apoio da igreja católica em relação ao agronegócio para o médio produtor. Também participaram do encontro, no Palácio Manguinhos, em Recife, o médico e agropecuarista Wellington Florêncio, o engenheiro civil Eduardo Gondim, o produtor rural José Reinaldo Madeira e o vereador Ricardo Liberato (PSC).   

Evandro Silva disse que a estiagem ‘quebrou’ os produtores e lembrou que pastos e rebanhos foram dizimados. “O Governo do Estado é bom para o pequeno produtor porque tem programa eleitoreiro, mas para o médio só tem mídia. Peço que o senhor sensibilize o governo e a CNBB. O médio produtor está sofrendo porque tem que tirar recursos dele próprio para recomeçar”, explicou o vereador, que também é produtor rural. 

Wellington Florêncio, coordenador da Câmara Setorial do Agronegócio da ACIC, lembrou que a situação é crítica e que os produtores precisam de meios para continuar trabalhando. “O nosso médio produtor é o pequeno produtor do Sul e Sudeste. Nosso rebanho no Estado foi reduzido a menos de 50%”, disse, ressaltando a dificuldade de acesso ao crédito governamental.   

Após ouvir as explanações, Dom Antônio citou que aquela era uma experiência nova para ele, uma vez que a igreja acostumou-se a apoiar ações visando ao pequeno produtor. “Vou levar o assunto para discutir em nossas instâncias e colocaremos no site da arquidiocese. O que puder fazer, farei”, disse o religioso, definido como justo o pleito da categoria. O vereador Evandro Silva também solicitou audiências com o secretário Estadual de Agricultura e com o governador Eduardo Campos. 

Fernandino Neto/Rádio Liberdade

registrado em: