Parlamentares celebram entrega do título Doutor Honoris Causa a João do Pife pela UFPE

por Fernanda Lira — publicado 20/06/2024 21h10, última modificação 10/10/2024 11h16
Colaboradores: Risoni Santos

Foto: Vladimir Barreto

Em Sessão Ordinária, o Poder Legislativo de Caruaru celebrou a homenagem concedida a João do Pife pela UFPE e debateu demandas dos bairros Xique-xique e Maurício de Nassau, nesta quinta-feira (20).

João do Pife

O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), destacou em sua fala a entrega do título Doutor Honoris Causa a João do Pife, pela Universidade Federal de Pernambuco, que aconteceu ontem (19) no campus de Caruaru - Centro Acadêmico do Agreste. “Ele já era referenciado como mestre, mas agora tem que ser referenciado como doutor, por todo mérito”, expressou o parlamentar, enfatizando a importância imensurável que João representa para a cultura de Caruaru.

“Uma lenda viva”, disse o Professor Jorge Quintino (PODE) ao falar do artista. O vereador salientou a dedicação de João em preservar e difundir as tradições musicais do agreste pernambucano e complementou: “sua música, carregada de brasilidade e emoção, transcende fronteiras e conquista público de todas as idades e origens”.

Perpétua Dantas (Avante) também celebrou a homenagem a João do Pife e aproveitou para falar de um Projeto de Lei que está apresentando sobre a valorização da cultura do pífano. O PL determina que a abertura do São João urbano, realizado anualmente no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, seja aberto com a apresentação da Orquestra de Pífanos de Caruaru e do maestro Mozart Vieira, como forma de resguardar juridicamente as raízes juninas do município.

Bairro Xique-xique

O vereador Nelson Diniz (PSDB) relembrou seu trabalho em prol do bairro Xique-Xique, destacando as indicações realizadas a favor da realização de obras e do abastecimento de água na localidade.

Infraestrutura no Maurício de Nassau

Na sessão, Leonardo Chaves (PSDB) falou sobre um transtorno causado pelas fortes chuvas no final da Avenida Dom Bosco, bairro Maurício de Nassau. “Não adianta consertar com tubos, porque são insuficientes”, expressou o vereador, defendendo que é necessária a construção de uma ponte no local, para evitar passagens molhadas.  O vereador pediu ao prefeito Rodrigo Pinheiro e ao secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Andrews Melo, a resolução da demanda.

Acompanhe as atividades da Casa pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.