Outubro Rosa ilumina a fachada da Câmara de Caruaru

por Texto: Sara Sabrina (estagiária) Edição: Louzi Neves — publicado 04/10/2022 12h48, última modificação 11/10/2024 08h26
O Legislativo seguirá na campanha com o objetivo de conscientizar a população com relação à prevenção e combate à doença.
Outubro Rosa ilumina a fachada da Câmara de Caruaru

Foto: Vladimir Barreto

Durante o décimo mês do ano, a iluminação externa da Câmara de Vereadores vai refletir a campanha Outubro Rosa. A iniciativa busca conscientizar a população sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, que de acordo com pesquisas é o tipo mais frequente nas mulheres brasileiras.

O principal intuito da campanha é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce, tendo em vista o crescente número de casos no país. A projeção para o ano de 2021 era de 66.280 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Diante deste preocupante cenário, o Outubro Rosa reforça a necessidade do cuidado, mostrando às mulheres que precisam ir anualmente ao médico e fazer exames específicos para a mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os sintomas mais comuns de câncer de mama são aparecimento de nódulo indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosa e bem definidos. Outros sinais semelhantes, é que a pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja, acompanhados ou não de dor.

O Legislativo seguirá na campanha com o objetivo de conscientizar a população com relação à prevenção e combate à doença. Durante o mês, as redes sociais da Casa vão contar com informações e incentivo para que todas as mulheres se cuidem.