Parlamentares buscam meios para aprimorar o comércio e cultura caruaruense

por Thayna Leite Estagiária de Jornalismo(com supervisão de Catiane Damas) — publicado 02/05/2019 19h45, última modificação 03/05/2019 07h54
Ideias para resgate e valorização cultural do município são debatidas na 24ª reunião ordinária do ano, na Câmara
Parlamentares buscam meios para aprimorar o comércio e cultura caruaruense

Fotos: Vladimir Barreto

Caruaru é famosa por abrigar a maior feira ao ar livre do mundo, mas na cidade que emana cultura, como o tradicional forró, há também as populares feiras de bairro. E para cuidar de todo esse patrimônio da Capital do Forró, métodos para preservação da tradição cultural pautaram as discussões no plenário, durante ordinária desta quinta-feira (2), dentre outros importantes temas e requerimentos que foram apresentados na Câmara Municipal.

Apelo em prol do resgate da tradição Junina de rua

O desenvolvimento da cidade a cada ano, além das evoluções também traz a preocupação de algumas tradições se perderem ao longo do tempo, como é o caso do “São João de rua”. Preocupado em manter a cultura tradicional caruaruense viva, o presidente da câmara, Lula Tôrres (PSDB), propôs ao Poder Executivo de Caruaru e ao presidente da fundação de cultura e turismo, Rubens Junior, para que possam atuar juntos em prol de incentivos no resgate a tradicional festa junina de rua, formada por palhoças com comidas típicas, fogueiras caprichadas e a animação contagiante dos moradores da cidade. Para Lula, é de grande valia que seja reavivada a memorável festa, já que Caruaru é conhecida internacionalmente como a “Capital do Forró”, e sua história é marcada pela realização do “Maior e Melhor São João do Mundo”.

A criação de uma feira popular no bairro Xique-Xique pode gerar mais recursos e comodidade para Caruaru

Cerca de 38 bairros compõem a Capital do Agreste, e grande parte dessas comunidades ficam longe do centro da cidade, dificultando o deslocamento dos moradores que precisam fazer suas compras semanais de alimentos a um preço mais acessível, como os que são oferecidos nas tradicionais feiras ao ar livre.

Pensando nisso, o vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB) solicitou no plenário o suporte da prefeitura de Caruaru para que seja estudada a viabilidade de criação de um local apropriado para o comércio popular, com a infraestrutura necessária para a realização semanal da feira livre no residencial Xique-Xique. Algo que, além de favorecer os moradores, irá contribuir para gerar recursos financeiros e mais empregos no município.

Para o parlamentar, as feiras livres promovem ainda o resgate da cultura e das tradições populares, na medida em que favorecem o encontro de pessoas da comunidade e a comercialização de itens e utensílios artesanais. A nova estrutura representará um importante evento econômico para a cidade.