Tribuna: Confira os destaques da sessão desta terça-feira (05)

por Núcleo de Comunicação — publicado 05/11/2019 19h35, última modificação 02/12/2019 10h56
Tribuna: Confira os destaques da sessão desta terça-feira (05)

Fotos: Vladimir Barreto

A tarde desta terça-feira, 05 de novembro, foi de muito debate na Câmara Municipal de Caruaru. A 69ª Ordinária foi realizada, tendo ao todo 30 proposituras colocadas em pauta.

Confira os destaques da reunião:

Excesso de aplicações de multas:

O vereadores Sérgio Siqueira (Avante) e Daniel Lula Finizola (PT) foi até a tribuna e falou sobre a política utilizada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Destra) em relação ao excesso de aplicações de multas. De acordo com os edis, esse assunto já tinha sido abordado e denunciado anteriormente sobre a indústria de multas que estaria acontecendo no município de Caruaru. “Além de ser um crime contra o povo de Caruaru, também é um crime diante do próprio ordenamento brasileiro. No mínimo o gestor da Destra deveria vir aqui na Casa para nos dar explicação”, disse o Avante.

Sérgio mostrou diante do telão fotos a sede da Destra onde os trabalhadores do órgão utilizam, enfatizando a desorganização e péssimas condições do local, pedindo uma abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para resolver os atuais problemas desse caso.

Por fim, o vereador Lula Tôrres (PSDB) pediu uma reunião do jurídico da Casa para chamar os interessados nessa questão para averiguar e dar uma resposta imediata para a sociedade de Caruaru sobre os assuntos abordados.

Município ecológico:

O projeto de Lei de N° 8050/2019 de autoria do vereador Tafarel (Patriota) onde discute o descarte dos medicamentos que estejam em desuso ou vencidos, suas embalagens e materiais afins e similares para reutilização foi bastante elogiada pelos vereadores presentes.

A lei foi aprovada por unanimidade, ela estabelece que os estabelecimentos prestem serviço de saúde e os que comercializam ou fornecem medicamentos, situados neste município, deverão manter postos de coleta para recebimento do descarte de medicamentos que estejam vencidos ou impróprios.

O vereador Marcelo Gomes (PSB) também foi até a tribuna para enfatizar a proibição de fornecimento de canudos confeccionados em material plástico. No lugar dos canudos de plástico deverão ser fornecidos canudos em papel reciclável, material comestível, ou biodegradável, embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados feitos do mesmo material. O edil pedi a compreensão e força do Executivo em torno desse assunto.

Comércio na Praça:

O petista Daniel Lula Finizola (PT) falou sobre reclamação dos ambulantes em relação ao Projeto “Comércio na Praça”. O petista falou do investimento de R$1.300,000 onde muitos comerciantes não estão felizes com o novo local e acreditam que perderam muita movimentação das vendas com a saída das principais ruas do centro da cidade. De acordo com Daniel, a economia da cidade vai cair bastante com esse projeto que teve a inauguração no dia 1° de novembro.

As Sessões Ordinárias podem ser acompanhadas pela página do Facebook da Câmara: Poder Legislativo de Caruaru.

registrado em: ,