Marcelo Gomes participa do Fórum do Orçamento Participativo
O vereador Marcelo Gomes (PSB) participou, nesta quarta-feira (12), do Fórum do Orçamento Participativo, que reuniu delegados para apresentar as obras eleitas pelo povo e escolhidas para integrar a Lei Orçamentária Anual (LOA) do município. O evento teve a presença do prefeito José Queiroz, secretários, vereadores e representantes da sociedade.
Entre as votadas pelo povo, foram escolhidas 45 obras para estarem presentes na LOA, sendo 25 da zona urbana e 20 da zona rural. Aproximadamente 10 mil pessoas participaram das plenárias do OP, elegendo 141 delegados. Destes, 18 representantes e 18 suplentes para formar uma comissão de acompanhamento das obras.
Saúde e educação foram as áreas que aprovaram mais solicitações, com a construção de creches, escolas, unidades de saúde e melhorias no atendimento para a população. Também foram votados projetos para pavimentação, saneamento básico, pontes, complexo esportivo, roteiro turístico, além da preocupação com a economia e atividades sócio-educativas.
A secretária de Participação Social, Louise Caroline, lembrou as dificuldades que encontrou na implantação do projeto. “É uma construção difícil porque as pessoas não estão acostumadas a isso, e nós fizemos questão de visitar um por um, casa a casa. E quando nós chegávamos às casas, quando a gente batia e dizia que era da prefeitura, elas achavam que era uma cobrança ou pedindo voto para alguma coisa. Quando elas sabiam que estávamos lá para chamar para ajudar a fiscalizar e a cobrar as obras que a sociedade decidiu, a recepção era maravilhosa”, finalizou.
Já o prefeito José Queiroz enfatizou os momentos difíceis e a falta de recursos para realizar os benefícios como a população deseja. “Vocês elegeram obras, mas, se os recursos não são suficientes, é necessário que a população e a Secretaria de Participação Social estejam reunidos para debater o motivo. Temos concentrado muito dinheiro na saúde e educação e, às vezes, não sobra para outras coisas”, enfatizou o prefeito.
O delegado do OP, José João dos Santos, representante da zona rural, afirmou que irá cobrar do poder público a execução das melhorias votadas pelo povo. “Fui eleito com dois votos, mas o que foi eleito vai ter que ser cumprido, senhor prefeito. No 4º distrito nós temos 98% de cisternas construídas, faltam apenas 2% de obras, mas o que agora nós precisamos é de água”, ressaltou o delegado.
Marcelo Gomes lembra a sua participação nas plenárias e a importância do OP para o município. “Participei de diversas plenárias do Orçamento Participativo, foi muito gratificante e enriquecedor para o meu mandato. Ouvir a população é muito importante, o povo quer mais do que votar, quer participar das decisões do município e isso acontece com as plenárias do Orçamento Participativo. O povo tem voz e escolhe o que deve ser feito na sua comunidade, quais são as prioridades. A partir daí a prefeitura planeja, busca os recursos e tenta executar as necessidades que foram decididas pela população”, ressaltou Marcelo.
Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes