Tribuna: vereadores analisam 41 proposituras na Sessão desta terça-feira (13)

por Departamento de Comunicação Social — publicado 13/08/2019 20h40, última modificação 13/08/2019 20h44
Sustentabilidade e situação precária da Escola Técnica Estadual foram alguns pontos abordados nesta reunião.
Tribuna: vereadores analisam 41 proposituras na Sessão desta terça-feira (13)

Foto: Vladimir Barreto

Confira os principais pontos abordados na Sessão Ordinária realizada na tarde desta terça-feira, 13 de agosto, na Câmara Municipal de Caruaru. Durante a reunião, foram apresentadas 41 proposituras entre projetos de lei, requerimentos e indicações.

Sustentabilidade e empreendedorismo

No inicio do primeiro expediente foi dado espaço para a apresentação do Projeto “Paper Plant”, cuja proposta é ressignificar o uso do papel que anteriormente seria descartado na natureza, transformando em tags ou cartões que recebem sementes e posteriormente podem ser plantados. A ideia surgiu das estudantes de Assistente em Administração Lilia Tenório e Raysa Liandra, sob a orientação do professor José Marcone, do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), em Caruaru.

O convite para participar da reunião partiu do vereador Bruno Lambreta (PDT), que foi sensível à causa e reconheceu a importância de apoiar iniciativas desta natureza. As alunas acumulam prêmio recebido em uma feira de empreendedorismo em Londrina, no Paraná, e já estão de malas prontas para participarem de outro evento, sendo que em nível internacional. Serão as únicas representantes nordestinas no evento que acontece no final de agosto no Equador.

Reajuste para servidores

O Projeto de Lei de N° 8261/2019 foi destaque durante a reunião e aprovado por unanimidade. Ele trata sobre o reajuste dos vencimentos dos servidores da Câmara, sendo efetivos ativos, inativos e pensionistas abarcados pelo direito à paridade.

Com a aprovação em plenário, fica concedido reajuste salarial de 5% (cinco por cento) incidindo sobre os vencimentos básicos dos servidores do quadro de pessoal efetivo. No entanto, o projeto só passa a ter efeito após sanção da chefe do executivo municipal.

Falta de estrutura em unidade de ensino

O vereador Duda do Vassoural (PRTB) usou a tribuna para expor preocupação com as condições estruturais da Escola Técnica Estadual Ministro Fernando Lyra. Na oportunidade, o parlamentar exibiu no telão da Casa o depoimento de vários alunos e pais insatisfeitos com a atual situação do lugar.

Os presentes puderam ver através das imagens trazidas o estado da instituição de ensino, que apresenta o teto rachado, paredes caindo e péssimo acesso para as pessoas que frequentam a unidade de ensino. “Não oferece nenhuma qualidade aos alunos da nossa cidade”, disparou Duda.

Lei de Diretrizes Orçamentárias

O vereador Daniel Lula Finizola (PT) utilizou seu tempo de fala para destacar a importância da Audiência Pública que foi realizada na última segunda-feira (12). Finizola parabenizou o autor do debate, o vereador e presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, Bruno Lambreta (PDT), pela iniciativa de um assunto tão importante para a sociedade caruaruense.

Más condições de unidade de saúde do Salgado

O vereador Fagner Fernandes (Avante) demonstrou insatisfação durante seu discurso quanto à precária condição do Centro de Saúde Sinhazinha, no bairro do Salgado. O parlamentar pede mais atenção e cuidado com a população que necessita daquela unidade de saúde.

Toda Sessão Ordinária pode ser acompanhada através do Facebook da Câmara, acesse: Poder Legislativo de Caruaru (https://www.caruaru.pe.leg.br/).