Palestra sobre o setembro amarelo é realizada na Sessão Ordinária desta quinta-feira (26)

por gabriela — publicado 27/09/2019 11h20, última modificação 01/11/2019 12h28

Fotos: Vladimir Barreto

Quarenta proposituras foram votadas na Ordem do Dia na Sessão Ordinária desta quinta-feira (26), entre Projetos de Lei, requerimentos e indicações. Dentre as pautas apresentadas nas Matérias do Expediente está o Projeto de Lei Nº 8371/2019 de autoria do vereador Lula Tôrres (PSDB), que visa disponibilizar 5% das moradias populares a vítimas de violência contra a mulher. Também o PL Complementar Nº 85/2019, de autoria do vereador Daniel Lula Finizola (PT), que dispõe sobre a obrigatoriedade em fixar obras de arte em todos os edifícios ou praças públicas deste município, para que assim seja incentivada a valorização cultural.

Além das análises realizadas pelos vereadores, a Casa recebeu uma palestra para falar sobre depressão e suicídio. A explanação foi feita por José Soares, representante do Centro de Valorização da Vida (CVV). O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha de conscientização e prevenção ao suicídio. A criação do movimento no Brasil aconteceu em 2015 através do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), para que não só o dia 10 fosse marcado como o dia Mundial de Prevenção ao suicídio, mas todo o mês de setembro.

O presidente da Câmara e autor da propositura para abordar o tema na Casa, o vereador Lula Tôrres (PSDB), considera que falar sobre o assunto é de grande importância para que todos saibam como proceder diante de uma situação tão delicada.

Para José Soares a sociedade precisa entender que a melhor forma de combater esse mal é falar sobre ele. Soares explicou como a depressão tem se tornado a doença do século, principalmente por causa da tecnologia que tem afastado as pessoas e dificultado os relacionamentos. “Atualmente o suicídio pode e deve ser visto como uma epidemia que assola toda humanidade. A nossa questão é ver as ferramentas e possibilidades que nós temos para diminuir ao máximo essas ocorrências ” disse ele.

Além da palestra o voluntário do CVV também respondeu perguntas e esclareceu dúvidas dos vereadores.

Destaques da tribuna

Os vereadores fizeram uso da tribuna para comentar assuntos importantes. A exemplo do vereador Galego de Lajes (PSD) que falou sobre a falta de atenção do poder público com a Zona Rural.

A pauta do vereador Daniel Lula Finizola (PT), líder da oposição, foi sobre a situação do calçamento do bairro Luiz Gonzaga. Segundo ele, a obra tem danificado com pouco tempo de construção. Ele falou ainda sobre a revisão que deve ser feita do Plano Diretor, que segundo ele está com mais de 4 anos de atraso.

Já o vereador Bruno Lambreta (PDT), líder do governo, parabenizou Daniel Finizola pela responsabilidade e coerência em se preocupar com a durabilidade da obra e lembrou que nesse caso específico a responsabilidade foi de uma empresa que está construindo no local e acabou liberando a via antes do tempo de cura que é de aproximadamente 28 dias. O município deve fiscalizar e cobrar de quem causou o dano.