Sexta-feira com reunião pública, eleição de mesa e homenagens na Câmara

por Victor Vargas — publicado 19/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46

Esta sexta-feira (19) começou movimentada na Câmara Municipal de Caruaru. Logo pela manhã, foi realizada a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2015-2016. A eleição foi tranquila, apesar de bastante polarizada entre as chapas encabeçadas pelo atual presidente Leonardo Chaves (PSD) e pelo 1º secretário da Casa, vereador Gilberto de Dora (PSB).

Com 11 votos contra 10 (abstenção apenas do vereador Joel da Gráfica, do DEM, que se encontra hospitalizado, e um voto para o vereador Eduardo Cantarelli, do SDD) o presidente Leonardo Chaves será reconduzido ao cargo no dia 1º de janeiro. A nova Mesa Diretora é formada ainda pelo 1º secretário Sivaldo Oliveira (PP), eleito com 12 votos (contra 10 do vereador Edjailson da Caru Forró, do PTdoB), e o 2º secretário Ranilson Enfermeiro (PTB), eleito com 14 votos (contra 8 do vereador Louro do Juá, do SDD).

Foram eleitos ainda o 1º e o 2º vice-presidentes, respectivamente o vereador Lula Tôrres (PR) e Cecílio Pedro (PTB), além do 3º e 4º secretários, respectivamente os vereadores Eduardo Cantarelli (SDD) e Edmilson do Salgado (PCdoB).

Projetos – Após a eleição, os parlamentares voltaram ao plenário para a 71ª reunião pública ordinária da 2ª sessão legislativa desta 16ª legislatura. Foram votados cinco projetos de lei, todos de autoria do Poder Executivo, como o que institui o Programa Caruaru Saudável, aprovado em 2ª discussão. Também foram aprovados, em 2ª discussão, o PL nº 6.892/2014, que reestrutura o Conselho Tutelar, e o PL nº 6.893/2014, que reajusta o vencimento dos servidores públicos efetivos ocupantes de cargos de nível superior da Administração Direta do município.

O plenário aprovou também os projetos de lei nº 6.858/2014, que desafeta (dá outra destinação a bem público) e autoriza doação de terreno público, e nº 6.859/2014, que desafeta e autoriza doação de área de imóvel do patrimônio público municipal para a CICOPAL – Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios e Higiene Pessoal Ltda.

Homenagens – Mais tarde, às 20h, os vereadores voltam a se reunir, dessa vez em sessão solene para conceder homenagens a dois secretários de Agricultura, o do Estado, José Aldo dos Santos, e o de Caruaru, Anselmo Alves Pereira. O autor da propositura é o vereador Gilberto de Dora. O secretário José Aldo, natural da cidade de Altinho, vai receber o Título de Cidadão de Caruaru. Já o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Anselmo Pereira, vai receber a Medalha de Honra ao Mérito Padre Aguiar em reconhecimento aos serviços prestados nas áreas da agricultura e desenvolvimento rural.

A sessão solene será o último compromisso do plenário, fechando a sessão legislativa da Casa Jornalista José Carlos Florêncio. O recesso parlamentar se inicia no próximo dia 20 de dezembro e vai até o dia 02 de fevereiro. O expediente na Casa Legislativa, no entanto, permanece inalterado, de segunda a sexta, das 7h às 13h.

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara