Magistrado recebe título de cidadão de Caruaru durante solenidade na Câmara

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 13/05/2019 12h00, última modificação 20/05/2019 13h12
Natural de Recife, o juiz Marupiraja Ramos Ribas atua em Caruaru desde

A Câmara Municipal de Caruaru sediou na última sexta-feira, 10 de maio, solenidade de outorga de título de cidadania caruaruense ao juiz Marupiraja Ramos Ribas, cuja cidade natal é Recife. Com propositura do vereador Leonardo Chaves, o evento serviu para reconhecer a vultosa contribuição do magistrado ao município, tanto no que se refere à execução das leis, quanto ao lecioná-las. Visto que Maru também é docente do Centro Acadêmico Tabosa de Almeida. 

A solenidade, que pode ser acessada através da Página do Poder Legislativo de Caruaru, recebeu diversas autoridades, entre elas: José Tadeu dos Passos – Juiz Diretor do Fórum Demóstenes Veras; Dimitre BezerraControlador do Município de Caruaru, representante da Prefeita Raquel Lyra; Ranieri Coelho - Secretário Geral da OAB Caruaru; José Adelmo da Costa Pereira – juiz titular da 2ª Vara da Fazenda de Caruaru; Brasílio Guerra – juiz titular da 2ª Vara Cível de Recife; Perpétua Dantas - Secretária de Desenvolvimento Social; Diogo Veras - Secretário Executivo da Secretária de Ordem Pública, representando a Secretária Carla Vieira; Carlos Toscano - Tabelião do 3º Cartório de notas e protestos de Caruaru; Bruna Vasconcelos - Gerente de Ensino da Educação Infantil de Caruaru, representando secretária de Educação, Marta Medeiros; Denise Santos de Melo - Assessora Jurídica da Secretaria de Políticas para Mulheres, representando a Secretária Juliana Gouveia; Marileide Oliveira - Pró-reitora da ASCES/UNITA; Paulo Muniz Lopes – Magnífico Reitor da ASCES/UNITA. 

A sessão solene que veio da iniciativa do vereador Leonardo Chaves (PDT) deixou o homenageado repleto de gratidão e segundo ele, é de grande importância valorizar os profissionais que contribuem diariamente com a cidade de Caruaru. “O Dr. Marupiraja, merece esse título de cidadão de caruaru. Primeiro que faz muitos anos que ele mora em nossa cidade. É um juiz que tem feito um trabalho dinâmico e sempre tratou a população com humildade.”

Para o condecorado, o momento foi de muita emoção pelo reconhecimento que obteve pelos seus serviços prestados a sociedade caruaruense. “É uma homenagem que me deixa muito alegre, não só pelos serviços prestados, mas principalmente porque a minha família inteira cresceu aqui em Caruaru, então a minha vida toda está aqui. Caruaru me recebeu de braços abertos e estou muitos feliz", relatou o magistrado. 

 

Homenageado 

Marupiraja Ramos Ribas nasceu em Recife, no dia 6 de janeiro de 1966. Filho de Manoel Rodrigues Ribas Filho com Cremilda Ramos Ribas. Possui Bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (1991), é Especialista em Direito pela ASCES/UNITA (1999). Atualmente é Professor Auxiliar IV, Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso e Supervisor de Estágio dos Escritórios de Práticas Jurídicas do Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES/UNITA, Professor licenciado da Escola Superior da Magistratura do Estado de Pernambuco, Membro Efetivo da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas, Membro Efetivo da Academia Caruaruense de Letras Jurídicas - ACLJ e Juiz de Direito - Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco. Juiz Eleitoral da 41ª Zona Eleitoral de Caruaru e da cidade de Riacho das Almas. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Penal. Exerce desde de novembro de 2016, a presidência do Colégio Recursal de Caruaru e integra a Turma de Uniformização de Jurisprudência do TJPE.