Tribuna: confira as pautas debatidas na ordinária desta quinta-feira (19)

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 19/09/2019 17h45, última modificação 24/09/2019 13h43
Durante a reunião, 42 pautas que foram votadas na Ordem do dia
Tribuna: confira as pautas debatidas na ordinária desta quinta-feira (19)

Foto: Vladmir Barreto

A Sessão Ordinária desta quinta-feira, 19 de setembro, foi marcada por destaques na tribuna referentes às obras realizadas pelo Poder Executivo na cidade de Caruaru, além de 42 pautas que foram votadas na Ordem do dia.

Obras realizadas na Rua 15 de Novembro

O vereador Daniel Lula Finizola (PT), líder da oposição, comentou sobre a decisão da prefeitura de realocar os taxistas do ponto onde trabalhavam há 40 anos. Para o petista essa decisão vai prejudicar os trabalhadores que já sofrem com a concorrência promovida pelos aplicativos de transporte de passageiros. Além disso, mencionou as obras que vêm sendo realizadas na rua 15 de Novembro. “Todos os taxistas afirmam que não é um lugar interessante e de fato não é um local que é viável economicamente. É preocupante a forma como a prefeitura tem construído esse processo de requalificação da rua 15 de novembro. Essa obra com a lentidão que tem sido feita tem prejudicado as atividades econômicas e comerciais aqui do centro da cidade”, disse ele.

O vereador Duda do Vassoural também falou sobre a mudança do local dos taxistas e sugeriu uma reavaliação do projeto para que, segundo ele, não haja prejuízo para a categoria. “Eu quero falar também sobre os taxistas, eles estão muito insatisfeitos com o que foi proposto para eles naquele projeto. Eu acredito, que o que vale é o Poder Executivo, junto com os secretários e com os arquitetos da prefeitura, rever esse projeto e ver se tem possibilidade daqueles taxistas que trabalham ali há mais de 40 anos continuar no mesmo local, para que eles possam também ganhar o dinheiro deles", afirmou Duda.

Já o vereador Bruno Lambreta (PDT), líder do governo, também falou sobre a requalificação que está sendo realizada na rua 15 de Novembro, defendendo que as obras estão dentro do cronograma e que o governo está de portas abertas para esclarecer qualquer dúvida que o povo e os vereadores possam ter. “Eu busco sempre trazer respostas mais claras, não suposições, mas informações concretas. Levei as questões sobre os questionamentos da rua 15 de novembro para Diego Bezerra, que hoje é secretário de planejamento, e tem tudo a ver com qualquer obra que aconteça no município. Ele me disse que todo cronograma de obra que está acontecendo e que tiveram o cuidado de discutir com as entidades empresariais da cidade, como CDL, ACIC, SINDLOJA”, esclareceu.

O líder do governo ainda pontuou sobre o horário em que as obras estão sendo feitas. “Essa primeira etapa foi licitada e está sendo concluída. Ficou definido que as obras serão realizadas apenas a noite. Não terá mais fluxo de obra durante o dia na rua 15 de Novembro, para evitar o máximo de transtornos possíveis. O cronograma está seguindo. É válido lembrar que as chuvas comprometeram o ritmo das obras", encerrou.

Benefícios para comunidade

Conserto de bomba e entrega de um novo campo na comunidade de Riacho Doce foram as pautas do vereador Tafarel (PATRI). Ele agradeceu o empenho do Secretário de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, Bruno França. “O secretário Bruno França não mediu esforços para mandar as máquinas para lá, para a gente fazer o campo e também autorizou a compra de uma nova bomba para o chafariz, já que a antiga não tem mais conserto. Ele está de parabéns!”, reconheceu o vereador.

Toda a reunião pode ser assistida através do Facebook do Poder Legislativo de Caruaru.