Saúde e gestão pública de Caruaru foi prioridade nos assuntos debatidos pelo Parlamento
Nesta quinta-feira (27), a Casa Legislativa de Caruaru repercutiu futebol na zona rural, trabalho comunitário, saúde e gestão pública, na oitava Sessão Ordinária do ano. Na reunião, a vereadora Mery da Saúde (PSDB) foi elogiada pelos colegas parlamentares por sua atuação na área da saúde, durante a votação de um projeto seu que solicita a declaração do Instituto Santa Augusta de Saúde Popular como utilidade pública.
Saúde e dignidade humana
O vereador Anderson Correia (PP) contou uma experiência que vivenciou ao encontrar um animal em situação de vulnerabilidade enquanto se dirigia à comunidade de Gonçalves Ferreira. “Quando a gente para e tenta procurar esse animal, a gente não acha. Mas, achamos o pai de uma criança que estava pedindo ajuda para o seu filho”, disse Anderson, definindo a situação como uma conexão entre vidas humanas e de animais não humanos.
Ele explicou que, junto a sua equipe, uma mobilização foi feita, e a criança, que esperava há 2 anos por um atendimento ao neurologista, foi atendida. A criança foi diagnosticada com câncer, de acordo com Anderson. No final, o vereador expressou: “Com certeza Jesus guiou, naquele dia, para que a gente visse aquele animal e posteriormente tivesse a oportunidade de ajudar aquele pai e aquela criança”.
Transtorno do Espectro Autista
O professor Jorge Quintino (PODE) fez duas propostas de melhoria para as crianças com TEA e seus cuidadores: a criação de ambientes sensoriais adequados para o desenvolvimento das crianças e a capacitação dos servidores municipais para oferecer um atendimento de qualidade.
Futebol na zona rural
Na tribuna, o vereador Raminho Xavier (PSD) solicitou um torneio de futebol para a zona rural de Caruaru. Ele explicou que a iniciativa esportiva existia nas comunidades e precisa voltar, atingindo os Quatro Distritos de Caruaru. “Fazer com que essa cultura permaneça no campo”, expressou Raminho. O pedido foi feito através de requerimento e nele consta toda a dinâmica, de como e onde funcionaria o Torneio Rural.
Gestão Pública
Cabo Cardoso (Avante) comentou a recente notícia sobre Caruaru, que recebeu a certificação “What Works Cities”, da Bloomberg Philanthropies, que classifica o município como uma das melhores cidades do mundo para se viver.
“Uma capacidade mostrada através de estatísticas”, defendeu Cabo, ressaltando que estamos entre as 9 cidades escolhidas na América Latina e entre as 21 do mundo. Além disso, enfatizou o trabalho positivo desenvolvido pelos Poderes Executivo e Legislativo da cidade.
Renato Lyra (PP) também repercutiu o assunto, destacando a relevância da avaliação ser feita a nível mundial, por um órgão internacional.
O vereador Gil Bobinho (PSB) também falou sobre gestão pública, mas tratou da administração estadual. Ele mencionou alguns índices de rejeição e apoio aos possíveis candidatos que disputarão o governo nas próximas eleições, demonstrando que está atento ao cenário político local.
Feira da Sulanca
O vereador Sílvio Nascimento (PL), integrante da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Casa, disse que está sendo realizado um censo de mapeamento dos acontecimentos relacionados à Feira da Sulanca pela prefeitura, a fim de entender melhor as necessidades que o polo exige.
120 anos do Rotary Clube Internacional
Renato Lyra dedicou sua fala, na tribuna, para celebrar os 120 anos do Rotary Clube Internacional. “Iniciativa humanitária com incentivo a valores como liderança, ética e solidariedade”, frisou o vereador. O Rotary é uma rede que reúne líderes comunitários a fim de ampliar as condições de vida das pessoas, em todo o mundo.