Leonardo abre Congresso da UVP em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 29/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), foi o anfitrião do Congresso Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras e Prefeituras Municipais promovido pela União dos Vereadores de Pernambuco – UVP, entre os dias 26 e 28 deste mês, no Teatro Difusora. Na solenidade de abertura, Leonardo Chaves deu as boas vindas aos participantes do evento. Ao seu lado, na mesa dirigente dos trabalhos, o presidente da UVP, Biu Farias (do PSB, vereador por Surubim), além do deputado Zé Maurício (PP), diretor jurídico da Associação Brasileira de Câmaras Municipais -Abracam, e de Osório Chalegre, presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais – CaruaruPrev, representando o prefeito José Queiroz.

No seu discurso, o presidente da Câmara Municipal de Caruaru contou um pouco de sua história de quase 50 anos de serviços públicos prestados – 37 deles no exercício da vereança, sendo 10 vezes eleito presidente da Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Ele destacou ainda a importância da UVP para Pernambuco e o papel do vereador: “Estamos aqui para trazer um planejamento e debater a questão da melhoria; vereador tem que estar ao lado do povo, trabalhar em prol das melhorias”.

Durante o congresso foram promovidas plenárias sobre diversos temas, como “O Poder Legislativo e as Políticas Públicas de Desenvolvimento Social”; “Ações do Município na Prevenção da Violência Urbana e Rural”; “Papel Fiscalizador do Vereador na Aplicação de Verbas Públicas”; e “Processo Legislativo da LDO e LOA – Planejamento Municipal (Emendas – Discussões – Audiências Públicas – Transparência)”. Entre os palestrantes, as deputadas estaduais Raquel Lyra e Laura Gomes, o deputado estadual Tony Gel, o conselheiro Ranilson Ramos (do TCE), a vereadora Narah Leandro, presidente da UVP Mulher, e o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, dentre outros.

Também estiveram presentes no congresso os candidatos a governador – Armando Monteiro Neto (PTB) e Paulo Câmara (PSB) – e a senador – o deputado federal João Paulo (PT) e o ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho (PSB). Os dois candidatos ao Palácio do Campo das Princesas ressaltaram, em seus discursos, além das propostas para o Estado, a importância do vereador como representante mais próximo do povo.

Da Câmara Municipal de Caruaru participaram ainda os vereadores Gilberto de Dora (PSB), 1º secretário da Casa, Romildo Oscar (PTN), Edjailson da Caru Forró (PTdoB), Sivaldo Oliveira (PP), Zé Ailton (PDT), Neto (PMN), Evandro Silva (PMDB), Louro do Juá (SDD) e Jadiel Nascimento (PROS).