Tribuna: destaques da 35ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Caruaru

por Leonardo Santos publicado 11/06/2019 23h36, última modificação 11/06/2019 23h36

A visita de deputados estaduais de oposição ao Hospital Regional do Agreste no início da semana foi o norte das palavras do vereador Allysson da Farmácia (Cidadania). Ele cobrou melhorias para a unidade de saúde, criticou a falta de pagamentos para funcionários terceirizados e lembrou que pediu o relatório que será elaborado pelos integrantes da comissão da Alepe para que seja dada a devida publicidade ao assunto.

Ainda Sobre o HRA, Ranílson Enfermeiro (PDT) que é funcionário do hospital disse que a situação ainda não é a ideal, mas que o panorama na maior emergência do interior do estado é bem melhor diante de cenários críticos já vividos na unidade. Essa melhora seria atribuída aos atuais gestores que também foram elogiados por Alysson da Farmácia e Heleno Oscar (PATRIOTA).

Cuidados com Fogueiras

Dentro da temática junina, Heleno lembrou os cuidados necessários que devem ser tomados por quem vai acender fogueira para não danificar o asfalto, não atingir a rede elétrica, só queimar madeira legal e principalmente a atenção que os pais ou responsáveis devem ter com as crianças por causa das queimaduras.

Gastos com Publicidade e Propaganda

Daniel Lula Finizola (PT),líder da oposição, aproveitou o momento para criticar os gastos com publicidade e propaganda por parte da prefeitura de Caruaru e citou como exemplo o pagamento para captação de imagens brutas na ordem de 540 mil reais a uma produtora de vídeo. O vereador Fagner Fernandes (Avante) cobrou que a prefeitura reconheça que mesmo com licitação os valores pagos estão acima do preço de mercado.

Bruno Lambreta do PDT, líder do governo explicou a necessidade dessa e de outras contratações e disse que qualquer desconfiança em relação a esse processo é só procurar o tribunal de contas já que tudo está disponível do portal da transparência.

Trânsito na Avenida Lourival José da Silva

Edjailson da Caru Forró do PRTB usou a tribuna mais uma vez para falar sobre a interdição de uma das vias da Avenida Lourival José da Silva por causa das obras de requalificação da Rua 15 de Novembro. Segundo o vereador, o Coronel Gilmar Oliveira, presidente da Destra, ficou de estudar a liberação do trecho já que os serviços de requalificação estão acontecendo apenas no período noturno. Duda do Vassoural do PRTB reforçou a necessidade dessa mudança por causa da queda no movimento no comércio nessa área e as complicações no trânsito. Ele sugeriu a construção de uma ponte de 5KM às margens do Rio Ipojuca para reduzir os problemas com a mobilidade nesse trecho da cidade.

O vereador Sérgio Siqueira (Avante) destacou que também está a frente dessa situação, ouvindo feirantes e comerciantes. De acordo com ele, é preciso que o desbloqueio da rua seja resolvido da melhor forma para não prejudicar o comércio local, que é aquecido durante o período junino. Ainda sobre o trânsito, Sérgio criticou a falta de sincronização nos semáforos existentes na cidade. De acordo com ele, a situação é “arcaica” e precisa de modernização para que o tráfego flua livremente.

São João de Caruaru

Rozael do Divinópolis (PRTB), Ranílson Enfermeiro (PDT),  Edjaílson da Caru Forró (PRTB) e o presidente da Casa Lula Tôrres (PSDB) elogiaram a festa esse ano em especial o São João tradicional no Alto do Moura, nas comunidades rurais e o apoio dado pela Fundação de Cultura as comidas gigantes.

Homenagem a Zé Aílton

O projeto de lei nº 8.209/2019 de autoria da prefeita Raquel Lyra que denomina de vereador José Ailton do Nascimento o galpão “E”, localizado na Central de abastecimento de Caruaru, a Ceaca, foi aprovado me primeira discussão. A segunda votação está marcada para a próxima quinta-feira, dia 13 de junho. 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.