Projetos de lei entram em segunda discussão na Câmara

por Victor Vargas — publicado 16/10/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45

Na reunião pública ordinária desta quinta-feira (16), a pauta prevê a segunda discussão de oito projetos de lei, entre eles dois de autoria do Poder Executivo, que sugere, em um deles, a criação da Semana Municipal do Rock. A Comissão de Legislação e Redação de Leis da Câmara também apresenta um projeto de lei para estabelecer os limites da Avenida Dom Bosco. Dois dos PLs são do vereador Marcelo Gomes (PSB), que solicita declaração de utilidade pública do Gerpe – Grupo Especializado de Reabilitação de Pernambuco e da Unecar – Unidade Especializada de Caruaru, ambas entidades que prestam atendimento a portadores de necessidades especiais.

O presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves (PSD), também é autor de dois projetos de lei, um dispondo sobre a inclusão da lei e do seu autor nas placas indicativas e o outro sobre a divulgação do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes – DISQUE 100 em estabelecimentos públicos e privados em todo o município.

O oitavo PL a ser apreciado na reunião desta noite é o do vereador Eduardo Cantarelli (SDD), estabelecendo a obrigatoriedade de manutenção das caixas d’água limpas e tampadas nos estabelecimentos comerciais, industriais e prédios residenciais de Caruaru.

A súmula com a Ordem do Dia relaciona ainda 29 requerimentos e duas indicações. Dos requerimentos, 12 estão sendo reiterados, como os do vereador Eduardo Cantarelli, que solicita novamente faixa elevada para pedestres na Avenida Caruaru, Boa Vista I, saneamento e calçamento na Rua Americano Freire, Salgado, e ciclovias móveis nas principais avenidas de Caruaru. Outro requerimento que está sendo reiterado é do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), que solicita a conclusão das obras da quadra coberta da Escola Municipal Laura Florêncio, no Salgado. Romildo Oscar, do PTN, também reapresenta requerimento reivindicando uma Unidade de Saúde da Família no Bairro Santa Rosa.

Entre os demais requerimentos, destaque para as reivindicações de melhorias na infraestrutura apresentadas pelo vereador Heleno do Inocoop (PRTB). O parlamentar solicita reposição do asfalto nas ruas Djalma Dutra, 15 de Novembro, 7 de Setembro e Alberto Guilherme Sobrinho, no centro da cidade, e na Avenida Maria de Souza Monteiro Lopes, no Bairro Deputado José Antônio Liberato, além do calçamento da Rua Princesa Isabel, no Indianópolis.

O vereadorEdmilson do Salgado (PCdoB) intervém em benefício do São João da Escócia e do Salgado. Para o primeiro bairro, o edil solicita colocação de asfalto nas ruas Santina Queiroz de Albuquerque e Maria Helena Gonzaga. Para o Salgado, as ruas contempladas são a Santa Luzia e a Rodopiano Florêncio.

O vereador Lula Tôrres (PR) solicita saneamento e calçamento em ruas da Vila Peladas, na zona rural de Caruaru. Já o vereador Edjailson da Caru Forró sugere a transferência dos Conselhos Tutelares I e II para os bairros Salgado e José Carlos de Oliveira e também defende a implantação de Unidade Básica de Saúde II no Bairro Cidade Jardim.

As duas indicações desta noite são direcionadas ao Governo do Estado. O vereador Ranilson Enfermeiro (PTB) solicita reposição do asfalto na Avenida Mestre Vitalino, no Alto do Moura, e o vereador Demóstenes Veras (PROS) reivindica providências imediatas para o funcionamento regular do serviço de ortopedia do Hospital Regional do Agreste.

A súmula com a Ordem do Dia pode ser acessada no Portal da Câmara. A reunião, que tem início às 20h, será transmitida pela webTV Casa do Povo, pelo mesmo endereço.