Padre Bianchi Xavier é homenageado na sessão virtual desta quinta-feira (13)

por liviafportela — publicado 14/05/2021 09h00, última modificação 14/05/2021 10h01
Colaboradores: Dyego Martins
Padre Bianchi Xavier é homenageado na sessão virtual desta quinta-feira (13)

Foto: Vladimir Barreto

Na quinta-feira (13), na 36ª Sessão Plenária Virtual, o presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), começou a sessão pedindo um minuto de silêncio em virtude do falecimento do Padre Bianchi Xavier. Na reunião, os parlamentares também prestaram condolências pelo falecimento do padre, vítima da atual pandemia. 

Foram votadas na sessão 81 proposituras durante a sessão. Além disso, foram discutidos outros assuntos de interesse público, como: o Programa Terra Pronta; o Projeto de Lei 2564/2020, sendo tramitado no Congresso Nacional; e o rigor na condução das medidas de distanciamento social nos postos de vacinação da Covid. 

Leonardo Chaves (PSDB) falou em defesa dos profissionais da saúde, sobre o PL 2564/2020, que institui o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira. Perpétua Dantas (PSDB) e Aline Nascimento (CIDA) também manifestaram apoio à tramitação. De acordo com Nascimento, os técnicos de enfermagem ganham menos de um salário mínimo por mês e por isso necessitam de outros vínculos para complementar a renda.

O parlamentar Bruno Lambreta (PSDB) apresentou requerimento, nº. 2018/2021, que propõe a demarcação do piso dos centros de vacinação da Covid-19, para garantia do distanciamento social nas filas. De acordo com Lambreta, no Espaço Cultural Tancredo Neves, onde está sendo realizada a imunização da população caruaruense, percebeu que a falta de demarcação no piso causa certa aglomeração de pessoas. 

A vereadora Perpétua Dantas (PSDB) e o vereador Fagner Fernandes (PDT) falaram sobre a parceria no PL 8945/2021 que institui medidas de prevenção e de enfrentamento à importunação sexual de mulheres nos meios de transporte coletivo no âmbito do município. 

A vereadora também ressaltou a importância do dia 13 de maio, data da abolição da escravatura, e fez uma provocação. "Será que as pessoas negras no Brasil receberam daquele 13 de maio de 1888 até hoje, políticas afirmativas de inclusão e igualdade? É só olhar para essa tela e ver quantas pessoas negras fazem parte dessa Câmara de vereadores”, afirmou Dantas. 

Val Lima (PSL) trouxe o tema da gradeação de terra. De acordo com o parlamentar, há uma defasagem no Programa Terra Pronta, programa do Governo do Estado que possibilita a preparação da terra, permitindo o plantio. Somando-se à falta de atenção por parte da gestão municipal, os agricultores ficam impossibilitados de plantar. Outros parlamentares manifestaram apoio à pauta de Lima. Filipe José (PTB) falou sobre participação na reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural e disse que os agricultores compartilham do mesmo sentimento de Val, o de ver o inverno passar e não ter tido a oportunidade de plantar. 

O vereador Lula Torres (PSDB)  enfatizou a necessidade de uma maior assistência à classe artística, visto que o período junino está se aproximando, o São João da cidade foi cancelado e os músicos locais precisam de um espaço para expressar sua arte. 

Siga acompanhando as atividades da Câmara, que também são transmitidas pelo canal 22.2 da sua televisão e pelo Facebook. Para mais informações sobre, acesse http://sapl.caruaru.pe.leg.br/

registrado em: ,