Secretário de educação comparece à Sessão Plenária Virtual da última quinta-feira (20)

por liviafportela — publicado 22/05/2021 10h00, última modificação 24/05/2021 08h56
Colaboradores: Dyego Mendes

Foto: Arquivo Pessoal Derocy

O secretário de educação de Caruaru, João Paulo Derocy, compareceu à Sessão Plenária Virtual da quinta-feira (20) atendendo requerimento do vereador Cabo Cardoso (PP).

Estando no cargo há pouco tempo, o gestor apresentou-se e trouxe dados relacionados ao tema. Também respondeu questões relacionadas à pasta. Dúvidas como o cartão alimentação dos estudantes, a situação dos professores e servidores das escolas municipais, o estado das escolas e a volta às aulas presenciais, foram temas discutidos na sessão.

Além disso, foram votadas 55 proposituras e os parlamentares também discutiram o veto do Executivo ao Projeto de Lei de nª 8813/2021, do vereador Mano do Som (DEM).

Sobre o Cartão Alimentação, João Paulo respondeu que o assunto envolve outra pasta, a da Administração, mas adiantou que não haverá o retroativo dos últimos meses. O secretário também falou de futuras seleções de novos servidores e gestores competentes e preparados para as novas dinâmicas de sala de aula.

Com relação à requalificação das escolas, Derocy afirmou que a pasta está empenhada na tarefa, mas que com a pandemia os processos de licitação se tornam mais demorados.

Além disso, explicou o planejamento da volta às aulas presenciais. De acordo com secretário, o ensino híbrido é possibilidade atual, no qual será feito o rodízio de alunos, estes últimos estarão em sala, ora presencialmente, ora remotamente, para que as medidas de segurança se tornem mais eficazes. Ainda não há previsão de reabertura das escolas.

João ainda ressaltou que a pasta tem trabalhado e continuará trabalhando em conjunto com os profissionais de saúde, pois é a partir dos dados de monitoramento da Covid-19 que eles têm estudado a possibilidade de reabertura. Questionado sobre os direitos laborais dos trabalhadores da educação no município, o gestor respondeu que são de competência da secretaria de administração.

O PL de nº 8813/2021, do vereador Mano do Som (DEM), foi vetado pelo Executivo e o veto foi aprovado pelos parlamentares da Casa. Foram 15 votos favoráveis e 7 contra. O projeto vetado tornava obrigatória a instalação de câmeras de monitoramento e segurança nas escolas do município. O vereador Fagner Fernandes (PDT) votou contra a suspensão e afirmou que irá seguir com o PL na Casa.

Siga acompanhando as atividades da Câmara, que também são transmitidas pelo canal 22.2 da sua televisão e pelo Facebook. Para mais informações sobre, acesse http://sapl.caruaru.pe.leg.br/

registrado em: ,