Estagiários dos cursos de saúde cobram vacinação contra Covid-19 em Audiência Pública

por liviafportela — publicado 17/06/2021 08h00, última modificação 17/06/2021 10h08
Colaboradores: Dyego Mendes
Estagiários dos cursos de saúde cobram vacinação contra Covid-19 em Audiência Pública

Foto: Vladimir Barreto

Audiência Pública proposta pelo vereador Fagner Fernandes (PDT) reuniu estudantes da área de saúde e representantes do Executivo e da 4ª Geres, na quarta-feira (16). Foi presidida por Bruno Lambreta (PSDB), presidente da Casa.

Também estiveram presentes a vereadora Perpétua Dantas (PSDB), Carlinhos da Ceaca (MDB) e o parlamentar Mano do Som (DEM). Os estudantes pediram clareza no Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. 

A gerente geral de Atenção Básica, Sarah Rafael e a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Letícia Galvão, trouxeram alguns dados com relação à vacinação dos estagiários da saúde. De acordo com os números apresentados na audiência, 470 estagiários já foram vacinados e faltam ser vacinados 909, mas para avançar esse número, é preciso uma maior disponibilidade de doses. 

Sarah esclareceu que o critério de vacinação se dá a partir do tempo que os alunos passam estagiando dentro das unidades de saúde e a quantidade de vacinas que chega ao município. 

A estudante do 8º período de medicina, Milena Galvão, afirmou que os estudantes não estão solicitando furar a fila da vacina, pois a inclusão dos estudantes consta no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e no Plano Municipal. 

Em outro momento, Raissa Teixeira falou sobre sua vivência enquanto estudante de enfermagem. De acordo com Teixeira, os estudantes do curso começam a prestar atendimento pontuais nas comunidades desde o 3º período e a partir do 8º passam a assumir funções dentro das unidades básicas. “O risco submetido é o mesmo ou maior”, reiterou. 

Sarah ressaltou que Caruaru é uma cidade polo no quesito saúde, visto que atende as cidades circunvizinhas. “Hoje a nossa maior morbidade e mortalidade se encontra na casa de 40 a 59 anos. Então, hoje, em Caruaru, quem morre mais é quem tem entre 40 e 59 anos de idade. Diante dessa situação, a comissão técnica do estado entendeu que a gente não pode direcionar essa vacina para outro público”, afirmou a gerente. 

Em resposta, Letícia Galvão informou que foi elaborado um Plano municipal de vacinação para grupos prioritários e que dentro dele foi criada uma estratificação para os trabalhadores da saúde. Além disso, também foi estabelecida, em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, com as instituições de ensino e o Ministério Público, uma estratificação para estagiários da saúde. Porém, o avanço depende da disponibilidade de doses.

Houve bastante participação da população nas discussões, pautando melhorias no plano apresentado durante a reunião.

A vereadora e os vereadores presentes na audiência se comprometeram com a causa. “A Câmara Municipal de Caruaru apresentará uma Indicação assinada e subscrita por todas as vereadoras e vereadores com esse apelo, já que existe um número exato de estagiários que podem ser vacinados. Tenho certeza que esse debate não vai parar hoje, vamos continuar persistindo e reivindicando. Vamos cobrar também aos deputados estaduais para que eles façam essa solicitação na Assembleia Legislativa”, concluiu o presidente da Casa. 

Siga acompanhando as atividades da Câmara, que também são transmitidas pelo canal 22.2 da sua televisão e pelo Facebook. Para mais informações sobre, acesse http://sapl.caruaru.pe.leg.br/


registrado em: ,