Legislatura 2021-2024 será composta por quatro vereadoras
A Câmara de Caruaru terá composição inédita para a próxima Legislatura. Tomaram posse neste dia 01 de janeiro de 2021, quatro mulheres. São elas: Aline Nascimento (Cidadania), Kátia da Rendeiras (Republicanos), Mery da Saúde (PSD) e Perpétua Dantas (PSDB).
De acordo com os registros do arquivo da Câmara de Vereadores de Caruaru em seus 171 anos de existência teve até hoje apenas 9 mulheres vereadoras. Foram elas: Luzia Belmiro de Azevedo Lira - Professora Sinhazinha; Silvia Antunes Porto; Josefa do Carmo Teobaldo Nunes, Téo Enfermeira; Maria Régis Ferreira de Lima; Socorro Ferreira, Socorro Enfermeira; Laura Mota Gomes; Wedna Queiroz de Barros, Wedna do Hospital; Rosimery Maria da Silva; Maria José Galdino da Silva, Zezé Parteira. Destas apenas 4 foram eleitas, as demais ficaram na posição de suplência.
A composição da Casa para a próxima Legislatura é reflexo de um processo de constante luta e transformação social, onde as mulheres vem pautando a ocupação em espaços de poder de decisão, em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.
“A sociedade está mudando e houve um reconhecimento popular do lugar de fala da mulher. Esse foi um pequeno passo para uma Câmara que em 171 anos teve 9 mulheres, nunca concomitantemente”, afirmou a vereadora Perpétua Dantas (PSDB), primeira vereadora mais votada da Câmara, eleita com 3200 votos.
A vereadora Kátia da Rendeiras (Republicanos) ao ser entrevistada por nossa equipe relata que: “Enquanto mulher, estou muito feliz. Me sinto uma mulher valente, valorosa, que pode ser o que quiser, ocupar o espaço que quiser. Você pode ser o que deseja ser, sonha em ser.”
Será a primeira vez que a Casa terá mais de uma mulher ocupando cargo enquanto representante da população na mesma Legislatura. Um importante avanço em direção à equidade de gênero na Casa Jornalista José Florêncio.
Tal avanço também acontece no âmbito do Poder Executivo, pois, para os anos de 2021-2024, a Prefeita Raquel Lyra (PSDB) foi reeleita com o maior número de votos para Chefe do Executivo da história de Caruaru.
Raquel é a segunda mulher a ocupar o cargo na Prefeitura Municipal, tendo sido a primeira eleita. A pioneira foi Silvia Porto. Em 1990, ela foi presidente da Câmara de Vereadores e assumiu o Poder Executivo por um período curto, na ausência de João Lyra, prefeito à época, e no impedimento do vice, Jorge Gomes.