Tribuna: Parlamentares abordam pautas importantes nesta terça-feira (08):

por Lucas Gabriel Duque — publicado 08/10/2019 15h50, última modificação 09/10/2019 10h33
Tribuna: Parlamentares abordam pautas importantes nesta terça-feira (08):

Fotos: Vladimir Barreto

A Câmara Municipal de Caruaru deu inicio na tarde desta terça-feira (8) a 61ª Sessão Ordinária, onde foram aprovadas 53 proposituras entre projetos de lei, requerimentos e indicações que entraram em votação. Durante a reunião, a Casa recebeu a visita da professora e  dos alunos da Escola Municipal Margarida Miranda.

Confira agora as principais pautas da tribuna:

Visita dos alunos da Escola Municipal Margarida Miranda:

Os alunos chegaram à Casa no começo da tarde e conheceram as dependências do local. Nos dias 24 e 25 de outubro, os alunos irão participar do projeto Câmara Mirim, uma ação educativa promovida pela Câmara dos Deputados para simular a atividade legislativa, desde a elaboração do projeto de lei até a votação em comissões da Câmara. Os alunos da rede municipal de ensino de Caruaru são os únicos do Nordeste. Durante dois dias, estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de todo o Brasil vão a Brasília para viver, na prática, a experiência de serem parlamentares, que inclui desde a elaboração dos projetos de lei até o debate nas comissões e a votação em Plenário. O falecimento do empresário João Molins foi um dos temas abordado na ocasião.

MotoFest 2019:

Na tribuna, os vereadores Edjailson da Caru Forró (PRTB) e Bruno Lambreta (PDT) falaram sobre o evento que será realizado pela Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo (FCTC), entre os dias 10, 11 e 12 de outubro, o “MotoFest 2019. Os edis enfatizaram a importância desse evento para a tramitação de turistas pela cidade, onde terá a apresentação da banda Barrão Vermelho, que será uma das atrações.

Eleição para o Conselho Tutelar:

De acordo com o vereador Daniel Lula Finizola (PT), a eleição para o Conselho Tutelar da cidade foi uma desorganização. Ele deu ênfase para o alinhamento do conselho e dos conselheiros em relação as normas e estruturas, para que as pessoas possam fazer a defesa da criança e do adolescente com dignidade, segurança e organização. “Precisamos de uma estrutura boa para esse lugar de tamanha importância para a cidade de Caruaru”, disse o petista.

Falecimento de João Molins:

O vereador Marcelo Gomes (PSB) falou do falecimento do empresário e publicitário João Molins, 43 anos de idade, que sofreu um infarto fulminante na tarde desta terça-feira (08) em sua própria casa. Também falou sobre a Secretária de Educação que foi exonerada do cargo em Caruaru, que apresentou diversos problemas enquanto estava sob o comando dela, Marta Medeiros. Por meio de nota, a Prefeitura de Caruaru informou que as secretarias de Administração e Educação terão novos titulares a partir desta terça-feira (8), o novo secretário será Henrique Oliveira, que é advogado e presidente do diretório municipal do PSDB.

Sistema de barragem subterrânea:

Bruno Lambreta apresentou seu requerimento aprovado N° 1862 de 2019 para que seja implantado um sistema de barragem subterrânea nos 4 distritos do Município de Caruaru. A presente propositura mostra a necessidade do homem do campo de ter à sua disposição reservatórios de água para auxílio nas atividades de produção agrícola. As barragens subterrâneas se apresentam, assim, como uma tecnologia de inclusão, uma vez que garantem ao agricultor possiblidades de cultivo de diversas espécies, podendo promover melhorias nas condições das famílias que vivem da produção agrícola.

Morte dos animais no Cemitério Dom Bosco:

Por fim, o vereador Fagner Fernandes (Avante) subiu até a Tribuna para falar sobre o crescimento das proposituras aprovadas em relação às causas animais, relembrando sua viagem na semana passada para a cidade de São Paulo, onde participou de um evento com a ativista e apresentadora de televisão, Luisa Mell. “Isso é um grande avanço para o nosso município e para o bem estar dos nossos animais”, disse Fagner.

Fernandes também fez uma denuncia em relação as morte dos animais dentro do cemitério Dom Bosco, falando sobre esse assunto que já é discutido pela terceira vez diante da Casa. “Se tivesse políticas públicas e castração dos animais dentro do cemitério, isso não aconteceria”, enfatizou o Avante.

Toda Sessão Ordinária pode ser assistida através do Facebook do Poder Legislativo de Caruaru.

registrado em: ,