Solene marca homenagem aos 90 anos do Coronel Ludugero

por Núcleo de Comunicação — publicado 10/10/2019 22h40, última modificação 01/11/2019 12h24
O compositor Onildo Almeida fez uso da palavra e falou sobre a satisfação que sente em prestigiar um momento como este e sobre sua relação com Ludugero.
Solene marca homenagem aos 90 anos do Coronel Ludugero

Fotos: Vladimir Barreto

Dentro da Sessão Ordinária desta quinta-feira (10) houve um momento dedicado a uma homenagem ao Coronel Ludugero que fez sucesso no rádio nos anos 60.

A solenidade foi uma propositura de autoria do vereador e presidente da casa, Lula Tôrres (PSDB) e é uma alusão aos 90 anos do personagem, interpretado pelo Caruaruense Luiz Jacinto, que morreu em um acidente de avião em 1970.

O propositor, Lula Tôrres, foi saudosista ao voltar 50 anos no tempo e falar sobre raízes, infância e de como ficou marcado pela última lembrança que tem de Ludugero. “Eu estava com minha Tia, que morava no Alto do Moura e minha mãe, quando passou um fusquinha vermelho, dentro estava Luiz. Ele brincou com minha mãe, de quem era amigo, perguntou sobre meu pai e disse que quando tivesse um tempinho iria passar na nossa casa para tomar um cafezinho. Disse ainda que ia viajar e foi nessa viagem que infelizmente aconteceu o acidente”, lembrou o vereador.
Lula ressaltou também que apesar do pouco tempo na mídia, o Coronel Ludugero levou o nome de Caruaru com uma força que é lembrada até hoje.

O poeta Nelson Lima, aproveitou o espaço para apresentar uma breve biografia sobre o artista em forma de poesia. Um documentário que fala sobre a vida de Luiz Jacinto foi exibido e mostrou um pouco da vida e de como as pessoas ao redor receberam as notícias sobre sua morte.

O compositor Onildo Almeida também fez uso da palavra e falou sobre a satisfação que sente em prestigiar um momento como este e sobre sua relação com Ludugero. “Na minha opinião e na opinião de muita gente, ele chegou a ser o maior humorista do Brasil. Existem outros grandes, porém o humor de Ludugero era sobre situações engraçadas, revividas daqui da nossa região. Da matutagem, da simplicidade, baseado na ignorância da realidade, ele transformava tudo isso com a graça e o jeito dele.”

Quem encerrou a Sessão foi o irmão do Coronel Ludugero, Luciano Jacinto. Com a medalha de honra ao mérito Álvaro Lins no peito, ele agradeceu a homenagem prestada ao irmão. “Estou aqui em nome da minha família, da minha cunhada , que está sabendo dessa homenagem do Rio de Janeiro. E também todos que já se foram e estão com o Luiz, com certeza. O que eu tenho a dizer sobre Luiz é a simplicidade e a humildade que ele tinha. Ele não esquecia do povo de Caruaru e é por isso que eu queria agradecer ao vereador Lula Tôrres, com o apoio de todo pessoal da casa, que me deixam emocionado e sensibilizado. E dizer que por ele [Luiz] amar Caruaru ele a divulgou com sua arte, simplicidade e humildade”, disse.

A Sessão Solene pode ser acompanhada na íntegra no Facebook da Casa: Poder Legislativo de Caruaru.