Sessão com aprovação de proposituras, homenagens e críticas

por Victor Vargas — publicado 21/10/2015 00h00, última modificação 11/10/2024 08h25
A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na noite desta terça feira (20), a sua 58ª reunião da 3ª...

A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na noite desta terça feira (20), a sua 58ª reunião da 3ª sessão legislativa ordinária. Com a presença de poucas pessoas nas galerias, os  vereadores analisaram 31 proposituras – 25 requerimentos e 6 indicações. A maior parte dos requerimentos referia-se a obras e ações de melhoramento urbano, como obras de saneamento e calçamento no Loteamento Moura Brasil (vereador Edjailson da Caru Forró, do PTdoB); implantação de faixa elevada de pedestres na Avenida Vera Cruz, defronte do Bonanza do São Francisco e colocação de câmeras de monitoramento na Avenida Vera Cruz, Rua João Barreto, Avenida Paralela, Rua Leão Dourado e Rua Radialista César Vieira, também no São Francisco (vereador Lula Tôrres, do PR); e implantação de projeto de ação social nos loteamentos Viva Feliz, Manoel Rabelo e São José I, nas Rendeiras, propositura do vereador Heleno do Inocoop, do PRTB.

Homenagem – Também foram aprovados, por unanimidade, votos de aplauso a duas classes profissionais pela passagem do seu dia: os professores (15/10) e os comerciários (19/10). A autoria da homenagem aos professores foi do vereador Alecrim (PSD) e a homenagem aos comerciários foi do vereador Carlos Santos (PRB). O vereador Edmilson do Salgado (PCdoB) também apresentou um voto de aplauso ao Sindicato dos Professores do Estado de Pernambuco, que está comemorando 70 anos de fundação, e o líder da situação, o vereador Jaelcio Tenório (PRB), fez uma homenagem na tribuna aos médicos, que comemoraram seu dia em 18 de outubro.

Críticas – O líder da governo aproveitou para parabenizar o prefeito José Queiroz por estar conseguindo manter a folha de pagamento dos servidores em dia, discurso que foi recebido com ironia pelo líder da oposição, o vereador Antônio Carlos (DEM). “É engraçado, né? A folha de pagamento dos servidores municipais está em dias, agora as obras inacabadas é o que pesa. O governo cria expectativas e não termina a execução das obras. De acordo com o levantamento que fizemos, são obras inacabadas que a população de Caruaru, nos diferentes bairros da cidade, vem sofrendo com o descaso total”, pontuou o líder democrata, que cobrou ainda da Secretaria de Educação do município “uma explicação para a falta de merenda há cerca de 15 dias nas escolas do 4º Distrito”.

As obras inacabadas também foram mote do discurso do vereador Gilberto de Dora (PSB), que disse que esteve, junto com outros vereadores, em diversos pontos de Caruaru e o que pôde ver foi “o descaso total com a população”, fazendo referência direta a obras “de grande porte” localizadas no bairros Santa Rosa e Vila Kennedy. “ Nós pagamos o IPTU mais caro do Brasil, ele aumentou de 300 a 400 % do ano passado pra esse, ainda tem o dinheiro da Feira da Sulanca, que é arrecadado toda semana, e o dinheiro público municipal sendo jogado no lixo”, criticou o socialista, que anunciou ainda a saída da base do governo para tornar-se vice-líder da oposição. “A minha saída do atual grupo do prefeito de Caruaru, José Queiroz, foi uma decisão própria dele, no momento em que  os nossos contatos tinham se encerrado e eu tomei alguma posição em relação ao projeto de lei aprovado aqui na Casa da transferência da Feira da Sulanca. Na verdade, nunca fui contra [o projeto] e sim [contra] a forma com que o projeto foi apresentado e isso aborreceu o prefeito, se tornando inimigo de Gilberto de Dora politicamente”, justificou o  vereador.

Ainda falando da feira, o vereador Rodrigues da Ceaca (PRTB) parabenizou a prefeitura pela organização da feira, enquanto que o vereador Duda do Vassoural (DEM), lembrando do papel fiscalizador do vereador, convidou os parlamentares para formarem uma comissão de vereadores para visitar a feira e ver a atual situação dos feirantes. “O horário da feira e as cancelas, que estão sendo abertas tarde, estão prejudicando os feirantes. O papel do vereador é fiscalizar aquilo que anda de errado e a situação dos feirantes não está boa”, disse Duda.

Já o presidente da Casa, vereador Leonardo Chaves (PSD), usou a tribuna para fazer críticas à Compesa, pela falta de água e de comprometimento do órgão com o público, e à presidente Dilma Rousseff, que, segundo ele, “quebrou o país, quebrou os municípios”.

A próxima reunião pública da Câmara foi convocada para esta quinta-feira (22), às 20h.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara
Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara
registrado em: