Reunião pública terá votação de 90 proposituras
Um projeto de resolução, oitenta e cinco requerimentos e quatro indicações estão na pauta de votação da reunião pública ordinária que a Câmara Municipal de Caruaru realiza às 20h desta quinta-feira (16). O projeto de resolução é de autoria do vereador Leonardo Chaves (PDT), que solicita mudança na redação do Artigo 156 da Resolução nº 554/2010 (Regimento da Câmara), que estabelece que os requerimentos apresentados numa reunião sejam incluídos na pauta da Ordem do Dia da reunião em que forem apresentados.
Os requerimentos, em sua maior parte, concentram-se em ações de urbanização. Entre os destaques as proposituras do vereador Lula Tôrres (PDT), presidente da Câmara, que solicita revisão da Lei Orgânica Municipal (promulgada em 1990); reforma e ampliação da Escola Municipal Landelino Rocha, na Vila Peladas; terraplanagem e asfalto na estrada da Vila Peladas; policiamento no Parque São Francisco e melhoria no sistema de abastecimento de água na Vila Peladas.
Por sua vez, o vereador Pierson Leite (PSD) pede instalação de núcleo de apoio à saúde familiar na USF do Bairro Deputado José Antônio Liberato e construção de praças no Bairro Deputado José Antônio Liberato, enquanto que o vereador Leonardo Chaves (PDT) quer construção de escola de ensino fundamental no Bairro Deputado José Antônio Liberato.
O vereador Tafarel (PRP) apresenta requerimentos para construção de quadra poliesportiva na Praça Professor Heleno Tôrres, Bairro Universitário; e de creche no Bairro Petrópolis; além de saneamento e calçamento de várias ruas no Loteamento Severino Afonso; já o vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB) pede recuperação do asfalto de várias artérias e travessas do Bairro Alto da Balança e construção de praças nos bairros Cidade Jardim, Salgado e Rendeiras.
A saúde é o foco do vereador Pb. Andrey Gouveia (PRP), que pede construção de Unidade de Saúde da Família no Residencial Lagoa de Pedra, Bairro Nina Liberato. Por sua vez, o vereador Ricardo Liberato (PDT) solicita implantação do Projeto Algaroba; complemento da pavimentação das estradas entre o Sítio Serrote dos Bois, Vila Baraúna e Sítio Marimbondo e construção de centro municipal de educação infantil em Serrote dos Bois.
A zona rural também é o foco de requerimentos do vereador Fagner Fernandes (PTdoB), que reivindica pavimentação das estradas vicinais de Lajedo do Cedro, de Terra Vermelha e do Sítio Juá, além da realização de audiência pública para discutir a preservação da reserva ambiental do Parque Ecológico Vasconcelos Sobrinho.
Ainda em destaque os requerimentos do vereador Bruno Lambreta (PDT) para reforma do CAIC, construção de creche e de banheiros fixos na feira livre, ambas no Bairro Boa Vista II, enquanto que a vereadora Zezé Parteira (PV) pede reforma da passagem molhada de acesso ao açude de Taquara, no Sítio Barra de Taquara.
Por sua vez, o vereador Edmilson do Salgado (PCdoB) reivindica calçamento das ruas Pedro Eustáquio Vieira, General Estilac Leal, General Americano Freire, Presidente Sarmiento e Deputado Tôrres Galvão (todas no Salgado) e o vereador Duda do Vassoural (PRTB) sugere a realização de evento anual para valorização de novos talentos artísticos e esportivos.
A súmula com a Ordem do Dia traz ainda as proposituras do vereador Ranilson Enfermeiro (PDT) para construção de UPA no Residencial Lagoa de Pedra, Bairro Nina Liberato; do vereador Daniel Finizola (PT) para policiamento, limpeza pública, iluminação e revitalização da Rua Silvino Macedo e realização de audiência pública para discutir a violência contra as mulheres; e do vereador Alberes Lopes (PRP) para saneamento e calçamento de várias ruas do Bairro Luiz Gonzaga; construção de creche no Loteamento Fernando Lyra, também no Luiz Gonzaga; e constituição da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Feiras.
Também em votação os requerimentos do vereador Sérgio Siqueira (PRP) para implantação de centro de informação turística na Avenida Rio Branco; placas indicativas com o nome e a distância nos acessos aos quatro distritos do município; reforma no açougue público do Parque 18 de Maio; e melhoria do sinal do serviço de telefonia móvel na Vila do Rafael.
O vereador Ítalo Henrique (PSD), por sua vez, apresenta requerimento solicitando complemento do calçamento de várias ruas do Bairro São João da Escócia, enquanto que o vereador Marcelo Gomes (PSB) solicita asfalto da estrada de acesso à localidade de Pau Santo e realização de audiência pública para discussão do projeto de saneamento da Bacia do Rio Ipojuca. Por sua vez, o vereador Heleno Oscar (PEN) defende a construção de creche e de escola de tempo integral no Loteamento Encanto da Serra e de Parque Municipal na Avenida Luiz Gonzaga.
Por fim, dentre os destaques da pauta de votação, as indicações dos vereadores Pierson Leite e Edjailson da Caru Forró, todas direcionadas ao governo do Estado. Pierson solicita construção de escola de referência no Bairro Deputado José Antonio Liberato e Edjailson, regularização do abastecimento do sistema adutor do Rio Pirangi para a Barragem do Prata e distribuição quinzenal de água aos quatro distritos do município.
A súmula com todas as proposituras em votação esta noite está no Portal da Câmara.
Guanabara Comunicação/AscomCâmara
Foto: Victor Vargas/AscomCâmara