Legislativo e Judiciário na instalação da 2ª Vara da Fazenda
O Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco – TJPE realizou, na manhã desta quarta-feira (22), no Fórum Juiz Demóstenes Batista Veras a solenidade de instalação da 2ª Vara da Fazenda Pública. Compuseram a mesa de honra do evento o presidente do TJPE, desembargador Jovaldo Nunes Gomes, o corregedor geral de Justiça de Pernambuco (e presidente do TJPE a partir do dia 06 de fevereiro), desembargador Francisco Ricardo, diretor do Fórum de Caruaru, juiz Gleydson Lima, Leonardo Chaves – presidente do Poder Legislativo e diversas autoridades da área jurídica do Estado de Pernambuco. Da Câmara, participaram ainda do evento os vereadores Carlos Santos (PRB), Carlinhos da Ceaca (PPS), Rodrigues da Ceaca (PRTB), Duda do Vassoural (DEM), Marcelo Gomes (PSB), Rosimery da Apodec (DEM), Gilberto de Dora (PSB) e Romildo Oscar (PTN), além do procurador José Américo e do secretário jurídico Bruno Martins.
O diretor do Fórum, juiz Gleydson Lima abriu os discursos destacando o crescimento de Caruaru, a independência e o bom relacionamento entre os poderes, assim como a necessidade da instalação da Vara da Violência Doméstica e da Vara da Família. O futuro presidente do TJPE, desembargador Francisco Ricardo, comentou que, dos 10 mil processos acumulados na 1ª Vara da Fazenda, 06 mil são de execução fiscal. “Estamos em 6º lugar entre os 27 Estados no que se refere à agilidade e estrutura funcional”, comentou o desembargador.
O presidente do TJPE, desembargador Jovaldo Nunes (se despedindo do cargo), fez uma análise da sua atuação e garantiu que o seu sucessor irá fazer o que não foi possível na sua gestão. “O nosso objetivo de dar celeridade à Justiça no Estado está sendo cumprido. Temos o dever de tratar todos bem – todos nós, juízes, promotores, defensores e servidores temos a obrigação de minimizar a angústia de todos os que precisam dos nossos serviços”, frisou o presidente. O desembargador destacou ainda, dentre as suas ações, os novos fóruns de Afogados da Ingazeira, Santa Cruz do Capibaribe, Palmares e Jaboatão dos Guararapes.
A 2ª Vara da Fazenda vai funcionar – provisoriamente – no antigo Fórum e toda a demanda acumulada – cerca de 10 mil processos, será divida agora por dois juízes e 18 servidores. “Agradecemos ao presidente do TJPE, desembargador Jovaldo Nunes, e vamos continuar unindo todas as forças e entidades nesta luta incessante pela melhoria dos serviços jurídicos em Caruaru. De imediato, a Câmara apoia a luta da instalação da Vara da Mulher”, frisou o presidente Leonardo Chaves.
Guanabara Comunicação/AscomCâmara