Presidente da AMTTC compareceu à Sessão Virtual desta terça-feira (25)

por liviafportela — publicado 26/05/2021 08h15, última modificação 26/05/2021 08h53
Colaboradores: Dyego Mendes
Presidente da AMTTC compareceu à Sessão Virtual desta terça-feira (25)

Divulgação: Prefeitura de Caruaru

A sessão desta terça-feira (25) contou com a presença do presidente da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Caruaru (AMTTC), Diogo Bezerra. 

Além do presidente, participaram da plenária virtual, as vereadoras e vereadores da Casa que trouxeram questões relacionadas ao trânsito da cidade; à regulamentação dos motoristas de aplicativo; à falta de sinalização em pontos específicos da cidade; e à impossibilidade de parada para embarque e desembarque de veículos individuais na rua 15 de Novembro, uma das ruas de maior fluxo de carros e pessoas na cidade e onde se localiza a sede da Casa. 

Quem presidiu a sessão foi a parlamentar Aline Nascimento (CIDA), visto que o presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), testou positivo para Covid-19 e se encontra afastado. Foram votadas durante a tarde 53 proposituras da ordem do dia. 

Bezerra apresentou os estudos que viabilizam a mobilidade urbana de Caruaru e afirmou que tem trabalhado bastante, mas que a pandemia tem efeito na prática dos projetos, pois os processos levam mais tempo para aprovação e execução. 

Além disso, o presidente ressaltou que o trabalho da gestão prioriza a população que utiliza o transporte público e pensa em uma cidade com menos carros, já que estes, são grandes causadores da poluição na cidade. Diogo também afirmou que os estudos são baseados em dados e estatísticas e ainda apresentou o livro Cidade para Pessoas, do arquiteto dinamarquês Jan Gehl. De acordo com o gestor, o livro traz soluções que reduzem a crise ambiental e de saúde que enfrentamos por causa dos gases poluentes. 

Sobre a utilização de lombadas em pontos da cidade, principalmente em locais que abrigam escolas no entorno e vias com maior fluxo de carros, o gestor disse que tem sido feito estudos sobre a possibilidade de se colocar lombadas, redutores de velocidade e sinalização, mas que não é tão simples, pois existem várias implicações no estabelecimento de tais medidas. 

Segundo Bezerra, é preciso levar em conta a inclinação das vias na instalação de lombadas, pois o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) proíbe a construção aleatória, é necessário um estudo técnico para tal. “A lombada nem sempre é a resposta", reiterou. 

Com relação à regulamentação dos motoristas de aplicativo e dos pontos de parada para embarque e desembarque. O gestor afirmou que as medidas já estão sendo encaminhadas e que em breve os pontos serão estabelecidos. 

Sobre as paradas de embarque e desembarque de veículos individuais na rua 15 de Novembro, Diogo apresentou um vídeo de estudo de fluxo que demonstra o congestionamento causado por paradas indevidas na rua citada e nas vias que chegam nela, como a Djalma Dutra e a Duque de Caxias. Mas afirmou que estão sendo estudadas novas possibilidades. 

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