Última Sessão Ordinária do ano marca a despedida do decano Leonardo Chaves no Legislativo de Caruaru

por Texto: Catiane Damas | Revisão: Risoni Santos — publicado 19/12/2024 22h55, última modificação 22/12/2024 15h19
Sessão histórica homenageia o vereador com maior número de mandatos consecutivos no Brasil, celebrando cinco décadas de dedicação à cidade.
Última Sessão Ordinária do ano marca a despedida do decano Leonardo Chaves no Legislativo de Caruaru

Crédito: Vladimir Barreto

A 78ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caruaru, realizada na noite desta quarta-feira, ficará gravada na história da cidade. Além de marcar o encerramento das atividades legislativas do ano, a reunião emocionou autoridades, familiares e o público presente ao homenagear o vereador Leonardo Chaves, que se despede após 48 anos ininterruptos de mandatos. Considerado uma lenda da política municipal, Leonardo teve seu legado reconhecido com a aprovação unânime do projeto que renomeou o plenário da Casa Legislativa para “Plenário Vereador Leonardo Chaves”.

A sessão, repleta de homenagens e discursos emocionados, contou com a presença de ex-vereadores, familiares e figuras públicas. O prefeito Rodrigo Pinheiro, visivelmente emocionado, destacou a importância da trajetória de Leonardo, mencionando: “Sei o quanto custa a vida pública. Leonardo deixa não apenas um legado político, mas um exemplo para as próximas gerações. Hoje é um dia inesquecível para Caruaru.”

Em momento carregado de significado, o plenário foi oficialmente renomeado em sua homenagem, e uma placa comemorativa foi descerrada sob efusivos aplausos.

Legado Incomparável

Leonardo Chaves iniciou sua trajetória política em 1976 e foi eleito vereador por 12 mandatos consecutivos, um recorde no Brasil. Em vídeo exibido durante a sessão, sua carreira foi resumida como a de um verdadeiro “servo do povo”, que participou de momentos históricos, como a criação da Lei Orgânica do Município, a mudança do local da Feira e a criação de um fundo para a construção da sede própria da Câmara.

O vereador Professor Jorge Quintino enalteceu a influência de Leonardo, afirmando: “Sua sabedoria e resiliência são lições que nos moldam como parlamentares. Sua trajetória ultrapassa barreiras e deixa marcas na história de Caruaru.” Anderson Correia complementou, relembrando com carinho a simplicidade de Leonardo, destacada por seu famoso hábito de usar tênis coloridos nas sessões: “Isso traduz a essência de quem ele é: alguém autêntico e acessível". 

Nesta mesma toada descontraída, Perpétua Dantas também exalta não só seus grandes feitos políticos como a criação da Escola do Legislativo (Escolegis) que ocorreu por sua iniciativa, mas destaca principalmente suas habilidades de dançarino e diz que ainda vai realizar o sonho de dançar um forró com o maior pé de valsa da cidade.

Depoimentos Tocantes

Os discursos seguiram uma linha emotiva e reverencial. A vereadora Aline Nascimento destacou a força e o exemplo que Leonardo deixa para a cidade, mencionando sua vitalidade e experiência como referências para todos. Já Bruno Lambreta, presidente da Casa, fez questão de ressaltar o papel de Leonardo na transformação da Câmara ao longo das décadas: “Conviver com Vossa Excelência é beber da fonte da sabedoria. Este prédio e este plenário carregam suas marcas de liderança e comprometimento”, afirmou.

O vereador Cabo Cardoso foi além e sugeriu a criação de um cargo de conselheiro honorário para que Leonardo continue contribuindo para a Casa. 

O momento mais ansiado por todos os expectadores, sem dúvida foi do pronunciamento do seu filho e vereador eleito, Hugo Chaves. Visivelmente emocionado, Hugo iniciou agradecendo a todos os vereadores e, com muita sinceridade, falou sobre a grandeza de seu pai, destacando a imensurável dedicação de Leonardo pela cidade de Caruaru. Ele resumiu a essência de seu pai em uma única palavra: "amor". Hugo falou com orgulho sobre como seu pai sempre se dedicou à política com uma paixão incansável, trabalhando para todos os cidadãos da cidade com um zelo exemplar, sempre valorizando cada voto recebido ao longo de seus mandatos.

Ele também ressaltou o quanto foi privilegiado por conviver com Leonardo, destacando sua postura como um grande homem e servidor público. Ao se referir aos colegas vereadores, Hugo expressou o carinho e respeito por todos. Para ele, essa homenagem não era apenas para seu pai, mas também para todos os que fizeram parte de sua trajetória. Ele concluiu com com voz embargada, afirmando que, embora o mandato político de seu pai tenha chegado ao fim, sua carreira e legado serão eternizados na memória da cidade e de todos que o conheceram e admiram.


Gratidão e Futuro

Em seu discurso de agradecimento, Chaves relembrou suas origens humildes, o esforço e as conquistas que marcaram sua vida: "cheguei onde cheguei graças a Deus e ao trabalho. Sempre acreditei que nada é impossível quando há dedicação e vontade de servir. Passei por muitas dificuldades, mas também fui abençoado por grandes oportunidades e amizades ao longo do caminho. Tenho orgulho de ter contribuído para esta casa legislativa e para o desenvolvimento de nossa cidade, sempre com ética e respeito à população", destacou.
E encerrou sua fala com uma citação bíblica que resume sua trajetória: “Combati o bom combate, encerrei a carreira e guardei a fé. ”Em um gesto memorável, dirigiu-se para o centro do plenário, reverenciou a mesa diretora e beijou o chão por onde transitou por 64 anos. O presidente da Casa, Bruno Lambreta, como ato reverencial a toda a história do decano que foi presidente do Legislativo por oito mandatos, entregou a presidência para que o próprio encerrasse oficialmente a reunião. Com lágrimas e aplausos, encerrou-se não apenas uma sessão, mas um capítulo memorável da política caruaruense.