Marcelo Gomes ressalta conquistas dos deficientes auditivos em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 27/09/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45

Na noite da última quinta-feira (25), a Câmara Municipal de Caruaru recebeu representantes da comunidade surda do município, em comemoração ao Dia Municipal do Surdo, celebrado no dia 26 de setembro, por meio da Lei nº 5.330, de 20 de novembro de 2013, proposta pelo vereador Marcelo Gomes (PSB).

“Hoje é um dia muito especial para a vida dos surdos de Caruaru. Esse dia mostra a valorização da identidade dos surdos dentro da nossa sociedade. Temos evoluído em diversos setores, em diversos meios. Sabemos que o surdo tem conseguido conquistar o seu espaço no mercado de trabalho, isso já é uma conquista das mais importantes. Agradecemos ao vereador Marcelo Gomes pela propositura desta lei, cujo objetivo é contribuir e refletir sobre a qualidade de vida da pessoa surda”, disse Álvaro Ferreira, vice-presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiências, na tribuna da Casa de Leis.

“Esta lei foi criada com indicação de Álvaro, que nos procurou e falou sobre a importância dessa lei. E ficamos muito felizes em conseguir a sua aprovação. Posso falar bem dessa questão da surdez porque tenho um sobrinho que é surdo, e quando convivemos diariamente com alguém surdo sabemos das dificuldades enfrentadas por essas pessoas, apesar de todos os avanços que temos. Sabemos que temos que buscar ainda mais qualidade de vida para a comunidade surda. Estou sempre à disposição de vocês para encaminhar os projetos e indicações que precisarem”, disse Marcelo Gomes para o público surdo presente.

Na reunião, por solicitação do vereador Marcelo Gomes, um intérprete esteve presente no plenário da Casa Jornalista José Carlos Florêncio para traduzir os discursos para a comunidade surda no local. Além disso, os presentes puderam ver a apresentação de uma música na Língua Brasileira de Sinais (Libras), da Pastoral dos Surdos de Barra de Guabiraba (PE).

Marcelo Gomes solicitou ainda a realização de audiência pública para discussão de políticas públicas de acessibilidade para a pessoa surda, através do Requerimento nº 1.631/2014, aprovado por unanimidade pelo plenário. A data da audiência será definida pela Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes